Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado João Rodrigues

79ª Sessão Ordinária - 14/10/2003

O SR. DEPUTADO JOÃO RODORIGUES - Sr. Presidente e Srs. Deputados...

O Sr. Deputado Reno Caramori - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Pois não!

O Sr. Deputado Reno Caramori - Nobre Deputado, desejo registrar o falecimento do ex-Deputado Celso Ivan da Costa, que nasceu em Curitibanos, em 1918, filho de Aurélio Costa e de Maria Luísa da Silva Costa, que depois foram moradores por muitos anos dos Municípios de Matos Costa e de Caçador.

Celso Ivan da Costa fez os seus primeiros estudos no Colégio Aurora, de Caçador. Concluiu os preparatórios no Ginásio Paranaense, em Curitiba. Formou-se em Agronomia na Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Paraná, em 1955.

Integrou-se à Secretaria da Agricultura do Estado de Santa Catarina como Diretor de Serviços Especiais, organizando o serviço. Foi Secretário de Estado da Agricultura de 1958 a 1961.

Foi Deputado Estadual na 5ª Legislatura, de 1963 a 1966, eleito pela UDN. Foi reeleito Deputado Estadual na 6ª Legislatura, de 1967 a 1970, eleito pelo mesmo Partido. Foi Primeiro Secretário da Assembléia, em 1967. Foi suplente de Deputado na 6ª Legislatura, de 1971 a 1974, eleito pela Arena. Foi filiado ao PDS. Foi casado com D. Neusa Timm Costa e teve três filhos: Herculano Timm Costa, Gleusa Timm Costa e Celso Costa Filho, que hoje também é engenheiro agrônomo.

Quero fazer esse registro, porque na época ele representava Chapecó. Seu eleitorado fazia parte desde o Vale do Rio do Peixe ao Extremo Oeste. E Celso Ivan da Costa faleceu ontem com uma idade já bastante avançada e será sepultado hoje, às 16h.

O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Nobre Deputado, lamentamos o falecimento do ex-Parlamentar Celso Ivan da Costa.

Srs. Deputados, tenho vários assunto para abordar, mas vou resumi-los em um, até pela falta de tempo. Quero registrar, Deputado Romildo Titon, que Chapecó viveu na semana passada a Efapi 2003. Esse evento está na sua 14ª edição e foi criado há 36 anos, se não me falha a memória, pelos líderes daquela comunidade, juntamente com o comércio da cidade, com quem construiu a história daquele Município. E ao longo das décadas vem acontecendo esse evento, que é um dos maiores do Estado de Santa Catarina.

Na semana passada Chapecó viveu a Efapi 2003 e teve o orgulho de ter na sua abertura a pessoa do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Ali nós tivemos o primeiro show da feira, o show do Presidente, que inegavelmente é um pop star, pois aonde vai arrasta multidões. Milhares de pessoas vão ao encontro do Presidente, que tem um carisma todo especial, temos que admitir isso, e dentro da minha humildade quero admitir isso também.

A chegada do Presidente pop star a Chapecó foi recheada de alegria, mas para alguns de decepção porque todos aguardavam que aquela pessoa carismática levasse as boas notícias que esperavam há tanto tempo.

A população estava sedenta por uma resposta sobre a definição do Frigorífico Chapecó, que daqui da tribuna começar a abordar assunto e trouxemos para os catarinenses o que poderia acontecer. Fui contestado nesta Casa, mas de fato aconteceu a falência, o fechamento, o desemprego e o empobrecimento da região Oeste catarinense.

Todos aguardavam, Deputado Genésio Goulart, do Presidente a informação. No entanto, a única manifestação feita pelo glorioso Presidente foi: "Enrolem as faixas, economizem as energias para voltarem ao trabalho o quanto antes". Foi essa a manifestação, um tanto de alento, mas não foi a satisfação de quem queria ouvir uma definição quanto ao futuro daquela indústria.

Por outro lado, Deputado Reno Caramori, ao lado do Presidente estava o quase ex-Ministro da Pesca, porque pelo que vejo o Ministério está com os seus dias contados pela oniperância, pelo que vejo publicado na imprensa nacional. O Ministro é de Chapecó, foi Prefeito daquela terra e conhece as dores do povo de Sede Tretin, que estão sendo expulsos de suas propriedades, com indenizações medíocres, pagas pelo Governo Federal; muitos estão indo morar em casas populares, aumentando a fila dos desempregados, e aguardavam a manifestação do Presidente de qual seria a sua ação para reassentar esses agricultores.

No entanto, todos foram surpreendidos, pois o Presidente sequer tocou no assunto, e muito menos foram lembrados pelo Ministro da Pesca, que fez um discurso de candidato a Governador, desprestigiando a figura do Governador do Estado de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, que não é do meu Partido, mas é o nosso Governador e temos que respeitá-lo como tal, e que estava naquele palco.

Lamentavelmente, o Governador foi tratado de uma forma deselegante, não pelos Líderes, mas por algumas pessoas que me parecem ensaiaram um corinho porque receberam o Governador do Estado com uma tremenda vaia. Da mesma forma o nosso Colega de Parlamento, Deputado Herneus de Nadal e o Deputado Odacir Zonta. Aqueles que pertenciam ao Partido dos Trabalhadores foram evidentemente aclamados por aqueles que estavam em frente ao palco, dando a impressão de uma forma organizada e orquestrada recepcionaram as autoridades que ali estavam.

Confesso a V.Exas. que não tive oportunidade de estar presente devido alguns compromissos assumidos, mas tenho convicção que não perdi muita coisa ao não participar da abertura do evento porque quem sabe aquela orquestra organizada para vaiar fosse para todos que não pertenciam as fileiras do PT.

De qualquer forma o Sr. Governador não mereceu o tratamento que teve naquela ocasião, da mesma forma os nossos colegas de Parlamento, Deputados Herneus de Nadal e Odacir Zonta, que considerei inoportuno para o momento, por se tratar de abertura de um evento daquela grandeza, como é a Efapi de Chapecó. Aplaudida por alguns, comemorada pelo Governo Municipal e contestada por tantos.

De qualquer forma, prefiro ficar na qualidade de espectador e não emitir a minha opinião em relação ao evento que se encerrou no último domingo, a não ser lamentar.

Mas, quero aproveitar a oportunidade e deixar uma sugestão ao Sr. Governador Luiz Henrique da Silveira, que mesmo tendo sido recepcionado de uma forma descortês, anunciou a liberação de R$250 mil para ajudar na realização daquele evento. E eu já tive a informação ontem, Deputado Reno Caramori, que os lucros que a Efapi obteve foram os maiores da história dos eventos realizados.

Então, Sr. Governador, já que existe dinheiro sobrando da festa, eu sugiro que esses R$250 mil sejam entregues ao Hospital Regional do Oeste, que fará muito bem para a saúde do nosso povo. O povo do Oeste com certeza agradecerá porque será um investimento justo, digno, honrando a figura de um Governo de Estado. A Efapi teve lucro, e não poderia ter sido diferente, pois cobravam R$7,00 o ingresso e R$7,00 o estacionamento.

Não estou aqui para defender o Governador, não compete a mim pois não faço parte da sua Bancada, só quero lamentar. Esperidião Amin, no passado, quando foi a Chapecó, também foi mal recebido pelos mesmos de sempre; quando Fernando Henrique tentou chegar em Chapecó, os mesmos não deixaram que ele chegasse. E agora o fato se repete!

Gostaria de solicitar que o Governador não levasse em consideração!

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)