Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Rogério Mendonça

31ª Sessão Ordinária - 07/05/2003

O SR. DEPUTADO ROGÉRIO MENDONÇA - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, há pouco ouvimos o pronunciamento do Deputado João Rodrigues falando sobre o empréstimo que o BNDES está fazendo ao governo argentino.

Nós, evidentemente, não sabemos o que está por trás de uma negociação desse tipo. Evidentemente que os interesse que o Brasil tem com a Argentina para exportação e importação são muito grandes e extrapolam o conhecimento de uma mera notícia de jornal.

Em Governos anteriores, houve a privatização de empresas nacionais, como a nossa Telesc e as grandes empresas de energia elétrica e de telefonia. Mas foram escândalos muito maiores aqueles empréstimos aos bancos falidos, quebrados que o BNDES sustentou.

Então, Deputada Ana Paula Lima e Deputado Volnei Morastoni, votei para Presidente no Luiz Inácio Lula na Silva. E agora, quando vejo que as reformas tributária e da previdenciária serão encaminhadas ao Congresso, tenho certeza de que votei para aquela pessoa que haverá de transformar e de melhorar este País.

Mas venho à tribuna para fazer referência à cerimônia de instalação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ibirama.

Ontem lá em Ibirama, juntamente com o Governador Luiz Henrique da Silveira, tivemos o orgulho de participar da instalação da 14ª Secretaria Regional de Desenvolvimento, composta não só por Ibirama, mas também por: Presidente Getúlio, Dona Emma, Witmarsum, José Boiteux, Vitor Meirelles, Apiúna, Ascurra, Presidente Nereu e Lontras. E, na oportunidade, os Prefeitos de todas essas cidades e mais de mil pessoas estiveram presentes naquele local, bem como também a comunidade daquela região vibrando, contente com a grande conquista daqueles Municípios.

No pronunciamento que fiz em Ibirama, dizia ao Governador que sempre acreditei na sua capacidade de seu trabalho, até porque conhecia a sua história, a sua biografia. Disse também que, sem dúvida nenhuma, ele está surpreendendo pela ousadia, pela criatividade, pelo dinamismo e pela capacidade de trabalho que vem desenvolvendo aqui em Santa Catarina. É um ritmo muito forte de trabalho que ele está impondo, inclusive à administração pública estadual.

Mas não me surpreendeu, absolutamente, o fato de que ele está cumprindo com a sua palavra, porque sempre soube que o Luiz Henrique é um homem de palavra, e que aquilo que pregou em campanha ele iria atender quando estivesse no Governo. E assim está fazendo!

Essas Secretarias de Desenvolvimento Regionais são uma prova disso, pois são 29 Secretarias descentralizando o nosso Estado, concentrado excessivamente aqui em Florianópolis, na Capital, "deslitoralizando" Santa Catarina.

Sem dúvida nenhuma, a criação dessas Secretarias não está onerando absolutamente em nada o Estado, porque os cargos que foram criados nos vários Municípios foram tirados daqui da Capital. Esses cargos não existiam lá, é verdade, mas foram levados daqui para as Secretarias regionais, que, juntamente com o Conselho de Desenvolvimento Regional, que será representativo de todas essas comunidades... Principalmente a partir do ano que vem, quanto tivermos a confecção do novo Orçamento, teremos uma fatia do Orçamento do Estado de Santa Catarina disponível para essas regiões.

E os Conselhos de Desenvolvimento Regionais e as Secretarias haverão de definir o que é prioritário e necessário para essas regiões, e o que lhes caberá dessa fatia.

Sem dúvida nenhuma, esse é um avanço muito grande na forma de administrar.

Dizia lá ontem, como representante do Alto Vale do Itajaí nesta Casa, que todo o Estado foi beneficiado. Mas, sem dúvida, o Alto Vale do Itajaí, com a criação dessas três Secretarias, está sendo também altamente beneficiado.

Também dizia que somente a criação das Secretarias de Ibirama, de Rio do Sul e de Ituporanga já estariam valendo o meu mandato de Deputado em relação a essas regiões.

Sem dúvida nenhuma, Deputado Genésio Goulart, V.Exa. terá também orgulho na instalação da Secretaria de Tubarão.

Tenho certeza de que, a partir dessa instalação, a partir da aplicação do Orçamento nas Secretarias, teremos uma revolução em Santa Catarina, com melhoras muito grandes no desenvolvimento do nosso Estado.

Por isso, dizia ontem lá que tenho orgulho de fazer parte da base de sustentação deste Governo e de ser Líder do Partido do Governador, que está transformando Santa Catarina e dando um ritmo diferenciado na forma de administrar o Estado.

Mas faço questão de dizer também que após a instalação da Secretaria, o Governador deu audiências para os Prefeitos e para empresários, avaliando e discutindo os problemas daquela região de Ibirama, do Vale do Rio Hercílio, do Vale Norte. E antes da instalação, deu uma entrevista coletiva a diversos meios de comunicação (jornais, televisão e rádio) que lá estavam.

Hoje estava ávido por ver em destaque nos meios de comunicação a instalação dessa Secretaria em Ibirama. Mas vi num jornal de circulação estadual a seguinte manchete: Borracheiro é exonerado em Ibirama, citando que um borracheiro foi substituído por uma acadêmica de pedagogia, que é a nova gerente de administração, dando ênfase ao fato de que o borracheiro foi destituído do cargo.

Nem quero entrar no mérito da capacidade ou não do borracheiro. Mas vejam que a imprensa, muitas vezes, dá destaque para as coisas negativas. E o grande fato que foi transformar aquela região e levar para lá uma Secretaria Regional não teve ênfase, não teve destaque. Agora, o fato de um borracheiro ser destituído - e colocaram em tom jocoso a sua substituição - teve, sim, ênfase nos meios de comunicação.

Esse é o sentimento que temos: que as coisas boas, as transformações, as mudanças positivas que acontecem neste Estado, no País e no mundo muitas vezes não têm destaque. Mas o crime, o assassinato, a guerra e a destituição do borracheiro são mais importantes do que toda a Secretaria Regional. É isso que, muitas vezes, deixa-nos até desanimados; nós, que estamos em busca de melhorias para a nossa gente e para o nosso povo.

Mas não importa. Sabemos que isso faz parte do nosso meio. O jornal é vendido com essas notícias que não são boas. A televisão, da mesma forma, chama a atenção com notícias de morte, de acidentes, de desastres, de guerras. E as coisas boas, muitas vezes, são deixadas de lado.

E o importante é que estamos participando deste Governo e que na semana que vem, no dia 14, estaremos em Rio do Sul, na instalação da Secretaria Regional daquela cidade, e no dia 15, na instalação da Secretaria Regional de Ituporanga.

E o povo que estava lá, enchendo aqueles pavilhões, vibrava e aplaudia o Governador, os gerentes e o Secretário Regional Aldo Schneider, que tomou posse, uma pessoa com uma capacidade muito grande e que foi uma escolha acertada para Secretário Regional, juntamente com o Sr. Leonir Luneli, como Adjunto.

Disse a eles que está nas suas mãos a condição de tornar realidade a finalidade dessa Secretaria Regional. O Governador abriu mão do poder! O Governador, que tinha condições, como tantos outros já fizeram, de centralizar o poder, de ficar com a decisão só para ele, abriu mão do poder para transformar este Estado; abriu mão do poder para que as coisas acontecessem não só na Ilha de Santa Catarina, não só no litoral, mas para que as obras, os benefícios da administração pública acontecessem também lá em Ibirama, no Alto Vale do Itajaí e, principalmente, para toda Santa Catarina.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)