17ª Sessão Ordinária - 01/04/2003
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Sr. Presidente, Sra. Deputada, Srs. Deputados, hoje tive a sorte de estar inscrito logo após o Deputado Afrânio Boppré, podendo, assim, ouvir atentamente a sua manifestação em defesa, não diria defesa, mas fazendo ainda um discurso de Oposição. A cada manifestação do PT, convenço-me mais que não se deram conta de que são os comandantes deste País!
A campanha eleitoral já acabou! A campanha eleitoral já passou! O PT já é Governo há quase 100 dias! E em 100 dias geralmente os Governos prestam contas, têm algo a mostrar!
Entendo toda a dificuldade do Deputado Afrânio Boppré, que já não vem mais a esta tribuna com aquela convicção de outrora, já não faz mais aquele discurso empolgado, contundente. Hoje, já faz um discurso ameno, tímido, dizendo que faz só 90 dias de Governo Lula. Não! Não faz 90 dias, faz 150 dias que o PT ganhou a eleição, Deputado Onofre Santo Agostini! E faz 12 anos que se está preparando para comandar o País! Mas se preparou tanto que não tem sequer os projetos de reforma para encaminhar ao Congresso Nacional para começar a discutir! Sequer as propostas!
Hoje, dia 1º de abril, Dia da Mentira, estamos aguardando o PT manifestar-se sobre a BR-101. Estamos angustiados. Era para recebermos no dia 30, domingo, uma resposta, mas passaram para ontem. E hoje, até este horário, 14h50min, o Ministro do Governo do PT, desrespeitosamente, não deu ainda nenhuma resposta, fazendo as lideranças e a população do Sul de Santa Catarina de bobos! Desrespeitando completamente, mentindo no Dia da Mentira.E neste dia o PT anuncia, sem foguetório, é verdade, Deputado João Paulo Kleinübing, o reajuste do salário mínimo. Passamos 22 anos ouvindo o PT chamar de injusto este salário mínimo que se paga para os aposentados, para o trabalhador brasileiro. Ouvimos durante oito a 10 anos o PT dizer que o salário mínimo tem que ser de U$100,00, mas hoje anunciaram um salário mínimo que está muito longe dos U$100,00.
Tive o cuidado de calcular para ver quanto representa o reajuste para quem prometeu dobrar o salário mínimo no seu Governo. Sabe quanto, Deputado João Paulo Kleinübing? É de R$4,00! Este é o reajuste que o PT está dando hoje de salário- mínimo. Olha como aumentou o poder aquisitivo de quem ganha o salário mínimo, e prometeram dobrar!
Alguém disse que iria dobrar o salário mínimo durante os quatro anos de governo. Uma oportunidade de reajustar já se foi, e se vão ser durante os quatro anos, o aumento deveria ter sido em torno de 25%, porque quando o Sr. Fernando Henrique era Presidente, eles exigiam!
Testemunhei quando eles diziam que faltava vontade política, que faltava comprometimento, que faltava decisão, que faltava vontade de o Governo querer reajustar e hoje é isso o que o PT oferece ao trabalhador brasileiro - R$4,00 -, para quem prometeu no mínimo dobrá-lo ao longo do seu mandato.
Daí entendemos o porquê desta mudança na eloqüência do discurso, é evidente que muda. Os jornais estão dizendo, hoje, Deputado Afrânio Boppré, que a democracia do seu Partido quer expulsar o Deputado Federal João Batista de Araújo, o Babá, estão enquadrando, aplicando corretivo naqueles que estão contestando, envergonhados, quem sabe, desta ação.
Pelo amor de Deus! Vamos descer do palanque, a campanha já acabou e faz tempo! É preciso começar a governar, é preciso descer do palanque! O PT não é mais Oposição, o PT é Governo e precisa de fato dizer a que veio ou vamos passar os quatro anos ouvindo isso: de que afundaram, de que não tem conserto, de que vai levar tempo. Mas o PT não sabia disso?
