Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Manoel Mota

51ª Sessão Ordinária - 05/08/2003

O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Sr. Presidente, Srs. Deputados, amigos, companheiros que se deslocaram de Criciúma para buscar a sua independência, a sua emancipação.

Para começar, quero cumprimentá-los e parabenizá-los pelo trabalho que vêm desenvolvendo. Podem contar conosco, porque Rio Maina é o maior Distrito da região Sul do Estado. Por isso não podemos dizer não a esse Distrito. Podem contar conosco, pois estamos juntos nesta caminhada.

(Palmas das galerias)

Queremos registrar um dos momentos tristes da região Sul do nosso Estado. Às vezes a sociedade não entende por que a luta de um Parlamentar é meio pesada quando tem que tomar medidas duras, radicais, medidas que fazem com que alguém tenha prejuízo. E fechar a BR-101 como já fechamos por duas, três, quatro, seis ou sete horas, é claro, traz muito desconforto para algumas pessoas que não têm nada a ver com a razão maior que é a questão da BR-101. Mas nós, no Brasil, não temos outro instrumento a não ser lutar para pressionar.

Foi através de todos os Presidentes das Câmaras Municipais do Sul do Estado de Santa Catarina, juntamente com os Parlamentares, com os Prefeitos, com a associação comercial, com as entidades de classe, com as igrejas, evangélica e católica, que levantamos uma bandeira na cidade de Tubarão no sentido de buscar uma solução para a duplicação da BR-101.

Às vezes éramos questionados se estávamos lutando pela BR-101, pois só falávamos sobre a vida das pessoas. Será que existe alguma coisa que valha mais do que a vida? Se tem, eu não conheço.

Foi assim a luta que fizemos. É assim a luta que fazemos aqui. São 12 anos de Parlamento catarinense, são 12 anos de luta, de garra; são 12 anos de sofrimento, e não tenho conta de quantas vezes tenho ido a Brasília nos últimos anos. Nos últimos anos temos ido até Brasília em comitiva, com mais de 100 pessoas. Assim, andamos para cá e para lá.

É de conhecimento do Governo passado que por duas vezes assumi o compromisso de lutar em favor da duplicação da BR-101. De tanto lutarmos foi duplicado o lado norte.

Veio o segundo mandado do Governo passado e novamente assumi o compromisso de lutar em favor da referida duplicação. Na ocasião foi feita a licitação, e fomos enganados.

Veio o atual Governo, que nos solicitou 90 dias e depois mais 60. Foi aberto o edital, e no dia 14 de agosto serão abertas as cartas.

A verdade é que não temos assegurado sequer o recurso do BID para garantir a duplicação. Enquanto isso vamos perdendo nossos amigos, aqueles que lutavam - e eu não poderia deixar passar em branco esse momento aqui no Parlamento catarinense sem fazer o registro -: o primeiro foi Antônio Sitorio que participou desse movimento como Presidente da Câmara, acompanhado dos demais Vereadores; depois foi o meu amigo Anderli Zilli, que continua na mesma luta e no mesmo trabalho. Agora, é o Clóvis Marcelino.

Enquanto lutamos, enquanto ficamos nessa morosidade, as pessoas perdem suas vidas.

No domingo, às 19h, a Comissão passou a estar de luto porque perdemos o Vereador Wilson Faraco, que morreu prensado por uma bobina que caiu de um caminhão e bateu em cima do seu carro.

Acompanhamos ontem com outros Vereadores e outros Parlamentares o seu enterro, com o coração batendo forte, porque digo que a BR-101 é uma verdadeira roleta russa, pois morre um e ficamos esperando pelo próximo. No domingo morreram dois na batida, e depois aconteceu outra morte na Sanga da Toca.

Por isso, não podemos deixar de fazer este registro e ficar esperando de graça outras mortes, enquanto as autoridades vão demorando para construir aquilo que é um compromisso do Governo Federal e principalmente do Congresso Nacional, e as pessoas vão perdendo a vida.

Deputado José Paulo Serafim, V.Exa. que esteve ontem no enterro viu a tristeza de todos com a morte do nosso companheiro, Vereador do PP, Wilson Faraco, que foi sempre um verdadeiro lutador, trabalhador.

O Vereador Wilson Faraco sempre esteve presente em todos os momentos; estivemos juntos na audiência pública realizada no Morro dos Cavalos, em Tubarão, em Brasília, mas hoje não está mais conosco porque perdeu a vida na BR-101.

E assim continua acontecendo todos os dias, o pai do Deputado Leodegar Tiscoski perdeu a sua vida lá, o pai do Deputado Edinho Bez também perdeu a vida na BR-101, o irmão do Vereador Lemos de Tubarão também.

Ontem enterramos mais duas pessoas que morreram na BR-101. Quem é o próximo? É quem está rodando por lá, quer dizer, é uma verdadeira roleta russa - só ficamos sabendo quem foi sorteado.

Não poderíamos deixar de fazer este registro que machucou muito os familiares e amigos do Vereador Wilson Faraco. Criciúma está de luto por três dias, a Comissão de acompanhamento da duplicação da BR-101 vai ficar por muitos dias de luto.

Vamos propor que a missa do 7º dia seja realizada na BR-101, a fim de que todos sintam no coração o que é que significa a luta daqueles que às vezes ficam sem comer para poder salvar uma vida.

E o que mais nos faz sofrer é ver cortarem a lataria dos carros para tirar as pessoas de dentro. Será que isso é pouco? Será que tem dinheiro que pague isso? Será que tem alguma coisa que pague o sofrimento das famílias?

É preciso que o Congresso Nacional e que o Ministro dos Transportes acelerem o trabalho, que busquem soluções, que convoquem este Parlamento para estar lá, porque nós queremos ajudar, só não queremos participar de momentos como participamos ontem, um momento de dor, de sofrimento.

É em nome da Comissão Permanente em prol da duplicação que venho fazer este triste registro, que marca no coração de cada um o sofrimento das famílias que perderam os seus entes queridos, e não tem mais jeito de voltar atrás.

Então, diante da dor e do sofrimento que vi, ontem, naquele enterro, é que digo que se tivermos que fechar mil vezes a estrada, vamos fechá-la, porque em nome do Vereador que nós perdemos é que redobramos a nossa luta e os nossos esforços.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)