Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Jaime Mantelli

74ª Sessão Ordinária - 10/10/2002

O SR. DEPUTADO JAIME MANTELLI - Sr. Presidente e Srs. Deputados, nesse momento pós-eleitoral é importante que venhamos a ocupar a tribuna para fazer algumas considerações a respeito do último pleito.

Inicialmente, precisamos, efetivamente, agradecer a colaboração dos amigos; dos colegas da Segurança Pública, notadamente da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e de setores da Polícia Civil; da sociedade civil; do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado de Santa Catarina; do movimento da terceira idade. Enfim, queremos agradecer a todos os segmentos que estiveram participando do pleito eleitoral e dando-nos o apoio que culminou com o total de 11.926 votos.

Foi uma votação bem aquém daquela que estava projetada em relação ao nosso projeto de reeleição. Mas esse número contempla, efetivamente, o trabalho, a dedicação e o esforço de muitas pessoas muito queridas por nós e que levaremos na mais alta conta em todos os dias da nossa trajetória.

É importante também que se faça algumas considerações a respeito do comportamento do eleitor de Santa Catarina.

O Deputado Heitor Sché disse bem, quando se pronunciou há pouco desta tribuna, que um grande número de processos, alguns tramitando por mais de uma década, continuam se arrastando pelos tribunais; processos esses que comprovam muito claramente o exercício da improbidade administrativa praticada por algumas pessoas quando exerciam mandatos de Prefeitos e outros cargos e que nesse pleito tiveram votações expressivas.

Várias pessoas, desde Senador até Deputado Estadual, altamente maculadas na questão da dignidade, acabaram recebendo votações expressivas. Só teve uma vítima nesse particular - e faço coro com o Deputado Heitor Sché -, que é o caso do Deputado Ivo Konel. Com um único processo, acabou sendo a grande vítima da ação desalinhada do processamento judicial, fazendo com que ele tivesse a sua candidatura cassada. E agora também há uma proposta de cassação do cargo que está ocupando, no caso de Deputado Estadual.

Quero dizer, desde já, dentro do quadro colocado e conhecendo, como conheço, o Deputado Ivo Konell e também a ficha policial de alguns recém-eleitos, que, vindo para o Plenário a manifestação de cassação do atual mandato do Deputado Ivo Konell, a minha posição será radicalmente contrária.

Vou estar solidarizado com o Deputado Ivo Konell, porque entendo que ele acabou sendo vítima de uma ação totalmente fora de hora, fora de propósito, e que isso, efetivamente, não faz justiça.

Queremos também dizer que nesse pleito eleitoral, numa candidatura como a nossa, que sempre teve forte a conotação do voto classista, deu para compreender que vários fatores hoje são bem diferentes do que eram há quatro anos.

Então, aquele espírito de corpo que existia dentro da Polícia Militar e da Segurança Pública já não existe mais, porque hoje muitos se dispersaram votando com inspiração religiosa. Tivemos muitos integrantes da Polícia Militar que votaram pela questão religiosa e não pela questão da classe.

Muitos votos foram doados para vários candidatos com origem na própria Polícia Militar, mas sem nenhuma perspectiva de eleição, mostrando que o grupo Policial Militar é o que mais tem a aprender em questão de política eleitoral, de política partidária e política de segurança pública. E assim acabaram votando em candidatos sem essas perspectivas e fazendo com que o prejuízo fosse iminente; prejuízo que vem numa hora que entendemos importantíssima para o futuro da Segurança Pública na medida em que a próxima Legislatura será o momento para as grandes transformações, na qual já teremos em andamento a implantação do processo efetivo de reforma da Segurança Pública.

E esta Casa não terá nenhum representante nem da área da Polícia Militar nem da área da Polícia Civil que venha fazer o contraponto junto com o lobby que se formará defendendo interesses particulares de pequenos grupos, notadamente da cúpula, e também pelo fato de que os Parlamentares que não têm experiência na área da Segurança Pública tenderão muito mais a atender apelos do que necessariamente apresentar propostas de efetiva resolução das questões de Segurança Pública.

Com certeza, digo isso com fundamento de 25 anos de experiência na Segurança Pública. Entendo que esse era o meu melhor momento, um momento extremamente amadurecido de fazer um trabalho de contribuição muito grande para esse processo de reforma da Segurança Pública.

