5ª Sessão Extraordinária - 20/04/2004
O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Sr. Presidente e Srs. Deputados, gostaria de falar do último final de semana em que a equipe da Unisul consagrou-se campeã brasileira de vôlei.
Estamos apresentando, hoje, um requerimento cumprimentando o Reitor da Unisul, professor Gerson Joner da Silveira, pela conquista do título campeão da Super Liga Nacional de Vôlei.
Esta é a primeira vez que uma equipe de Santa Catarina vence a super liga, que é o campeonato mais importante do calendário nacional.
É importante destacar o trabalho iniciado alguns anos pelo ex-jogador Renan Dalzoto.
Renan Dalzoto foi um atleta olímpico extraordinário. Foi campeão mundial, ganhando muitas medalhas e troféus. A exemplo de Renan Dalzoto, atletas de ponta integram o time atual de vôlei da Unisul, como André Heller e outros atletas.
A temporada foi perfeita para a equipe da Unisul. Foram três títulos. Conquistamos as três principais competições do País sob o comando do técnico argentino Carlos Weber, que fez sua estréia como treinador na temporada passada.
A Unisul ganhou a medalha de ouro na super copa e na super liga. A equipe da Unisul, Universidade do Sul de Santa Catarina, será base da equipe olímpica do Brasil, partindo, nos próximos dias, para Atenas em busca da medalha de ouro.
Mas o que nós queremos também é fazer justiça com a cidade de Tubarão, sede da Unisul.
A história da universidade começa desde 1964. Este ano, em Tubarão, foi aberto o curso de Ciências Econômicas. Embrião da Fesc, Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina, que em 1989 se tornaria a Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul.
Ao ingressar na Unisul o novo aluno opta não só pelo curso, mas também pela localização. A universidade tem uma estrutura, com raízes, em pontos estratégicos, no Sul do Brasil.
O campus de Tubarão é, além da origem e da história, a sede oficial, coordenando as unidades de Braço do Norte, Imbituba, Laguna e outras cidades vizinhas.
O campus da Grande Florianópolis, em Palhoça, foi implantado em 1996 e continua em expansão. De lá são coordenadas outras sete unidades estrategicamente localizadas na região da Grande Florianópolis, Capital do Estado de Santa Catarina.
Hoje, a Unisul é uma instituição consolidada tanto no Sul do Estado quanto na região metropolitana da Capital.
Mas voltando ao vôlei, quem assistiu aos jogos pela Sport-TV percebeu que os apresentadores falavam na Unisul de Florianópolis. Não tenho nada contra a Capital, mas devemos lembrar que a Unisul é de Tubarão, a sua sede é em Tubarão."
E jamais nós vimos apresentadores falarem em Tubarão. Claro que isso é um orgulho para o Estado de Santa Catarina, mas, para fazer justiça, a sede da Universidade é em Tubarão.
"Hoje pela manhã, em Tubarão, jogadores e equipe técnica desfilaram no carro do Corpo de Bombeiros em agradecimento ao apoio dado pela comunidade tubaronense e ao patrocínio da Unisul.
A equipe completa esteve presente e este foi o último compromisso dos jogadores antes de uma curta temporada de férias, pois muitos deles logo estarão se integrando às seleções brasileira e argentina, preparando-se para as Olimpíadas de Atenas.
Então, fica aqui registrado o nosso protesto e o pedido para que Tubarão seja reconhecida como a cidade da Unisul."
Finalizando, eu gostaria de parabenizar toda a equipe de vôlei da Unisul, desde o seu reitor, os técnicos, os atletas por mais esse título.
E, aproveitando o momento, quero cumprimentar também o time do Figueirense, os atletas, a direção e todos os seus torcedores por essa conquista do campeonato, neste final de semana.
Uma outra matéria que eu gostaria de abordar, neste momento, quando algumas pessoas falam e criticam as Secretarias Regionais do Estado de Santa Catarina, para fazer justiça também, porque tenho acompanhado bastante a atuação da 20ª Secretaria Regional de Tubarão e a 19ª Secretaria Regional de Laguna, é que neste final de semana tive a felicidade de participar de três eventos importantes feitos pela Secretaria Regional de Tubarão. Dois deles dizem respeito à assinatura de convênios, um para Braço do Norte e outro para aquisição de uma ambulância, no valor de R$ 70 mil, para o Município de São Martinho, Praia Redonda, onde o Prefeito é do PP e é da Oposição.
Mas, como diz o nosso Governador, queremos atender a todos com igualdade, pois não queremos fazer discriminação.
A outra tarefa foi feita em Treze de Maio, quando também aconteceu naquele Município a força- tarefa, onde, na oportunidade, mais de duas mil pessoas da comunidade estavam sendo assistidas pela 20a Secretaria Regional, com o benefício de corte de cabelo, de exame de sangue para diabéticos, retirada de carteira de identidade, de título de eleitor. Então, essa força-tarefa foi implantada em Treze de Maio pelas Secretarias Regionais, que é uma coisa muito boa que está funcionando em Santa Catarina.
Saímos dali, fomos para Gravatal, onde estava acontecendo, Deputado Manoel Mota, também uma confraternização, um jogo de futebol feminino entre vários Municípios da região da Amurel. E lá também estavam participando mais de duas mil pessoas. Então, foi uma coisa linda, uma coisa bela que aconteceu nas Secretarias Regionais.
O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Apesar de o meu estar terminando, concedo um aparte a V.Exa.
O Sr. Deputado Manoel Mota - Quero cumprimentar V.Exa., Deputado Genésio Goulart, e dizer que ficamos orgulhosos da nossa Unisul (nossa porque é do Sul) de Tubarão, pelo papel brilhante que fez com o time de vôlei.
Acho que foi um orgulho para todos os catarinenses, porque foi um show que deram nas três partidas para chegar ao título.
Então, queria cumprimentá-lo, cumprimentar o time de vôlei da Unisul e dizer que a Unisul orgulha o Sul de Santa Catarina.
Por isso quero cumprimentar V.Exa., parabenizar pelo belo discurso e dizer que este é o caminho, ou seja, o de buscar a valorização daqueles que lutam e que buscam o bem-estar ao nosso povo catarinense.
V.Exa. colocou muito bem a questão da Unisul em seu pronunciamento.
O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Muito obrigado, Deputado Manoel Mota.
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)