25ª Sessão Ordinária - 22/04/2003
O SR. DEPUTADO MAURO MARIANI - Sr. Presidente, Sra. Deputada e Srs. Deputados, venho à tribuna no horário reservado ao PMDB para registrar que no dia 24 deste mês o Município de Rio Negrinho completará 123 anos de fundação e 50 anos de emancipação política.
Tive a honra de ser Prefeito do Município de Rio Negrinho por dois mandatos; um Município situado no Planalto Norte catarinense, com mais ou menos 40 mil habitantes e que vem experimentando, nos últimos sete anos, um grande desenvolvimento.
Quando o PMDB assumiu aquele Município, depois de cento e tantos anos de Governo de outros Partidos, o povo daquela cidade andava cabisbaixo, dizendo que a cidade não ia para frente, que era melhor mudar de lá porque Rio Negrinho estava deprimido.
E nós, implantando uma maneira nova de administrar - e uma maneira que vejo, com muita coincidência, que o Presidente da República tem feito e o nosso Governador também -, ou seja, de conversar, de dialogar, de ouvir a população, imprimimos um novo ritmo naquela cidade.
Para V.Exas. terem idéia, irei relatar alguns números que aconteceram nesses últimos anos em Rio Negrinho.
Na pavimentação asfáltica, em 117 anos, Rio Negrinho tinha 30 quilômetros de calçamento e de asfalto. Pois nós, em seis anos, já fizemos mais de 50 quilômetros de pavimentação nas ruas do Município. E mais um detalhe, com rede de esgoto sanitário, porque a empresa lá é uma autarquia municipal.
Rio Negrinho, na área de Saúde, quando assumimos a Prefeitura, fazia apenas 1.500 consultas por mês. Hoje, faz mais de 8.200 consultas por mês.
Todos os programas que existem naquele Município foram implantados pelo Governo do nosso Partido - e programas interessantes.
Lá em Rio Negrinho, para terem uma idéia, existe o chamado Programa dos Acamados, que todos os Municípios do Estado deveriam implantar. Todas as cidades possuem pessoas que foram acometidas de derrame, de algum mal e que, infelizmente, não podem se deslocar das suas casas ao posto de saúde. Pois lá a Secretaria Municipal de Saúde vai até as casas, presta o atendimento, leva enfermeira, faz a consulta e dá o remédio para tratar aquelas pessoas que, com uma idade mais avançada, não podem se deslocar, mas que prestaram muitos serviços para a comunidade de Rio Negrinho.
Rio Negrinho tem muitos exemplos positivos, mas um dos maiores que está dando para toda região é a construção do novo hospital.
O hospital de Rio Negrinho fica em área de risco e sofreu duas enchentes. E começamos um movimento, quando Prefeito, no meu primeiro mandato, para construir um novo hospital, um novo prédio para o único hospital que Rio Negrinho possuía. A comunidade abraçou esse movimento e os empresários, desde então, pagam toda a mão-de-obra da construção daquele hospital.
Hoje, estamos na fase final. No início do ano que vem, estaremos inaugurando uma obra com mais de 6.500m²; um hospital com 129 leitos e com quatro centros cirúrgicos. Um hospital construído com o esforço do povo de Rio Negrinho, da Prefeitura Municipal, do Governo Federal e sem nenhum real de ajuda do Governo do Estado passado. E pedimos ao Secretário da Saúde do Governo passado, que esteve lá quando Rio Negrinho e o hospital estavam embaixo da água, e até hoje estamos esperando uma resposta. E vejam que o ex-Secretário que estou falando foi o Deputado Federal mais votado no Município de Rio Negrinho, o ex-Deputado Eni Voltolini.
Rio Negrinho avançou em muitos sentidos, graças ao trabalho da sua gente, à força da sua indústria e ao dinamismo das pessoas que estão frente à administração do Município. E quero aqui registrar o Prefeito Almir Kalbusch, que está me substituindo e que tem levado adiante programas muito bons.
