37ª Sessão Ordinária - 07/05/2002
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Sr. Presidente e Srs. Deputados, inicialmente precisamos fazer um registro do importante momento que viveram o Governo e Santa Catarina, na última sexta-feira, quando da inauguração do primeiro aéreo gerador no Programa de Energia Eólica, que é esse projeto alternativo de geração de energia que está sendo implementado em Santa Catarina a partir de ações concretas e de mais uma ação determinada, competente e progressista do nosso Governo da Coligação Mais Santa Catarina.
A Serra viu e vislumbrou, na última sexta-feira, mais uma oportunidade não só de sair na frente, mais uma vez, mas do pioneirismo desse projeto novo que começa a ganhar espaço em Santa Catarina, e viu se constituir no topo da Serra do Rio do Rastro mais um atrativo turístico.
Que belíssima é aquela obra e vale a pena conhecê-la! Os catarinenses e os brasileiros, que já contemplavam as belezas naturais da Serra do Rio do Rastro, que no primeiro Governo do Esperidião Amin teve a sua pavimentação asfáltica e que agora, no segundo Governo, teve a sua iluminação, agora poderão ver que aquela Serra está embelezada ainda mais com o aéreo gerador, com essa nova paisagem que lá está sendo implementada.
Foi um momento belíssimo e temos certeza de que, a partir daquele equipamento, veremos muito mais turistas chegando à Serra do Rio do Rastro para contemplarem as suas belezas naturais e as belezas que estão sendo colocadas a partir de um Governo responsável, realizador e que está abrindo novas oportunidades para o povo catarinense.
E por falar em novas oportunidades, preciso manifestar aqui de novo a minha estranheza - e já manifestei num primeiro momento, quando aparteava o Deputado Odacir Zonta. Mas agora fiquei mais perplexo ainda quando vi, no horário destinado ao seu Partido, o Deputado Francisco de Assis, do PT, vir aqui espernear, reclamar e tecer críticas novamente ao Deputado Sandro Tarzan, que na semana passada estava na interinidade da Presidência desta Casa, bem como ao Governador Esperidião Amin e ao assessor de imprensa do Governador, o Sr. José Carlos Soares, conhecido como Zico.
É verdade que foi o Zico que trouxe o material e que fez a entrega do material na reunião da CAE para que a TVAL pudesse colocá-lo no ar. Mas o fez atendendo àquilo que acordaram o Governador Esperidião Amin e o Deputado Sandro Tarzan, que estava no exercício da Presidência da Assembléia.
Penso, e volto a repetir, Srs. Deputados, que eventos como aquele ocorrido na CAE deveriam ser mostrados para Santa Catarina em rede estadual de televisão; deveriam ser publicados em todos os jornais e ser retransmitidos pelas rádios para o povo catarinense perceber, mais uma vez, o que é a recuperação do crédito, o que é um Governo que tem um jeito de ser do povo catarinense, porque o povo é honesto, cumpre com as suas obrigações, honra os seus compromissos, não á caloteiro e faz aquilo que determina a legislação, assim como o Governo está fazendo.
Num passado não muito distante as sessões do Senado da República mostravam atos e fatos dos governantes de Santa Catarina que não refletiam aquilo que é o caráter, aquilo que é o comportamento da gente catarinense.
Há pouco tempo, quando as sessões do Senado da República se referiam a Santa Catarina, referiam-se nas páginas policiais, falavam do maior escândalo vivido pelo nosso Estado ou praticado por um gestor público do nosso Estado, que foi o escândalo do precatórios. E, lamentavelmente, os patrocinadores desse escândalo continuam impunes.
Esperamos que muito brevemente possamos ver a imputação dos crimes cometidos por essa gente acontecer efetivamente e os Cofres de Santa Catarina serem ressarcidos desse dano que foi causado ao erário e à gente catarinense.
Quando o povo de Santa Catarina assistia àquelas sessões do Senado, certamente se envergonhava muito, porque não era daquela forma que se comportava a gente catarinense. E, com toda a certeza, o orgulho do catarinense ficava ferido ao ver cada uma daquelas sessões da CPI dos Precatórios no Senado da República.
Agora, por que uma sessão como essa realizada pela CAE não deve ser mostrada, se é exatamente a exaltação do caráter e da moral do povo de Santa Catarina?! Aquela sessão nos orgulha, sim, enquanto Governo, orgulha-nos enquanto membros da coligação Mais Santa Catarina, orgulha-nos enquanto correligionários do Governador. Mas orgulha, acima de tudo, a gente catarinense, que viu o seu Governo e o seu Estado serem enaltecidos pela reunião da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado da República, por Senadores de todos os Partidos.
Talvez isso é que tenha gerado o desconforto; talvez por isso essas lamentações, esses protestos de alguns Deputados, que se manifestaram através dos jornais, e hoje do Deputado Francisco de Assis, que se manifestou nesta tribuna.
Talvez o Deputado não tenha como explicar para a sua gente, para os seus eleitores o porquê de um Senador do PT elogiar tanto o Governo, o Governador e o Estado de Santa Catarina. Talvez essa seja a dificuldade, penso que esta seja a razão da reclamação, porque não há outra justificativa por que não tornar público um momento de exaltação do nosso Estado.
Nós nos sentimos orgulhosos, enquanto catarinenses, ao vermos Senadores, Opositores ferrenhos ao nosso Partidos, Opositores ferrenhos a nossa coligação, sendo justos, coerentes e honestos com suas posições e elogiando as ações de um Governo que recuperou a credibilidade, que deu a volta por cima e que tirou Santa Catarina do atoleiro e das páginas policiais.
Talvez por isso, Srs. Deputados, é que esses que reclamaram tenham ficado tão indignados. Esta é, sim, a função da TVAL: ela tem de transmitir e falar a verdade! Por que omitir um momento de verdade, de reconhecimento, de exaltação do Governo e do povo catarinense? Talvez porque não tenham conseguido. Afinal de contas, foram US$300 milhões para o BID IV e US$106 milhões para Microbacias II.
Certamente, os que reclamam já vislumbram no horizonte muitas obras, muitas ações e, conseqüentemente, a manutenção deste Governo que é vencedor e que é vitorioso para Santa Catarina.
Se analisarmos o que aconteceu aqui para aprovarmos a autorização para a contratação do BID IV, dos US$300 milhões, e as dificuldades que tivemos, veremos que graças à parceria, à transparência, à responsabilidade e o compromisso de 20 Deputados da base do Governo e do Deputado Romildo Titon, da Bancada do PMDB, conseguimos aprovar aqui aquela matéria. E agora, para exaltação do povo catarinense, a aprovação, pela maioria esmagadora dos Senadores da República, com apenas uma abstenção muito mais por questão ideológica com relação ao endividamento do que efetivamente ao contrato que se debatia naquela sessão...
Enquanto catarinense, volto a repetir: gostarei de ver aquela sessão transmitida na íntegra, em cadeia de rádio e televisão, e estampada em todos os jornais para que o povo catarinense possa celebrar, definitivamente, a reconquista, a recuperação da sua moral, da credibilidade e dos bons tempos para Santa Catarina, que haverão de ser duradouros.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)