21ª Sessão Ordinária - 09/04/2003
A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Sr. Presidente, Sra. Deputada, Srs. Deputados, o assunto que me traz a esta tribuna hoje já vem sendo ventilado aqui pelos colegas Parlamentares em inúmeras sessões plenárias. Quero me referir sobre a saúde pública.
Hoje venho falar sobre uma senhora que me procurou no gabinete ontem, em prantos, chorando, desesperada, porque fraturou o braço e teria que continuar o tratamento de fisioterapia. Eu até tenho aqui a data agendada, dia 27/02/2003.
Então, senhores, essa mãe trabalhadora está sem poder trabalhar; ela conta com o trabalho do SUS e tem uma filha deficiente. Inclusive, ela comentou que viu coisas horrorosas na fila do Hospital Celso Ramos: pessoas idosas, de, aproximadamente, 70 anos, dormindo numa fila de espera, aguardando para serem atendidas. Por quê? Pelo mau gerenciamento. Verba há, mas o que está acontecendo é o mau gerenciamento. E devido a isso é claro que, como o Deputado Sérgio Godinho comentou agora há pouco, a criança vai ao hospital colocar uma tala no braço e ele simplesmente não a tem.
Mas hoje vou fazer um telefonema ao Secretário da Saúde, porque ele não sabe o que está acontecendo, dizendo que as filas nos hospitais são enormes, com pessoas gritando nas filas e dormindo nos corredores esperando as possíveis soluções. Mas as soluções não acontecem.
Também tive queixa de pessoas que no final de semana precisam de atendimento. Se uma pessoa sofrer uma fratura no final de semana, ela vai ficar esperando horas, com dores horríveis, porque não tem médico. Os médicos desapareceram! Por quê? Porque há um mau gerenciamento!
Digo mais, Sr. Deputados, quando uma pessoa sofre uma fratura, precisa de um tratamento de fisioterapia. Se isso não acontecer, a pessoa ficará com seqüelas irreversíveis. E nós, que estamos vendo essas coisas, temos de ligar para o Secretário e conversar com ele, pois ele é meu amigo e não sabe do que está acontecendo.
Portanto, vou fazer um telefonema para ele e contar sobre todas as queixas que estou recebendo. Inclusive, tenho até o nome das pessoas que estão me ligando e visitando-me.
Então, gostaria de trazer isso a público, porque as pessoas não merecem sofrer dessa maneira.
Srs. Deputados, vamos falar um pouco de coisas boas também. Não podemos somente falar de coisas más, ruins. Queremos falar sobre a Comissão de Educação, da qual fazemos parte.
Participamos hoje de uma audiência pública muito bem presidida pelo Deputado Paulo Eccel, que é o Presidente dessa Comissão.Também tivemos a presença do Deputado Afrânio Boppré, que é o Presidente da Subcomissão. E hoje a nossa audiência pública reuniu muitos educadores, muitas pessoas responsáveis pela Educação. A Deputada Simone Schramm também se fez presente, pois também participa dessa Comissão. E aguardamos...
(Discurso interrompido pelo horário regimental.)
(SEM REVISÃO DA ORADORA)