33ª Sessão Ordinária - 18/05/2004
O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, eu queria, com muita honra, cumprimentar o Sr. Odair Paganini e sua equipe de trabalho, que vieram prestigiar este Parlamento, que vieram reivindicar a feitura de obras na avenida Avante Rovaris, na qual eu tive oportunidade de trafegar na noite passada.
Eu até brinquei, dizendo que os buracos estavam fora da avenida, já que não havia lugar dentro dela. Entretanto, tenho certeza de que hoje sairemos daqui com uma resposta, se Deus quiser.
Mas queria, Deputado Herneus de Nadal, perguntar o seguinte: V.Exa. sabe em que mês estamos? Estamos no mês de maio. Está aberta a pesca à tainha. E eu espero que Florianópolis se prepare, porque as tainhas estão chegando. Com certeza vamos ter grandes lances de tainha.
Sendo assim, não poderia deixar de registrar que, com grandes lances de tainha, certamente ocorrerá a Festa da Tainha, e eles saberão como ela deve ser realizada.
Mas, Sr. Presidente e Srs. Deputados, eu estranhei, mas estranhei muito, causou-me uma estranheza a toda prova, ver que determinada cadeira do Plenário não está vazia hoje, como eu pensei que estaria. Eu achei que a cadeira do Deputado Joares Ponticelli estaria vazia, porque S.Exa., que é o grande defensor do PP neste Parlamento, estaria no lançamento da candidatura do seu chefe, Paulo Maluf, em São Paulo.
Então, eu estranhei, porque o Deputado Joares Ponticelli não foi a essa festa. Hoje, São Paulo deve tremer, porque está ocorrendo o lançamento da candidatura do Sr. Paulo Maluf. Deverá haver uma festa estupenda, e o Deputado Joares Ponticelli não foi! Será que não encontrou vôo para ir? Deve ter sido isso, porque ele não se deslocou para São Paulo! E é uma pena que não compareça à grande festa do lançamento da candidatura de Paulo Maluf à Prefeitura de São Paulo.
O Sr. Deputado Reno Caramori (Intervindo) - Eu não fui convidado!
O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - V.Exa. não foi a São Paulo? Mas eu estou-me referindo ao Deputado Joares Ponticelli, que é o grande defensor do PP. Eu esperava que ele estivesse lá hoje, com foguetes na mão, fazendo um verdadeiro tiroteio na festa do Sr. Paulo Maluf, festa para todo Brasil ver, da candidatura a Prefeito de São Paulo. Eu não sei o que houve! Ele deve ter perdido o vôo ou se atrapalhado no meio do caminho.
Na semana passada, os jornais do País inteiro falaram dos bilhões de dólares que foram depositados no exterior. Em apenas um dia, mais de 300 milhões de dólares foram depositados na conta de Paulo Maluf, que é o chefe, o Presidente de Honra do PP do Brasil. Ou não é? Se não é, que me desculpem. Parece-me que é o Presidente de Honra do PP do Brasil. E o Deputado Joares Ponticelli, lamentavelmente, perdeu essa grande festa em São Paulo, ele, que é um grande defensor...
Falar com o Quércia? O Quércia perto de Paulo Maluf é como Jesus Cristo perto do diabo. É por aí. Não tem outra forma. Desculpem o palavreado.
O Sr. Deputado Antônio Carlos Vieira - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Pois não! V.Exa. sabe que nunca na minha vida deixei de dar um aparte para um Colega, mas gostaria que fosse rápido.
O Sr. Deputado Antônio Carlos Vieira - Serei muito rápido. Parece que a candidatura de Paulo Maluf assusta muita gente. Assusta o PT, o PMDB, agora, realmente, querer comparar, de forma muito distinta, o Orestes Quércia e o Paulo Maluf, é muita distância também, vamos igualá-los um pouco.
