Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Nilson Gonçalves

8ª Sessão Ordinária - 06/03/2003

O SR. DEPUTADO NILSON GONÇALVES - Sr. Presidente e Srs. Deputados, aproveitando a deixa do Sr. Deputado Francisco de Assis, ocupo esta tribuna para também prestar uma homenagem ao Município de Joinville.

Como bem dizia o Deputado Francisco de Assis, Joinville deu a ele muitas alegrias e a possibilidade de estar nesta Casa, representando o Norte do Estado. E não foi diferente comigo, pois tive em Joinville as maiores alegrias de minha vida e o orgulho de ser o Vereador mais votado de toda história de Santa Catarina, fazendo, na ocasião, 7.500 votos. Até hoje aqui no Estado não houve nenhum Vereador que fizesse essa votação. E essa dívida de gratidão, na verdade, tenho com o Município de Joinville.

Na minha primeira eleição para Deputado, o Município de Joinville me deu quase 25 mil votos, fazendo com que eu me tornasse o Deputado mais votado daquela região. E nessa última eleição, consegui quase 30 mil votos, também fazendo com que fosse o Deputado mais votado da região.

Somente isso já bastaria para ter com Joinville uma dívida de gratidão eterna, mas tenho muito mais. Tenho por aquele Município um sentimento, quem sabe eterno, de gratidão, não só pelos vínculos políticos que tenho hoje, mas também familiares, pois o meu pai é de lá e os meus netos, a quem tanto amo, nasceram em Joinville também.

O dia-a-dia de Joinville hoje - e a própria Deputada Simone Schramm conhece muito bem o Município - está difícil. Quanto à questão da segurança, estamos vendo, a cada dia que passa, os nossos trabalhadores sendo assaltados dentro de suas próprias casas. O maior índice de assaltos em Joinville hoje acontece em residências. Antes o assaltante atacava o cidadão na rua, no carro ou no banco, mas hoje o maior número de assaltos, como já disse, dá-se em residências, o que deixa toda a população atônita e bastante preocupada.

Temos uma série de problemas em Joinville. Quanto à questão da saúde, estamos envolvidos com um trabalho muito sério, pois temos os Hospitais Regional e São José, que estão superlotados; bem como o Hospital Dona Helena, que também está superlotado. E está para ser inaugurado o Hospital Infantil em Joinville, mas que na visão deste Deputado deveria ser dividido para o atendimento de crianças e de idosos, a fim de que pudesse ser utilizado de uma maneira bastante otimizada e objetiva. Acredito que se esse grande hospital fosse dividido para o atendimento à criança e ao idoso, teríamos um melhor atendimento à população.

A Sra. Deputada Simone Schramm - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO NILSON GONÇALVES - Pois não!

A Sra. Deputada Simone Schramm - Quero agradecer pela oportunidade do aparte e reiterar as suas palavras. Gostaria de saudar V.Exa., bem como o nosso Município.

Sou joinvilense, meus bisavós foram colonizadores daquela cidade, e por isso sei da responsabilidade que temos - esta Deputada, V.Exa., o Deputado Wilson Vieira e o Deputado Francisco de Assis - em estarmos aqui representando a maior cidade do Estado de Santa Catarina, como muito bem disse V.Exa., mas que está com muitos problemas.

Quero aqui saudar a todos que construíram Joinville ontem: a classe empresarial, enfim, todos que fazem parte da cidade, desde as pessoas mais humildes, os operários, bem como aqueles que pertencem ao meu segmento, que é o da educação, que também estão contribuindo com a formação de tantos jovens e de tantas crianças.

Gostaríamos de parabenizar todos que fazem o dia-a-dia de Joinville e pedir que Deus nos ilumine, Deputado, para que possamos, condignamente, representar a nossa cidade e fazer um bom trabalho por Joinville e Santa Catarina.

Muito obrigada!

O SR. DEPUTADO NILSON GONÇALVES - Obrigado, Deputada Simone Schramm. V.Exa. agora se une a mais outros três Deputados. Somos agora quatro Parlamentares falando por Joinville. E como o Governador também é de Joinville, acreditamos que os nossos problemas - e assim esperamos - serão amenizados. Essa é a nossa esperança, porque os governantes de Joinville devem para o seu povo uma satisfação, principalmente na questão social!

Os governantes de Joinville têm procurado dar atenção a muitos setores, mas na questão da assistência social, na questão dos miseráveis daquele Município não é dada a atenção necessária.

Temos a Secretaria do Desenvolvimento Social em Joinville que está muito aquém das necessidades do Município. O Prefeito Marco Tebaldi deve ter consciência disso e precisa, urgentemente, dotar aquela Secretaria de mais condições para atender às pessoas de Joinville.

Eu, mais do que ninguém, sei disso, porque nos meus programas, tanto o de rádio quanto o de televisão, a fila de pessoas procurando emprego e, simplesmente, comida vai até a rua, diariamente.

Então, esse é o apelo que fazemos desta tribuna aos nossos governantes de Joinville. É evidente que também levaremos esse apelo ao Sr. Governador, pessoalmente, para que ele possa dar a atenção que o nosso Município merece.

Temos a nossa Joinville pautada em cima do operariado e somos uma caixa de ressonância, na verdade. Recebemos todo aquele povo que vem do Norte do Paraná para Santa Catarina e acaba parando direto em Joinville. Os bolsões de miséria se formam em função disso, porque a nossa cidade já não tem tanta capacidade para absorver tanta mão-de-obra que vem de fora. E, o que é pior, essa mão-de-obra não tem qualificação, o que complica mais ainda.

Mas, de qualquer maneira, também temos o lado bom e bonito da nossa cidade. Na parte cultural, temos o Balé Bolshoi, que está fazendo sucesso neste País inteiro, e muitas pessoas estão tentando copiar essa iniciativa do nosso Governador que, quando então Prefeito, trouxe para Joinville o Balé Bolshoi.

Temos uma série de outras coisas que realmente nos orgulham e deixam-nos bastante satisfeitos em relação a Joinville.

Quero homenagear Joinville que comemora, no dia 09, 152 anos. Isso me dá muito prazer e orgulho. E no dia 09 certamente estarei lá, devidamente paramentado, para, com os meus companheiros motociclistas, fazer um belo desfile de motocicleta, evidentemente com o meu neto na garupa, devidamente paramentado.

Gostaria de abordar um outro tema, que é sobre a questão da segurança. Mas como meu tempo está esgotado, deixarei para outra oportunidade pois daí poderei fazer uma explanação mais detalhada sobre o assunto.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)