No sábado passado, estivemos entregando 193 lotes a pessoas carentes, através de um programa que já distribuiu quase 500 lotes em apenas dois anos de existência, atendendo àquelas pessoas que sonham em construir a sua casa própria, mas que têm dificuldades para isso. E a Prefeitura está fazendo a sua parte.
Rio Negrinho avançou, implantou universidade e tem ensino de qualidade para todos os estudantes, para todos os cidadãos.
Em Rio Negrinho, só para que os senhores e senhoras tenham uma idéia, uma cidade de 40 mil habitantes, mais ou menos, ao final deste ano terá 16 ginásios de esportes. Todas as escolas públicas do Município são equipadas com laboratórios de informática e de ciências e com ginásio de esportes, que de dia atendem à comunidade escolar e à noite atende à comunidade do bairro e geram renda para a APP da escola.
Esse é mais um exemplo de que quando se trabalha com determinação, busca-se soluções.
E aí podemos falar de tantas coisas que Rio Negrinho tem dado de exemplos positivos. Mas, para resumir essa parte da nossa fala, queremos dizer que quando assumimos a Prefeitura de Rio Negrinho, em 1997, a cidade estava colocada na posição de número de 180 no IDS - Índice de Desenvolvimento Social. Em 2001, a cidade saltou, Deputado Genésio Goulart, da posição de 180 para qüinquagésimo sexto colocado, subindo 124 posições no IDS em apenas três anos do nosso primeiro mandato.
Isso prova que quando se busca parcerias, que quando se administra conversando e dando oportunidade para a comunidade, consegue-se alcançar objetivos e amplificar o recurso público.
Então, faço esse registro a todo povo daquela cidade que me elegeu duas vezes Prefeito e que nessa eleição de Deputado deu-me 75% dos votos daquela gente.
Também quero fazer um comentário acerca da fala do Deputado Nelson Goetten, que voltou trazendo um tempero especial que estava faltando nesta Casa. Dizia o Deputado que acabou a guerra do PMDB com o PSDB.
Quero dizer ao Deputado que nunca houve guerra entre PMDB e PSDB. Se houve uma guerra, ela terminou, sim, em outubro do ano passado, quando a esperança venceu o medo no plano federal e a humildade venceu a prepotência o plano estadual. Essa, sim, foi uma guerra que o PMDB, que o PSDB e os Partidos aliados travaram juntos contra a prepotência e a oligarquia daqueles que sempre achavam - e ainda parece que continuam achando - que podem mandar e desmandar em Santa Catarina.
O Sr. Deputado Herneus de Nadal - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MAURO MARIANI - Pois não!
O Sr. Deputado Herneus de Nadal - Deputado Mauro Mariani, agradeço a V.Exa. pela oportunidade para caminhar na mesma linha de raciocínio de V.Exa.
Parece-me que muitas pessoas não conseguiram ainda avaliar o resultado da manifestação das urnas. A população já se manifestou e vejo aqui hoje Deputados abordando novamente temas que foram exaustivamente exploradores no último pleito eleitoral.
Ora, a população já disse o que queria e o que pensa e por isso mesmo cremos que seria muito mais proveitoso para todos nós se conseguíssemos olhar para frente, para o futuro, para construir em favor da comunidade catarinense.
O SR. DEPUTADO MAURO MARIANI - Muito obrigado, Deputado Herneus de Nadal.
Também dizia aquele Deputado que o povo tem memória curta. Mas queremos dizer que se o povo tem memória curta, o que diria o povo que nos assiste e que nos ouve daqueles políticos que parece que têm memória mais curta ainda.
Ontem eram Governo, eram Situação; tinham - e tiveram - todas as oportunidades de resolver inúmeros problemas que hoje levantam. E hoje cobram-nos do Governos Estadual e Federal como se nunca tivessem sido Situação.
Temos que ter coerência e ocupar esta tribuna para propor e apresentar soluções. Todos os políticos têm de apresentar soluções. Mas parece que alguns ainda não perceberam que essa é uma nova fase na política brasileira. Temos que agir com muito mais responsabilidade, porque o que falamos hoje seremos cobrados amanhã. Os atos que praticarmos hoje vão ser cobrados amanhã! Esse é um lembrete!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)