Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Ronaldo Benedet

16ª Sessão Ordinária - 27/03/2002

O SR. DEPUTADO RONALDO BENEDET - Sr. Presidente e Srs. Deputados, o Deputado Nelson Goetten veio à tribuna no dia de hoje para responder a nossa intervenção do dia de ontem.

Volto a dizer, Deputado Nelson Goetten, que este é um Governo, sim, de espuma, é um Governo de pirotecnia. E desafio V.Exa. para fazermos o perfil da dívida do Estado de Santa Catarina, que hoje chega quase à casa dos R$7 bilhões.

Desafio V.Exa. para trazer a origem das dívidas do Estado de Santa Catarina, quem as fez, quem as compôs, de onde elas vêm, Deputado Nelson Goetten!

Vamos ver a sua origem, desde os tempos do Besc, do tempo em que essas dívidas foram se incluindo, os Governos que deram origem, não os Governos que as consolidaram, não os Governos que fizeram e as parcelaram, mas os Governos que deram origem a essas dívidas.

Não sei se V.Exa. morava em Santa Catarina, ainda em 1987, quando o falecido Pedro Ivo Campos, do PMDB... E V.Exa., quando citar o nome deste Partido, tenha muito respeito, porque este Partido é que construiu a democracia! Para V.Exa., que nasceu na ditadura militar, é muito fácil usar a tribuna democrática que nós, do PMDB, conquistamos para V.Exa. vir aqui falar, a fim de poder concorrer às eleições. Nós lutamos pela democracia para o seu Governador poder concorrer às eleições livres e democráticas.

V.Exa. não tem moral para falar uma palavra contra o PMDB. Se alguma pessoa do PMDB errou, ela teve que pagar nas suas eleições. Agora, temos orgulho do Partido que fazemos parte. Temos orgulho de Pedro Ivo Campos que saneou este Estado que ficou falido, pendurado não só nos cartórios comuns, mas nos cartórios da Nação. Pedro Ivo Campos resgatou a dívida do Estado e teve que pagar as dívidas do Governador que V.Exa. defende hoje, pois ele deixou cheque sem fundo neste Estado, a falência da Cidasc, da Celesc, o Besc quebrado, falido e destruído. E agora de novo pelo seu Governo falido e destruído.

Ora, Deputado Nelson Goetten, V.Exa., infelizmente, não como pessoa, que eu respeito, não tem moral como político de vir aqui falar do PMDB.

E é pirotecnia, é só fogo de palha para tentar impressionar e tirar a atenção para o povo que nos vê e que nos assiste.

É muito triste querer passar para Santa Catarina as dívidas do Besc, mais de R$2 bilhões de endividamento com essa doação, essa quebradeira, essa dilapidação do patrimônio público que foi a entrega do Besc, agora, que nem venda posso concordar que foi.

Então, Deputado Nelson Goetten, quero dizer que não posso aceitar nenhum dos argumentos que V.Exa. fez ao criticar o nosso Partido, o PMDB, Partido ao qual pertenço. Foi o meu primeiro Partido, fui filiado ao antigo MDB e tenho muito orgulho em participar dele.

O Sr. Deputado Rogério Mendonça - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO RONALDO BENEDET - Pois não! Vou conceder um aparte a V.Exa., porque foi citado no discurso do Deputado Nelson Goetten.

O Sr. Deputado Rogério Mendonça - Deputado Ronaldo Benedet, percebemos que os nossos adversários ficam tristes, preocupados, enraivecidos quando chegamos nesse ponto, inclusive, do atual Governo e temos a coragem de comparar o que foi feito pelo Governo Paulo Afonso e pelo que está sendo feito agora, porque na verdade este Governo, repito, além de ser um Governo pirotécnico, só tem espuma e na verdade nada faz.

Estamos vendo exatamente isso que está aí a olhos vistos, exatamente o nosso Banco do Estado, o Besc, vendido; a dívida de Santa Catarina praticamente dobrou e eles começam a analisar o que foi feito nos seus Municípios. E, ontem, conversando com alguns aqui, disseram que era verdade, pouco ou nada tem sido feito nos Municípios.

Até para responder ao Deputado Nelson Goetten vou preparar um relatório de todas as obras feitas no Alto Vale do Itajaí pelo Governo anterior e pelo atual.

O SR. DEPUTADO RONALDO BENEDET - É isso! Tem de desafiar e trazer algo para fazer comparações!

O Sr. Deputado Rogério Mendonça - Quero fazer a comparação começando pela cidade onde fui Prefeito, Ituporanga, que até hoje a população não sabe como tanta coisa foi feita, porque por parte deste Governo nada foi feito no Município!

O ex-Prefeito de Ibirama está no Plenário e pode comprovar o grande número de obras realizadas naquele Município no Governo Paulo Afonso. Agora, por exemplo, a esse mesmo Município, vamos ver o que foi feito pelo Governo do Estado. Nada! Se alguma coisa que está sendo feita, é em função do Deputado Federal João Matos que, com recursos vindos de Brasília, como é a regra nos demais Municípios do Alto Vale, porque, infelizmente, por parte deste Governo nada está acontecendo.

Vou trazer os dados, os números, para comprovar a grande quantidade de obras que Paulo Afonso realizou em todo o Alto Vale do Itajaí.

O SR. DEPUTADO RONALDO BENEDET - Agradeço o seu aparte, Deputado, que veio enriquecer o nosso pronunciamento.

O Deputado Nelson Goetten coloca, com muito orgulho, o Governo do PPB na Capital, através da Prefeita Ângela Amin, a quem respeitamos. Mas a nossa crítica é sobre a concentração dos recursos do Estado que não precisa ser através de convênios, é o carreamento dos recursos do povo de Santa Catarina exclusivamente para a Capital, porque infelizmente, se investe muito em obras, mas na área social praticamente nada! É o modelo deste Governo que V.Exa. tanto defende.

Ainda ontem à noite vi uma criança, com menos de 10 anos, pedindo esmola numa sinaleira, e quando voltei, depois das 11h, a mesma criança continuava lá. Isso é uma absurdo! Isso é fruto de uma política errada que vai levar a problemas sociais. Há o embelezamento, mas há problemas sociais profundos na Capital. E quem reside aqui é quem acaba dando o mau exemplo.

Agora, digo e repito que, infelizmente, o que se faz aqui é uma oligarquia política entre Prefeito da Capital e Governador. Isso não pode mais acontecer em Santa Catarina.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)