1ª Sessão Ordinária - 16/02/2005
A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Sr. Presidente, Srs. Deputados, amigos que nos assistem, imprensa escrita, falada, televisionada, funcionários desta Casa, eu desejo parabenizar o brilhante Deputado Afrânio Boppré, pelo nobre gesto de lembrança à tão amada religiosa que foi assassinada.
Este é o assunto que trago hoje à tribuna, nesta tarde, Deputado Afrânio Boppré. Essa missionária foi morta com nove tiros, e a polícia suspeita de alguém. Parece-me que já houve a prisão de uma pessoa suspeita.
O corpo da missionária americana Dorothy Stang, assassinada no sábado em Anapu, próximo de Altamira, a 777 quilômetros de Belém, Capital do Pará, seguiu em avião para Belém. O corpo deve passar por uma autópsia no Instituto Médico Legal de Belém. Ontem, exames preliminares do Instituto de Polícia Científica do Pará, no Necrotério de Anapu, revelaram que a freira teria sido assassinada com nove tiros disparados a curta distância, que atingiram a cabeça, o tórax, o abdome, o braço e a mão esquerda.
Senhores Deputados, essa missionária naturalista sempre fez um trabalho voluntário, um trabalho de se doar ao próximo, um trabalho de preservação do meio ambiente, orientando as pessoas quanto ao valioso e precioso alimento natural, ou seja, as plantas e as ervas medicinais.Essa pessoa, Srs. Deputados, estava ali resgatando vidas, dando um pouquinho mais de auto-estima àquelas pessoas e valorizando a família.
Então, Srs. Deputados, acontece um assassinato bárbaro! E essa não será a primeira nem a última pessoa! Mas o Governo Federal já está tomando medidas enérgicas para que essa vergonha acabe, porque é muito triste e trágico para nós sabermos que uma pessoa que está fazendo o bem ao próximo possa estar sendo tratada como verdadeiro animal, e nem animal nós tratamos dessa maneira! Isso nos revolta.
E, falando nisso, hoje estou bem revoltada devido a um telefonema que recebi, há pouco tempo. V.Exas. acham engraçada a minha maneira de agir, mas é uma maneira de expressar a minha revolta, Srs. Deputados. Mas não adianta nós só nos revoltarmos. Nós temos que agir.
Eu recebi um telefonema de um grande grupo de pastores voluntários evangélicos, dizendo que a Igreja Renascer em Cristo foi interditada. Srs. Deputados, uma igreja que faz um bom trabalho é a igreja do nosso vice-Prefeito Bita Pereira! Alguns podem perguntar: será que eles pagavam o aluguel? Eles pagavam aluguel, luz, água, conta de telefone e tudo rigorosamente em dia. Havia um contrato. Mas sabem por quê? Porque ali também é feito um trabalho de resgate de vida, de auto-estima. As pessoas que estão na sarjeta, no vício e na marginalidade são recuperadas.
Srs. Deputados, existe uma Constituição que deve ser respeitada e que se refere à livre expressão religiosa.Por isso assomo à tribuna, de cabeça erguida, para defender o povo que faz trabalho voluntário, para defender aquelas pessoas que fazem um trabalho de resgate à dignidade do cidadão. Esta Deputada também foi resgatada, estava na sarjeta e agora vive esta fé.
Tive que ligar para o Sr. Governador, porque a Polícia Federal interditou aquela igreja que faz um trabalho belíssimo. Sua Excelência perguntou se eu conhecia o trabalho dessa igreja e eu respondi que sim, que já estive lá, que já participei das reuniões e disse que o povo de Deus está todo unido.
Não usarei a tribuna no horário do meu Partido, que é o primeiro Partido inscrito, peço licença aos meus Colegas, porque estarei acompanhando o Governador Luiz Henrique da Silveira. Aliás, quero dizer a V.Exas. que quando precisei de socorro, com um simples telefonema fui atendida pelo Sr. Governador, que não me fez esperar, cancelando compromissos. E ele me disse que vai fazer uma visita àquela igreja, porque também olha, com bons olhos, o seu trabalho tão abençoado e conceituado.
V.Exas. podem pensar que eu sou muito calma, mas há momentos que não dá para se ter calma. Os senhores já viram um vaga-lume no escuro? Claro, Deputada, que já vimos um vaga-lume no escuro! Ele fica acendendo uma luzinha. Às vezes essa luzinha incomoda, é a tal da Lei do Silêncio, para calar a nossa boca.Tem tanta coisa para se cortar, olhar, incomodar, extinguir, como o barulho que acontece, às vezes, de madrugada, incomodando o nosso sono, que são as farras e as bebedeiras.
Mas quando é uma igreja de Deus, abençoada, que faz um bom trabalho, é interditada! Eu não condeno a Polícia Federal, parabenizo-a, mas condeno os mandantes. Houve alguém que não quis dar chance para pregarmos a palavra de Deus, houve alguém que não quis dar esta oportunidade para nós e aí houve...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DA ORADORA)