19ª Sessão Extraordinária - 04/08/2004
O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Sr. Presidente e Srs. Deputados, gostaria de saudar os meus conterrâneos da cidade de Cunha Porã, os nossos amigos que vêm até a Capital do Estado reivindicar em favor daquele Município.
Gostaria de fazer algumas ponderações nesse espaço no dia de hoje. Primeiro, quero tentar sensibilizar através da TVAL a cidade de Chapecó onde resido.
Recentemente alguns investimentos foram feitos, alguns milhões, Deputado Reno Caramori, foram investidos para alterar o trânsito na cidade de Chapecó. Até admito que houve a boa intenção do Poder Público Municipal, porque ninguém busca o recurso para investir em algo para fazer mal. Todo mundo tem o desejo de fazer o bem.
Às vezes, Deputado Cézar Cim, as pessoas investem de forma equivocada. Talvez seja um erro involuntário. Algumas vezes pode ser o despreparo na prioridade da ação.
Mas, enfim, quero falar do trânsito da cidade de Chapecó. Uma cidade muito bem planejada pelo saudoso Coronel Bernaz(?). As linhas traçadas, as avenidas largas, é uma bela cidade. E agora, vem a alteração do trânsito duplicando ou quase que triplicando o número de sinaleiras na cidade. Proporcionalmente, é a cidade que mais sinaleiras tem em Santa Catarina.
Foram instalados em determinados pontos da cidade, como, por exemplo, no acesso à BR-282, o caça-níquel, aquele pardalzinho bandido. Exatamente na chamada curva da morte. E recentemente um trabalhador chapecoense perdeu a vida em cima do dito pardal. Bem no local do pardal, acabou perdendo a vida recentemente.
Então, quero aqui sensibilizar as autoridades municipais de Chapecó, que em determinados momentos são insensíveis aos apelos da população.
Chegou-se ao ponto, com as alterações do trânsito modificando completamente o trânsito da cidade, interrompendo canteiros, onde havia contornos, tirando o acesso a algumas empresas, dez, 15 ou 20 empresas do centro da cidade perderam mais do que 50% do faturamento, pois os seus clientes não conseguem mais chegar na empresa, porque as vias estão interrompidas, ou pela direita ou pela esquerda, dificultando o acesso. E com a redução do faturamento dessas empresas, muitas começam a demitir os seus funcionários.
Recentemente, o Deputado Antônio Ceron, pena que não está aqui, mas com certeza poderia confirmar, o supermercado Miatan encerrou as suas atividades após muitos anos na cidade de Chapecó, pois os prejuízos que estava amargando com as alterações do trânsito foram monstruosos. Trinta funcionários foram demitidos numa só tacada. E o Poder Público continua insensível aos reclames da população.
Então, gostaria de fazer um apelo àqueles que governam a cidade, para que tenham a sensibilidade de conversar com os empresários, os comerciantes, ouvir a cada um e alterar o que precisa ser alterado. Teimosia por teimosia, simplesmente para dizer que aqui quem manda sou eu, é uma falta de respeito para com a sociedade chapecoense.
Sinto-me no dever de, como Deputado representante daquela cidade e daquela região, trazer esta informação para este Plenário, eis que os prejuízos que estão sendo amargados no comércio chapecoense são vultosos.
Agora, no próximo sábado, véspera do dia dos pais, o comércio fica aberto o dia todo, e o movimento no centro da cidade haverá de triplicar. Eu quero ver o que vai acontecer, se chega a ponto de 3 horas da madrugada ter engarrafamento, numa cidade onde nunca houve engarrafamento. Imaginem na hora do pique. Mas sábado teremos o dia D. Será mais um teste.
Então, ao Poder Público de Chapecó, com todo o respeito, ao Prefeito Pedro Francisco Uczai, que eu tenho um respeito muito grande, e temos as nossas divergências políticas, evidentemente, somos de lados opostos, mas o Prefeito que tenha a sensibilidade e mande um pouco nessa cidade, faça valer a sua autoridade e converse com o cidadão de Chapecó, porque é inadmissível continuar do jeito que está. É um desrespeito com aquela sociedade.
O Sr. Deputado Reno Caramori - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Pois não!
