Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Genésio Goulart

81ª Sessão Ordinária - 16/10/2003

O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados...

O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Pois não!

O Sr. Deputado Manoel Mota - O Deputado Afrânio Boppré está equivocado!

Eu votei no Lula, votei três vezes no Lula, não votei em outro! E não fiz as colocações que o Deputado Afrânio Boppré falou, até porque o nosso encontro é pacífico. O que nós queremos é uma audiência com o Presidente, com todos os Partidos. Em nenhum momento, falei isso em entrevista à rádio nenhuma.

Se dissesse que eu cobrei fortemente do outro Governo, até concordo, mas o Lula só tem 09 meses, eu não teria como cobrar. Eles até pediram um prazo e nós demos.

Eu estranho o posicionamento do Deputado Afrânio Boppré porque não fiz essas colocações. O meu Governador também votou no Lula, nós fizemos campanha juntos. Todas as vezes que votei no Lula, não votei nenhuma vez em Fernando Henrique Cardoso. Eu não tenho por que temer.

Eu estou defendendo um movimento pacífico para buscar uma solução junto ao Presidente.

Então, estranho demais as colocações do Deputado Afrânio Boppré. Só ele ouviu, eu não disse!

O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Deputado Manoel Mota, eu sei da sua angústia, pois nós, que conhecemos mais de perto a situação dramática que se vive na BR-101, sentimos de perto a tristeza do povo do Sul de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul quando precisa transitar na estrada para fazer suas viagens, seus passeios, seu trabalho de escoamento da produção.

Falamos tanto em Mercosul, mas não oferecemos nada para que esse mercado de integração possa funcionar de uma forma melhor. Não temos nada a oferecer, Deputado Sérgio Godinho, pois quem transita pela BR-101, diariamente, sabe que quando não se depara com três ou quatro acidentes, fica-se parado na fila por muitos quilômetros, sem poder ultrapassar ninguém. Às vezes, para percorrer 130 quilômetros daqui até Tubarão, pode-se levar até cinco horas!

O Sr. Deputado Sérgio Godinho - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Pois não, caro Deputado.

O Sr. Deputado Sérgio Godinho - Eu só queria dar uma resposta ao Deputado Afrânio Boppré dizendo que eu, do PTB, que participa da base de sustentação do Governo, estava em Blumenau recebendo e ajudando a Deputada Ana Paula Lima a recepcionar o Presidente Lula. Mas o Deputado Afrânio Boppré não estava lá, quer dizer, o Deputado, na sua boçalidade, na sua maneira de colocar as coisas ofendendo as pessoas, não estava lá. Defende o Presidente aqui e não estava lá para homenageá-lo, para recepcioná-lo e fazer esses pedidos que eu citei aqui.

Então, o Deputado Afrânio Boppré tenta confundir a opinião das pessoas, mas como Líder do PT, como maestro da Capital, da qual ele sabe tudo (eu estou aprendendo com ele algumas coisas boas), não estava lá para receber o querido Presidente que o meu Partido apóia. E eu não fiz nenhuma crítica ao seu Presidente da República; fiz uma crítica aos Deputados que não estavam lá prestigiando o meu Presidente também.

A Sra. Deputada Ana Paula Lima - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Pois não, Deputada!

A Sra. Deputada Ana Paula Lima - Muito obrigada, Deputado Genésio Goulart.

Eu tenho um carinho muito grande pelo Deputado Sérgio Godinho, mas entendo que ele foi infeliz na colocação. É como eu justifiquei: os Deputados devem ter tido suas razões para não estarem lá. Agora, o Presidente Lula já esteve em Itajaí, em Joinville, em Chapecó e em Blumenau e, com certeza, virá outras vezes a Santa Catarina.

Eu acho que o comentário do Deputado Sérgio Godinho foi maldoso. É o que penso. O Deputado Afrânio Boppré, com certeza, lá não esteve por alguma razão pessoal, assim como os outros Deputados.

Muito obrigada!

O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Mas eu não poderia ir embora sem fazer um registro das colocações que o Deputado Joares Ponticelli fez desta tribuna quando chamou o nosso Governo de chupim, quando disse que o seu Governo fez tudo e o nosso não faz nada.

Eu quero, primeiro, pedir desculpas a esta Casa, aos telespectadores da TVAL, porque não é do meu feitio agir assim. Mas, na verdade, o que o Deputado Joares Ponticelli quer é ficar os quatro anos pisando em cima de todo mundo. Ele está, com certeza, provocando-me para que eu entre na dele. Mas o Deputado pode ter certeza de que (pena que ele não esteja aqui) não vai conseguir, porque eu tenho uma história de trabalho; eu tenho serviços prestados e não preciso ficar pisando em cima dos outros, fazendo demagogia, mentindo, para me promover. Com certeza é esse trabalho que ele vai fazer os quatro anos nesta Casa.

