Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Dado Cherem

33ª Sessão Ordinária - 13/05/2003

O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, assomo à tribuna, hoje, para dizer que participei, ontem, da manifestação de uma festa cívica na Universidade do Vale do Itajaí - Univali -, onde ocorreu a instalação da Secretaria Regional da região da Amfri e também a instalação da Secretaria Regional de Desenvolvimento da região de Brusque.

Confesso, Deputado Genésio Goulart, que me senti extremamente útil (é esta a palavra que quero usar) vendo aquela festa cívica patrocinada pelo nosso Governo, da qual fizemos parte.

Temos, nesta Casa, muitos Prefeitos do interior, como os Deputados Genésio Goulart, Herneus de Nadal e Reno Caramori. E o nosso atual Governador, que embora tenha sido Prefeito da maior cidade do interior, nunca deixou de ser um Prefeito do interior. Mas nós sabemos, Deputado Jorginho Melo, o quanto é difícil ser Prefeito do interior do Estado de Santa Catarina. O quanto é difícil um Prefeito ter acesso às obras necessárias para o seu Município, de responsabilidade do Estado. E se para um Prefeito é difícil, imaginem, então, para um cidadão, para uma pessoa simples que nunca passou pela sua cabeça um dia ter um encontro com o Governador, com o Secretário de Estado.

Tendo agora a democratização do poder, a descentralização dos serviços públicos, com certeza nós, que vivemos e trabalhamos nas comunidades do interior, sabemos da alegria que é de poder participar de um orçamento, de poder participar da formação das obras da nossa região. Mas, Deputado Jorginho Melo - eu até entendo as críticas que se fazem em relação às Secretarias Regionais -, por mais que eu queira não consigo entender que aquelas pessoas que vivem em seus Municípios, nas suas bases não possam participar de decisões tão importantes.

Graças a Deus que hoje vivemos um governo pluralista; que não olha sigla partidária; que chama os Prefeitos de outros Partidos para fazerem parte do Conselho Administrativo de uma Secretaria Regional; que não precisa ser amigo do rei para conseguir as obras e que não precisa ter um Deputado na sua região para conseguir alavancar recursos.

Graças a Deus já fizemos parte de um governo democrático, e é assim que queremos pregar nesses quatro anos: ter os Prefeitos do PFL, PT, PMDB e do PSDB todos juntos numa festa cívica nas Secretarias. E em que pese naquelas regiões os Prefeitos de outros Partidos serem maioria no Conselho, vão levar, com certeza, vantagem em relação ao PMDB e ao PSDB.

Nós sabemos o quanto é importante a descentralização do poder para quem vive a 500, a 800 quilômetros de distância da Capital do Estado. Por isso, não tenho dúvidas de que somos responsáveis por essa grandeza de um ato como esse, com a responsabilidade cada vez mais de fazermos com que os nossos Secretários Regionais tenham profissionalismo e competência, para que este belo projeto dê certo.

Ninguém aqui quer fazer exercício de futurologia e dizer que é um projeto que vai ser às mil maravilhas. Muito pelo contrário, nós sabemos, mais do que ninguém, da responsabilidade que temos para com as Secretarias Regionais, mas não podemos ser levianos e hipócritas e dizer, ao assomarmos esta tribuna, que esse projeto já está errado e que não vai dar certo.

Sabemos, sim, da dificuldade que vamos ter pela frente, mas temos a hombridade, a coragem em apresentar o novo modelo de gestão contemporânea à nossa sociedade.

É isso que nós queremos, é fazer com que as nossas decisões sejam decididas na base, na cidade, pelo Vereador, pelo líder comunitário, pelo líder empresarial, pelos nossos Prefeitos, para que o Governador possa escutar a voz daquelas regiões que estavam esquecidas há muito tempo, principalmente aquelas mais afastadas.

Não quero aqui culpar ninguém pelos erros e fracassos, mas não quero frustrar a nossa população, como já ficamos no passado com relação a várias obras necessárias para os nossos Municípios.

Cada vez mais, Deputado Volnei Morastoni, V.Exa. que representa o Litoral, sabe a frustração que foi o tão falado Prodetur, e hoje estamos com uma dificuldade muito grande para conseguir os recursos pelo tempo escasso que temos com relação a esses projetos.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)