Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Sérgio Godinho

24ª Sessão Ordinária - 20/04/2005

O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, eu tinha me programado para usar a palavra, hoje, também nessa ótica da saúde.

Estive conhecendo, em Itajaí, o Hospital Universitário Pequeno Anjo, que é administrado pela Univali e também pela Associação dos Voluntários pela Infância Saudável. E a exemplo de outros hospitais filantrópicos, apesar de passarem por grandes dificuldades, Deputada Odete de Jesus, o Hospital Universitário Pequeno Anjo consegue fazer verdadeiros milagres, através do trabalho abnegado das pessoas, do amor, do carinho do voluntariado, que atende todos os casos de saúde que ali chegam.

Então, esse Hospital Pequeno Anjo, administrado pela Univali e pela Associação dos Voluntários, é um exemplo para Santa Catarina. E também outro exemplo é o hospital Seara do Bem, na cidade de Lages.

Em Santa Catarina, parece-me, existem três ou quatro hospitais infantis. Esse de Lages, Seara do Bem, é um exemplo e é administrado pela Associação Espírita do Planalto Serrano. Lá também existe um atendimento fantástico. Toda a comunidade ajuda, toda a comunidade participa. Repito, é um sofrimento muito grande para eles conseguirem recursos, mas conseguem fazer milagres, conseguem fazer esse atendimento à saúde e às pessoas de forma abnegada e conseguem contemplar as necessidades.

Eu tenho uma casa de apoio em Florianópolis, onde atendemos diversas pessoas da Região Serrana, Deputado Onofre Santo Agostini, e comungamos com o pensamento da Deputada Odete de Jesus, pois é lastimável o que se vê nos hospitais pelo Estado de Santa Catarina. Em alguns setores tem acontecido uma evolução tecnológica, uma modernidade nas salas, na beleza dos hospitais, mas para conseguir um exame, para conseguir um atendimento rápido de uma tomografia, de uma ressonância magnética, de um remédio para uma criança é uma loucura, é preciso montar um verdadeiro processo para obter esses atendimentos, Deputado Lício Silveira. Inclusive, estou tentando conseguir um documento para que uma criança de 11 anos, que tem problema de crescimento, de desenvolvimento, possa conseguir o remédio para o seu tratamento. Mas a família tem que gastar mais de R$ 2.000,00 para fazer um processo, com exames que comprovem a necessidade dessa criança, porque somente o laudo médico não contempla a burocracia.

Então, é necessária a valorização das entidades filantrópicas, dos hospitais filantrópicos, diante da dificuldade comprovada, que nós sentimos, de o setor público administrar a Saúde. Acho que é algo a se questionar. A saúde tem que ser pública, a água tem que ser pública, mas será que tudo funciona? Será que os custos e o atendimento contemplam as necessidades da demanda e da evolução?

Nós achamos, nós temos a idéia ainda de que a coisa pública é melhor. Mas insisto para que a comunidade catarinense ajude as instituições filantrópicas, para que elas consigam, não digo em 100%, chegar bem próximo da necessidade dos que procuram os hospitais. São crianças com câncer, com problemas de asma, que as entidades, os hospitais filantrópicos conseguem atender.

Srs. Deputados, está acontecendo no Planalto Serrano a Festa da Maçã, mais precisamente na cidade de São Joaquim, que é a segunda cidade que mais produz maçã em nosso País - cerca de 150.000 toneladas de maçã. E neste ano tivemos o problema das chuvas de granizo, que muito afetaram a economia daquela cidade. Mas mesmo assim nós teremos a Festa da Maçã até domingo.

Amanhã, teremos a abertura oficial da Festa da Maçã, com a presença do Sr. Governador, do Presidente da Câmara Federal, Deputado Severino Cavalcanti, e de grandes autoridades, dando força para que aquela gente, que teve problemas causados pela natureza, continue trabalhando.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)