Agora, resta-nos, como espectadores, evidentemente, fazer a torcida para que os novos eleitos tenham o maior êxito, porque o sucesso dos 40 Deputados seguramente corresponderá à expectativa que a sociedade concentrou nos eleitos.

De nossa parte, vamos continuar trabalhando dentro de tudo aquilo que nos for permitido fazer, evidentemente que num espaço bem mais reduzido, Deputado Rogério Mendonça.

E mesmo com o resultado adverso, nesse momento temos a alegria de somar a maior votação dentre todos os candidatos com origem na Polícia Militar. Foi um número significativo que mostra que nós, efetivamente, poderemos continuar, dentro do que nos for permitido, a fazer o máximo para que os encaminhamentos futuros da Segurança Pública sejam bem conduzidos.

Faremos isso sem amargor e sem nenhum sentimento negativo, porque entendemos que oito anos de experiência aqui nesta Casa foram extraordinários e deixam um legado de trabalho muito bem feito.

O Sr. Deputado Rogério Mendonça - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO JAIME MANTELLI - Pois não!

O Sr. Deputado Rogério Mendonça - Deputado Jaime Mantelli, gostaria de dizer que foi feita muita justiça nesta eleição. Vários Deputados, pelo seu trabalho, pela sua produção dentro desta Casa, pela presença em Plenário e nas Comissões, com a apresentação de projetos, retornaram à Assembléia. Mas é verdade também que houve muitas injustiças. E com toda certeza V.Exa. foi um dos mais injustiçados.

Acompanhei de perto os quatro anos do seu trabalho. Eu sempre dizia que até me espelhava em V.Exa., pois sempre o admirei muito como homem e como cidadão, dentro da sua família. Aqui aprendi a conhecê-lo e, com toda a certeza, já houve neste Poder outros Deputados com a sua capacidade de produção e de trabalho. Mas V.Exa., com certeza, destaca-se ao longo da história desta Casa. Realmente, é uma grande injustiça com V.Exa.

E eu fico me perguntando, Deputado Jaime Mantelli, de que maneira a sociedade avalia os Parlamentares. Avalia pelo trabalho dentro desta Casa, pelo poder econômico, como o Deputado Heitor Sché colocou em relação a determinadas candidaturas... E o referido Deputado teve uma atuação muito brilhante, com muita honestidade e seriedade, como o Deputado Ronaldo Benedet. Pessoas iguais a V.Exas. sempre tiveram uma atuação exemplar. A própria imprensa os premiou por esse trabalho que V.Exas. desempenharam.

Então, lamentei, quando vi a relação, até pelo número de votos, pela sua ausência nessa próxima legislatura. É uma perda para esta Casa e para a sociedade catarinense.

Infelizmente, a avaliação que fazem dos Parlamentares não é justa. Muitos voltaram por justiça, mas houve muitas injustiças, e, com certeza, V.Exa. foi o maior injustiçado desta eleição em Santa Catarina.

Muito obrigado pelo aparte!

O SR. DEPUTADO JAIME MANTELLI - Muito obrigado, Deputado Rogério Mendonça, pela bondade com que sempre se portou em relação a nós. Eu não esperava outra manifestação que não fosse esta, mas, evidentemente, não posso ter a pretensão de entender como mérito da nossa parte, mas que nasce efetivamente da bondade de V.Exa.

Mas fico feliz que Parlamentares da estirpe de V.Exa. continuem nesta Casa, e tenho certeza de que este é um referencial de grande qualidade.

Eu solicito ao Presidente da Mesa mais alguns minutos, para que possa concluir dizendo que, como democrata convicto, aceito o resultado das eleições sem amargura, sem nenhum sentimento negativo, e que os meus ideais não ficaram menores em função do resultado eleitoral.

O trabalho que foi reservado a nós vamos continuar fazendo em outra dimensão bem menor, evidentemente, pelo espaço que perdemos, mas vamos continuar fazendo. A grande lição que nos resta, agora, é a de que a lógica, as razões que levaram o eleitor a decidir o seu voto ficam secretas dentro da própria urna. Então, jamais ninguém vai conseguir interpretar o resultado de uma eleição.

Por isso, nosso respeito à decisão do povo catarinense, e vamos continuar torcendo pelo sucesso de todos.

Neste momento, vamos contribuir dentro do que estiver ao nosso alcance, para que tenhamos Lula Presidente da República, para fazer a grande mudança, para acabar com essa coisa, essas sacanagens que estão sendo praticadas neste País.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)