Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputada Ana Paula Lima

93ª Sessão Ordinária - 02/12/2004

A SRA. DEPUTADA ANA PAULA LIMA - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, também quero registrar, com muita alegria, a presença dos alunos da Escola Básica Municipal Professor Oscar Unbehaun, que visita a Casa do Povo, a Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, juntamente com a professora responsável Sônia Guerreiro. Sejam bem-vindos!

Quero registrar, ainda, com muita alegria, as manifestações que tivemos nesta Casa, na tarde de ontem, dos Policiais Militares, quando foi aprovado, graças a Deus, pela maioria dos Deputados, o abono para esta categoria que faz um excelente trabalho de proteção ao cidadão no Estado de Santa Catarina.

Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, é com imensa alegria que ocupo a tribuna desta Casa para festejar com o nosso querido povo de Santa Catarina a vinda do Presidente Lula, na próxima sexta-feira, para cumprir, como tem sido o seu estilo, a palavra empenhada ao povo catarinense, iniciando uma verdadeira cruzada contra o flagelo que é a BR-101 Sul. Posso, assim, afirmar da dura convivência que temos suportado naquela rodovia, que tem vitimado e causado feridas irreparáveis à nossa gente.

A vinda do Sr. Presidente da República representa a consolidação de um sonho da esperança de toda a nossa população, em razão dessa obra não se tratar apenas de uma obra endereçada aos irmãos do Sul do Estado, mas sobretudo de uma infra-estrutura imperativa e inexorável para o crescimento e desenvolvimento do Estado de Santa Catarina, do Sul do Brasil e do próprio País.

Mas, Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, é importante ainda aqui dizer que mais do que isso, a vinda do Sr. Presidente esta semana representa e simboliza o selo de competência e de compromisso com o povo brasileiro, a despeito do que alardeou, através da imprensa, o ex-Presidente das privatizações, um entreguista, um antinacionalista que, de forma jocosa e debochada, ousou chamar o nosso Governo de incompetente e que o rei estaria nu, referindo-se ao grande líder e estadista Luiz Inácio Lula da Silva.

Ora, Sr. Presidente e Srs. Deputados, logo ele que deixou este País despido do seu patrimônio, que deixou, como no caso da BR-101/Sul, sua marca de incompetência carimbada com o sangue das vítimas pelas tragédias lá ocorridas.

Governar, antes de mais nada, é honrar a palavra empenhada e no mínimo ter a humildade de reconhecer em público a impossibilidade de cumprir as vontades políticas, que deixam de estar ao seu alcance por não encontrar condições imperativas.

Eu tenho certeza que isto ao Presidente Lula não lhe falta e nunca lhe faltará, porque é movido sempre com a alma própria dos grandes homens, diferente da pedância, da arrogância do Senhor de Sorbone, que além de vender o nosso País, levou-o à beira da falência.

Por outro lado, Srs. Deputados, além desta boa notícia da BR-101/Sul, quero também festejar com o povo catarinense e com o povo brasileiro os números anunciados, ontem, pelo Ministro Palocci acerca da nossa economia, do crescimento de 5% do PIB em comparação a 2003, o maior índice dos últimos nove anos, onde somente na construção civil chegamos ao recorde de mais de 11% de crescimento, queda vertiginosa e permanente do índice do desemprego, do sumiço praticamente do chamado Risco Brasil.

Tudo isso revela um robusto caminho de desenvolvimento para ampliar o combate sobretudo da miséria e do desemprego. Aliás, é bom lembrar que foi a grande herança não menos trágica do Governo de Sorbone.

Não há dúvidas de que o País caminha a passos largos para a paz e a justiça social, tão almejadas por milhões de irmãos brasileiros.

Por isso quero concluir, Sr. Presidente, fazendo um apelo ao Sr. Governador Luiz Henrique da Silveira, ao seu Partido, ao PMDB, para que continue apoiando o Governo do Presidente Lula, a fim de que não se perca em desventura; a fim de ajudá-lo na governabilidade tão necessária e imprescindível ao Brasil; a fim de ajudar a fortalecer ainda mais a esperança que o povo brasileiro deposita na figura do Presidente e para que atos como esse, Deputado Manoel Mota, da realização tão esperada da duplicação da BR-101/Sul e do crescimento econômico, façam crescê-lo ainda mais com a ajuda de todos nós.

Que esse movimento histórico que estamos vivenciando seja, portanto, um momento para revigorarmos a luta permanente de todos aqueles que querem um Brasil justo, fraterno e igualitário.

Quero aqui, Sr. Presidente e Srs. Deputados, agradecer, de coração, ao Presidente Lula que teve a sensibilidade e irá, na tarde dessa sexta-feira, concluir e realizar uma promessa de campanha, que é a duplicação tão esperada da BR-101/Sul.

Muito obrigada!

(Palmas)

(SEM REVISÃO DA ORADORA)