Gostaria de perguntar para o povo de Tubarão, da região e de Santa Catarina o que de bom o Deputado Joares Ponticelli fez nesta Casa até agora, a não ser criticar o Governo, criticar as pessoas, humilhando para se promover?!

Nós, ao contrário, nós temos um trabalho realizado, todo guardado, para que daqui a três anos possamos mostrar para a população de Tubarão e região o que fizemos.

Vamos falar no banco de sangue, que no ano passado, quando Líder do Governo, S.Exa. deixou ir embora para Criciúma! A carcinicultura, da mesma forma.

Então, quero fazer este desabafo nesta tribuna! Que pena que as pessoas elegem um Deputado para representar sua região para ficar falando essas bobagens, como temos ouvido com freqüência nesta Casa do Deputado Joares Ponticelli.

Quando ela fala "minha cidade de Tubarão", quero dizer a S.Exa. que Tubarão não é a cidade dele! Ele está lá de passagem! Está usando a cidade para tirar proveito. Foi discriminado, sim, quando o Prefeito do seu Governo ficou dois anos comendo pão seco.

E isso não acontece com o Governo Luiz Henrique da Silveira, inclusive, Deputado Antônio Carlos Vieira, V.Exa. está me cobrando prestação de contas e na semana que vem vou lhe apresentar. Inclusive Prefeito do Partido de V.Exa. já recebeu quase R$ 01 milhão na região da Amurel.

Vou mostrar isso porque não sou de falar bobagem e nem de ficar criticando ninguém. Respeito muito bem as pessoas. O que está faltando é esse respeito da parte de V.Exas. para conosco.

Por isso fico triste ter que usar a tribuna, neste momento, quando sempre tenho dito que fomos eleitos para bem representar a nossa cidade, nossa região e o povo que torce por nós. Mas ficamos aqui sentados ouvindo tantas bobagens, tantas mentiras de pessoas que não têm o que fazer, a não ser criticar.

Mas, com certeza, daqui a três anos o povo de Santa Catarina vai cobrar do Deputado Joares Ponticelli o que ele fez de bom para o povo catarinense! E ele vai dizer novamente: fiquei quatro anos criticando o Governador Luiz Henrique, assim como fiz com o Governador Paulo Afonso.

Esqueceram de governar Santa Catarina e perderam a eleição! Como foi dito pelo Deputado Rogério Mendonça, na semana passada, eles ainda estão esperando o terceiro turno para voltarem para esta Casa para dizer que estão transformando, deixando as obras pela metade e o Estado endividado.

Temos vários exemplos em Tubarão! Noventa por cento de escolas inacabadas! E têm a coragem de chamar este Governo de Chupim! Isso não dá para admitir!

Quero, inclusive, mais uma vez, pedir desculpas por ter me passado, pois este não é meu feitio! Mas o que não posso, queridos Deputados, é ficar ouvindo tanta bobagem de algumas pessoas que não têm um pardal para prestar contas ao nosso Governo. Elas querem fazer demagogia, mas não vou aceitar! Não sou homem de abraço, de ficar da tribuna tentando denegrir a imagem das pessoas e depois descer e abraçá-las. Não sou esse tipo de pessoa! Sou uma pessoa de trabalho, responsável e que quer mostrar isso para o seu povo!

Então, é difícil ficar ouvindo essas bobagens que tive que ouvir, hoje, do Deputado Joares Ponticelli. Espero que isto não se repita mais! Se ele quer fazer Oposição, que faça, mas que não ofenda as pessoas, porque não estamos aqui por acaso, fomos eleitos porque tivemos o respeito do povo de Santa Catarina. Se ele não tem a mesma coisa, é problema seu.

Na verdade, o que ele quer é exatamente ter argumentos para ficar durante os quatro anos pisando e humilhando as pessoas, como é do seu feitio, porque nada faz! Se ele fez uso da tribuna, até agora, 50 vezes foi para fazer 50 críticas! Não aproveitou para fazer alguma reivindicação, algum pedido, alguma sugestão, a não ser ficar pisando e mentindo para o povo de Santa Catarina.

É muito triste ouvir, nesta Casa, essa palhaçada que ficamos ouvindo, como aconteceu há pouco com o Deputado Joares Ponticelli.

(Discurso interrompido por término do horário regimental.)

(SEM REVISÃO DO ORADOR)