Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Afrânio Boppré

86ª Sessão Ordinária - 16/11/2004

O SR. DEPUTADO AFRÂNIO BOPPRÉ - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, eu venho à tribuna, no dia de hoje, para trazer um tema que considero extremamente importante, na medida em que milhares de catarinenses, angustiados, vêm sofrendo à espera de uma solução para o terrível problema da saúde no interior do Estado. Os Prefeitos estão angustiados, aflitos, pois querem atender melhor os seus munícipes, os nossos cidadãos.

Quero aqui recordar que este tema, durante a eleição de 2002, foi amplamente discutido, debatido, e ficou conhecido por uma definição do então Governador eleito Luiz Henrique da Silveira, como sendo a "ambulancioterapia".

Eu estive recentemente no Hospital Celso Ramos, para ver de perto o atendimento da nossa população e confesso que fiquei surpreso, surpreso do tamanho da fila das ambulâncias que chegam de todos os cantos deste Estado.

Diria, talvez, o Governador Luiz Henrique da Silveira, aqui na tribuna, assim, Deputado Lício Silveira: ambulâncias que vêm por toda Santa Catarina, de tudo quanto é canto, de tudo quanto é chapa. As ambulâncias chegam na tentativa de resolver a aflição do nosso povo sofrido, de tentar resolver aquilao que foi promessa de eleição: que da nosso povo sofrido, de acabar com a terapia da ambulância.

Certamente nessa eleição municipal não faltou oportunidade para dezenas, centenas de candidatos a Prefeito renovar o que eles entendem o que deve ser a política de saúde número um no Município, ou seja, comprar uma nova ambulância para trazer os pacientes para Florianópolis.

Então, eu venho à tribuna exatamente para denunciar e até perguntar se não seria o caso, Deputado Antônio Ceron, de a própria Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina fazer uma blitz, ir ao hospital para verificar de perto, Deputado Lício da Silveira, o sofrimento desse povo.

Eu fiz uma visita de manhã cedo, verifiquei a situação e também me dei ao trabalho de tomar imagens, cenas, que mostram como está hoje a situação aqui em Santa Catarina do atendimento dos Municípios. O que me traz, inclusive, a suspeita de que o que está acontecendo na área de saúde é mais um elemento para se questionar a estratégia adotada do Governo da tão proclamada descentralização para justificar as 29 Secretarias Regionais.

Peço à área técnica, por gentileza, para expor as cenas, para termos uma idéia aqui, no Plenário, Deputado Mauro Mariani, da situação do interior do Estado - V.Exa. foi Prefeito e conhece bem a realidade do nosso Estado -, para que pudéssemos conhecer como está a situação dos Municípios, o atendimento da saúde no nosso interior.

As cenas foram tomadas ainda na semana passada. E pediria a atenção de V.Exas.

(Procede-se à projeção do vídeo.)

Então, esses são os depoimentos. Esses cidadãos que falaram são motoristas que saem às 5h e voltam no final da tarde. Muitos deles fazem isso diariamente, de segunda-feira a sexta-feira. Eu mesmo vi Prefeituras que nem mais ambulâncias usam, já usam microônibus. Eu vi uma Prefeitura com dois microônibus estacionados um ao lado do outro. Essa demonstração já virou vício. Isso é sinônimo de política pública no Estado de Santa Catarina. Essa é a ambulancioterapia que o Governador Luiz Henrique da Silveira faz há dois anos. Espero que nos próximos dois anos consiga honrar o compromisso de acabar com a ambulancioterapia, até porque, com a estratégia da descentralização, nas 29 Secretarias Regionais, em cada uma delas, temos um Coordenador Regional de Saúde.

Se o Governador Luiz Henrique da Silveira não sabe como está a situação, até porque anda viajando demais, seria bom que fosse na porta dos hospitais visitar o povo, porque no mínimo deveriam os Coordenadores de Saúde das Secretarias Regionais deveriam tomar conhecimento desse tipo de situação.

Então, espero que não fique apenas na denúncia, porque a nossa função como Deputado é fiscalizar, denunciar, trazer assuntos para serem discutidos e traduzidos em ações concretas, em políticas públicas por parte de quem é responsável.

Quem é o responsável, quem assumiu o compromisso? Foi o Governo do Estado, o Chefe do Poder Executivo e na condição de candidato o Governador Luiz Henrique da Silveira. Por isso, sinto-me muito à vontade, na condição de Deputado, de vir aqui defender o interesse do povo de Santa Catarina.

É para isso que somos pago. É para isso que estamos aqui, ou seja, para exigir soluções, inclusive compromissos de campanha do Governador Luiz Henrique da Silveira.

Por isso, trago esse assunto e peço inclusive à própria Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa para que também tome providências e encaminhe uma cópia desse DVD ao Governo, no sentido de que possa tomar conhecimento da nossa situação.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)