O Sr. Deputado Reno Caramori - V.Exa. traz um assunto em que eu sou testemunha ocular. Inclusive ao adentrar em Chapecó, no sábado passado, eu me assustei, porque a grande maioria do trânsito foi jogada para algumas ruas.
A engenharia do trânsito de Chapecó está paralisando Chapecó. Eu até admito que a velocidade seja controlada no perímetro urbano, mas Chapecó está engatinhando. E existem semáforos nos pontos em que não há necessidade. Porque V.Exa. muito bem aqui disse da facilidade que é da evacuação do trânsito em Chapecó, pela formação da cidade, pelas avenidas.
Mas o que nos chamou a atenção foram as faixas que nós encontramos em toda a cidade colocadas pela comunidade, que pediu até, pelo amor de Deus, que fosse dinamizado o trânsito de Chapecó, que voltasse a ser o que era antes, para que toda a sociedade não seja penalizada.
V.Exa. muito bem frisou o engarrafamento de madrugada, um engarrafamento que em horas de pique nunca houve em Chapecó. Nós, que convivemos naquela terra, onde temos um complexo lá muito grande, estamos com problema até no trânsito dos ônibus, ou seja, foi criado um problema sério aos motoristas de ônibus no percurso do terminal rodoviário à garagem. Então, o povo que vive no dia-a-dia em Chapecó está enfrentando esse tipo de problema.
V.Exa. tem toda razão, acho que é importante que as autoridades, pelo menos a engenharia, tomem uma providência. E enquanto se procura fazer economia no Poder público, por outro lado, estão esbanjando recurso público em sinalização desnecessária. É óbvio que onde há um semáforo, tem que ter um monte de sinalização, mas aquele semáforo é dispensável, porque nós conhecemos o trânsito de Chapecó.
O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Pois bem, Deputado, diante da sua contribuição e da nossa manifestação, espero aqui sensibilizar o Poder público.
Não é ser contra por ser contra, mas é ser a favor da cidade. Uma cidade que já tem um desemprego elevado em Santa Catarina, uma cidade que está pagando muito caro com empresas que foram embora daquele Município. E agora, com esta ação extremamente radical, sem dialogar, sem oportunizar a ponderação dos empresários, dos comerciantes, que se sentem prejudicados pelas alterações, é uma medida autoritária e desrespeitosa, no meu modo de ver.
Então, faço este apelo ao Poder público municipal, que seja mais sensível aos apelos da sociedade. Porque senão, Deputados Reno Caramori e Antônio Carlos Vieira, a partir do ano que vem as alterações haverão de acontecer. A partir do ano que vem, podem ter certeza, haverão de ocorrer as alterações necessárias, de acordo com o desejo de toda aquela comunidade, que, acredito, é assim que se faz política. Não é simplesmente dizer que é democrático, que é participativo e não fazer nada. Isso é muito complicado. Entendo que tem de haver discurso, mas também a ação, acima de tudo.
E, por outro lado, faço mais um apelo também ao Poder público municipal. No lugar dos pardais que foram instalados ao longo do acesso da BR-282, seria extremamente importante que o Poder público municipal substituísse esses pardais pelas chamadas lombadas eletrônicas, pois a lombada eletrônica é um equipamento que a distância se visualiza, dá mais segurança ao trânsito, dá mais tranqüilidade ao motorista, e não tem como prioridade a notificação, mas sim a educação do trânsito.
Então, seria mais conveniente que o Poder público municipal fizesse essa alteração, tirasse os pardais que estão colocados ao longo do acesso Plínio Armindo Denez, substituísse por lombadas eletrônicas, que é mais inteligente, melhora o aspecto da cidade, dá mais segurança ao motorista, porque do jeito que está nós estamos correndo risco de vida. Nós já tivemos um acidente recentemente, com uma vítima fatal, que se assustou com o pardal numa curva, freiou bruscamente, rodopiou o seu veículo, bateu num caminhão e acabou perdendo a vida. A lombada eletrônica a pessoa visualiza a distância.
Seriam apenas alguns bons conselhos para os nossos amigos de Chapecó que governam aquela cidade, para o bem-estar de toda aquela sociedade.
Muito obrigado, Sr. Presidente!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)