Prometia fórmulas mágicas, mesmo depois de ganhar a eleição, gerando expectativa, ansiedade, espera. Venderam esperança, a qual, parece-me, começa a se transformar em ilusão, especialmente para nós, do Sul do Estado, porque a nossa fome, Deputada Ana Paula Lima, é pela duplicação da BR-101. Esta é a nossa Fome Zero.
O Governo Federal nos enganou, mas quem está comandando este País agora continua nos enganando, tanto que desde o dia 30 estão para nos anunciar esta resposta. Passou o dia 30, o dia 31, chegou o Dia da Mentira, 1º de abril, sendo prometido para as 11h de hoje, já passou do meio dia e meio, são quase 15h, e não recebemos nenhuma informação.
Acompanhei pronunciamentos acalorados nesta Casa, brigas, discussões e cobranças de quem não tinha mais paciência e agora estão esgotando a nossa paciência. Não estão sequer nos respeitando, pois sequer nos deram uma resposta, se vão anunciar no dia tal e honrar com o seu compromisso.
Nem isso, meu caro Prefeito Jorge Leonardo Nesi, Nardo, do Município de Gravatal, V.Exa. que sabe quanto a nossa população está indignada.
As pessoas estarão nas ruas, neste final de semana, pedindo, cobrando, implorando para que se comece a utilizar daqueles mesmos artifícios, daqueles mesmos eventos tão utilizados pelo Partido dos Trabalhadores de radicalizar, de fechar a rodovia, de cobrar, de questionar. Parece-me que o PT ainda não se deu conta de que está do outro lado do balcão.
Eu estou fazendo um esforço, estou aprendendo a fazer oposição, mas não mudei o meu discurso, o meu posicionamento. Mantenho minha coerência, mantenho o discurso que fiz nesta Casa durante quatro anos. Mas estou vendo e me surpreendendo a cada dia com uma nova mudança de discurso, com um novo posicionamento. Como as coisas estão mudando!
Estou fazendo, através da minha assessoria, um trabalho de resgate, utilizando o trabalho das nossas taquígrafas, e graças a elas vamos poder, a partir da semana que vem, trazer discursos contundentes praticados nesta Casa, especialmente por quem é poder hoje. E agora se vê uma prática completamente antagônica, uma verdadeira negação a tudo o que foi dito até hoje.
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Nobre Deputada, quero concluir o meu pensamento. E até em homenagem ao Deputado Lício Silveira, que tentou apartear antes e também não conseguiu. Mas depois vamos continuar debatendo sobre este assunto. Agora preciso concluir o meu raciocínio.
Quero dizer que estamos cansados dessa demagogia toda que alguns ainda praticam. É hora de assumir verdadeiramente, é hora de dizer a que vieram!
Deputado Afrânio Boppré, assomar à tribuna para ficar atirando, ficar jogando culpa em quem passou, não leva a nada! Eu ouvi isso de V.Exa. e de tantos outros Parlamentares em outras oportunidades! Quando reclamávamos sobre as condições com as quais tínhamos o Governo do Estado, em quantas oportunidades V.Exa. e tantos outros diziam: "Olha, desçam do palanque; paguem o salário atrasado do servidor!"
E agora o discurso mudou. Por isso estou aqui para cobrar, porque não mudei o meu discurso, continuo com o mesmo posicionamento, mantenho minha coerência, porque não tenho que dar explicações, como aqueles que queriam o imediatismo, a solução já. E eles ainda não se deram conta de que são Poder para poder verdadeiramente cumprir com aquilo que prometeram para os brasileiros.
Mas ainda, Deputado Celestino Secco, que tenha sido só R$4,00 de reajuste! 1,85% de reajuste do salário mínimo ou de ganho real está, é claro, muito aquém daquilo que o PT discursou a vida toda. Mas aquele Governo pelo menos encaminhou e V.Exa. muito bem cobrou hoje do Governo Estadual, porque chegou o mês de abril e não foi encaminhada ainda para esta Casa a proposta de revisão geral dos servidores públicos de Santa Catarina, que já está no período.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)