Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Manoel Mota

19ª Sessão Extraordinária - 02/12/2003

O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, lamento ter que tomar algumas medidas, mas entendo que são necessárias para mostrar à sociedade do Sul de Santa Catarina que estamos fazendo alguma coisa, que estamos lutando por esse objetivo.

Então, esse requerimento é para que seja feito um minuto de silêncio em respeito ao cidadão que perdeu sua vida na BR-101.

Como não pode acontecer de forma geral, porque teria que mudar o Regimento, o minuto de silêncio acontecerá no momento em que eu ocupar esta tribuna, sempre que uma pessoa perder a vida.

Acredito que o Brasil esteja em dívida com o Sul do País - Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. O Extremo Sul do País está a pedir, está a exigir, está a clamar já há muito tempo pela duplicação da BR-101, pois essa rodovia é um palco de choro, de lamentação. Cada final de semana são vidas e mais vidas ceifadas na BR-101. E nós não suportamos mais conviver com essa situação.

O Governador está insistindo para marcar uma audiência com o Presidente e a área econômica, mas ela não acontece. Pedimos também ao Presidente desta Casa, Deputado Volnei Morastoni, para que ajudasse a marcar essa audiência em Brasília, para reverter esse processo através de uma ação política, democrática, pelo movimento dos três Estados do Sul, dos três Governadores, dos Deputados Federais e dos Senadores. Mas, infelizmente, não estamos conseguindo marcar essa audiência.

Se a comissão permanente pela duplicação se reunir no Sul de Santa Catarina, com certeza haverá de querer fechar a BR-101. Estamos fazendo de tudo para que isso não aconteça, mas estamos nos sentindo frágil, que não dá para suportar mais essa situação.

Por isso, estamos dando entrada a esse requerimento pedindo um minuto de silêncio para cada vida perdida na BR-101.

Como não tem como alterar o Regimento Interno para que isso ocorra em qualquer momento, pretendo fazer isso dentro do horário em que eu estiver ocupando a tribuna desta Assembléia Legislativa. Se o tempo destinado a mim for cinco minutos e quatro pessoas morrerem, só vou falar um minuto. Durante quatro minutos esta Assembléia Legislativa ficará em silêncio.

O objetivo do requerimento é chamar atenção, é mostrar que não estamos parados, é mostrar que o Sul está exigindo, que não suporta mais, que é um clamor geral de toda a sociedade a duplicação dessa rodovia.

Então, meu caro Presidente, é por essa razão que estou dando entrada a esse requerimento, que define o rumo do meu trabalho com a questão da BR-101, pois os momentos mais tristes são os de clamor, de choro e de lamentação em cada vida perdida na BR-101. Não suportamos mais ter de serrar, de cortar com maçarico lataria de carros acidentados para retirar as pessoas de dentro.

Apesar de todo o trabalho da brilhante Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina, que presta relevantes serviços, sob o comando do Superintendente Paes, nosso grande companheiro e amigo, a BR-101 não tem mais condições de tráfego.

Então, se esse requerimento for aprovado, em todos os momentos em que eu estiver na tribuna, a partir de hoje, a Casa fará um minuto de silêncio, quando houver uma morte na BR-101.

Agradeço Sr. Presidente e Srs. Deputados. Entendo que esse requerimento é muito importante para Santa Catarina e para o Sul do Brasil.

(SEM REVISÃO DO ORADOR)