O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Até acho que V.Exa. tem razão em fazer questionamentos sobre Paulo Maluf, porque nós tínhamos um levantamento real de quando chegou um jatinho de dinheiro na campanha da Prefeita Angela Amin. Não estamos esquecendo, e esse dinheiro ainda veio arrancado pelos R$ 10 milhões das famosas precatórias em que o Amin foi o Relator. Nós ainda, graças a Deus, temos uma memória boa e não esquecemos para poder registrar na tarde de hoje.
Gostaria de dizer que, com certeza, façam bom proveito da grande festa do Brasil, porque o maior Município do Brasil é São Paulo, e é uma boa festa.
Mas gostaria de dizer da minha preocupação. Cada dia nos preparamos para poder conduzir o processo, para poder ser parceiro, retomar tudo o que queremos, mas a minha região ainda continua vivendo um clima muito ruim, muito difícil. Passamos primeiramente pelo ciclone, que veio destruir toda a minha região. Hoje, as empresas continuam descobertas, e as Prefeituras Municipais de todas as regiões do Sul do Estado, da Amesc, da Amurel, ainda estão aguardando os recursos. Tem muita burocracia, muita documentação. Como é difícil, bate aqui, vem para cá, vai para a Defesa Civil, e as coisas não acontecem na prática.
Nossos Prefeitos Municipais, principalmente da minha região, vão ficando desesperados, porque precisam de recursos para atender as escolas destelhadas, os prejuízos das Prefeituras. Estamos aguardando uma decisão da vinda de recursos, porque foi assumido o compromisso também pelo Ministro, mas na verdade não consigo viabilizar. Isso faz com que as coisas fiquem difíceis. Tudo o que vai para o Sul é difícil. É difícil se conseguir a duplicação, porque ela vai para o Sul, é difícil se conseguir as ações das obras, porque é para o Sul, é difícil o término daquela barragem do Rio São Bento. Tudo o que é para o Sul é difícil.
De repente, temos até que analisar o nosso caminho, porque até aqui as coisas vêm com facilidade, mas daqui para lá é uma dificuldade. Então, não posso deixar de colocar esse sentimento. Sinto dificuldade em ter as obras para o Sul.
Queremos um tratamento igualitário, não queremos um tratamento diferenciado, mas igualitário. Somos igual em Santa Catarina, igual a outros Estados da Federação. Então, precisamos de um carinho muito forte para com a nossa região.
O Sr. Deputado Rogério Mendonça - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Pois não!
O Sr. Deputado Rogério Mendonça - Obrigado pelo aparte, Deputado Manoel Mota, nosso grande Líder. Mas acho justa a sua preocupação em relação aos Municípios atingidos pelo ciclone, pela seca, enfim, por essas intempéries todas em Santa Catarina. E precisamos, o quanto antes, ser atendidos pela Defesa Civil não só do Estado como também e principalmente do Governo Federal.
Deputado Manoel Mota, quero fazer referência a um grande protesto que está sendo feito por um Município lá do Alto Vale, o Município de José Boiteux, em que o Prefeito Augustinho Fusinato reclama que não foi incluído entre os Municípios que deverão receber recursos da Defesa Civil e do Governo Federal. Com certeza, de todo o Alto Vale do Itajaí foi o Município mais atingido pela seca e não está incluído na relação dos Municípios beneficiados, enquanto outros Municípios do Alto Vale estão incluídos.
Então, incluí-me nesse seu protesto em nome do Município de José Boiteux, lá do Alto Vale do Itajaí.
O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Agradeço ao seu aparte e incorporo-o ao meu pronunciamento. Digo o seguinte: nós temos hoje 172 Municípios ou com emergência ou com calamidade pública. São as estiagens do Oeste, as chuvas de granizo da Região Serrana, o ciclone do Sul e as enchentes.
Então, o Estado realmente vive com dificuldades, e nós precisamos, imediatamente, de uma ação de recursos para que possamos atender tudo isso.
Está toda a documentação encaminhada, e esperamos que o Governo Federal, que já havia prometido, possa rapidamente liberar esses recursos para que a nossa região seja contemplada.
(Discurso interrompido por término do horário regimental)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)