Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputada Professora Odete de Jesus

20ª Sessão Ordinária - 12/04/2005

A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, na sexta-feira estivemos na cidade de São Francisco do Sul, juntamente com a Deputada Ana Paula Lima e os Deputados Wilson Vieira e Nilson Gonçalves, autoridades, o Prefeito daquela cidade, honrando a presença do nosso Presidente em exercício, Senador José Alencar, que recebeu das mãos do nosso Governador do Estado a Medalha Anita Garibaldi.

Foi um evento maravilhoso, Sr. Presidente, onde esta Deputada sentiu o Partido Liberal, do qual pertenço, honrado, destacado, premiado e muito prestigiado. E na volta tive a honra de vir com o grande estadista, Dr. Luiz Henrique da Silveira.

Aos cinco anos de idade, Deputado Nelson Goetten, morei com minha mãe por alguns meses naquela linda e maravilhosa cidade, e agora vi que ela está cada vez mais linda, uma beleza incalculável, o que me fez recordar, Deputado Pedro Baldissera, com saudades, o meu tempo de menina.

Mas, Sr. Presidente, venho a esta tribuna para dizer, com muita alegria e satisfação, e creio, Sr. Presidente, que V.Exa. vê isso nos meus olhos, que vencemos uma grande etapa. Tenho o grande prazer de anunciar desta tribuna que a cidade de Florianópolis e todo o Estado ganham, a partir de amanhã, às 19h, quando será inaugurada, a mais nova Catedral da Fé, situada na Avenida Mauro Ramos, nº 1.310.

Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, depois de uma luta diária, durante quase 20 anos, eu venho, com grande alegria, convidar todos os meus colegas Parlamentares, funcionários desta Casa, os trabalhadores da TVAL, os Procuradores desta Casa, o Sr. Presidente, os membros da Mesa, os Presidentes das Comissões, para, conosco, participarem desta grande inauguração, amanhã, às 19h.

É uma obra construída com muito trabalho, dedicação e amor a Deus. Foram necessários 23 meses para a conclusão do novo prédio, que tem 13.400m2 de área construída e pode abrigar até 3.000 pessoas sentadas. Para erguer os seis pavimentos da catedral, 120 empregos diretos foram gerados. Ou seja, durante quase dois anos 120 famílias obtiveram seu sustento através do trabalho desta obra.

É uma benção, é uma dádiva de Deus. Eu sonhei muito com a conclusão desse templo. É preciso registrar que um contingente de pessoas se dedicaram ao longo dos últimos anos para realizar a obra que amanhã estará sendo inaugurada. Tenho a honra de dizer que fui uma das que mais lutaram, de mãos dadas com os obreiros, junto com os membros e com os bispos que por aqui passaram para ver concluída essa obra. E hoje o nosso querido Bispo Fernando Vassoller tem a honra de inaugurar, de consagrar esse templo. É uma dádiva de Deus, senhores.

Tenho acompanhado o projeto, desde a aquisição do terreno, que tem cerca de 5.000m2. E fui testemunha, Srs. Deputados, dia após dia, das dificuldades para erguer essa obra. Foram anos de muita luta, de muitas dificuldades.

Os trâmites para a conclusão desse templo foram muito árduos: a burocracia dos diversos órgãos de fiscalização, as dificuldades de orçamento, enfim, as resistências naturais de uma obra dessa magnitude. Mas podemos agora comemorar, Srs. Deputados, podemos agora fazer uma enorme mobilização para agradecer, em primeiro lugar, a Deus, porque foi ele que nos deu todas as condições para que pudéssemos ter esse templo maior da fé. E é por esse motivo que estamos convidando novamente todas as senhoras e senhores e todos os amigos que nos assistem através dessa brilhante TV Assembléia para a grande inauguração.

Queremos celebrar como grande vitória dos homens e mulheres de Deus de fé, que ali participam de todas as nossas reuniões.

Srs. Deputados, eu não poderia deixar de falar em uma pessoa que contribuiu muito, iniciando o trabalho aqui, em Santa Catarina. É o Vereador Bispo Alceu Niekarz, que residia em Curitiba, depois, como Pastor, foi para a cidade de Londrina, onde inaugurou a Igreja Universal de Londrina, posteriormente foi para Criciúma, onde iniciou o trabalho da Igreja Universal, e depois iniciou um trabalho aqui, em Florianópolis, por volta de 1989.

Sabemos, Srs. Deputados, que a Igreja Universal do Reino de Deus pôde construir esse templo com verba de dízimos, de ofertas espontâneas dos membros, dos fiéis, que contribuem espontaneamente. Esse templo foi construído exclusivamente com os dízimos, com as ofertas. Sabemos que a Igreja não pode ser ajudada pela Prefeitura nem pelo Governo do Estado. E por que não pode? Porque existe uma lei, Srs. Deputados, que proíbe, que veda a concessão de subvenção social, de auxílio, para entidades e cultos religiosos. Nós temos uma lei que proíbe que nós recebamos ajuda do Governo, da Presidência da República, de Vereadores e de Deputados. E respeitamos a lei.

Então, é esse esclarecimento que quero deixar para V.Exas. do porquê as Igrejas não podem ser mantidas pelo Governo. - E aqui está a foto que eu deixo com o convite para a inauguração amanhã, às 19h. Eu lanço o convite para todos participarem conosco, eis que estaremos ali buscando um milagre através da fé.

Muito obrigada!

(SEM REVISÃO DA ORADORA)