Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputada Ideli Salvatti

23ª Sessão Ordinária - 09/04/2002

A SRA. DEPUTADA IDELI SALVATTI - Sr. Presidente e Srs. Deputados, trago a esta tribuna uma boa carga da emoção que todos nós que estivemos em Chapecó, na última sexta-feira e sábado, pudemos compartilhar.

Emoção, porque todo o cerimonial da renúncia do nosso Prefeito de Chapecó, José Fritsch, emocionou a todos pelas inúmeras demonstrações de carinho, de apreço e de reconhecimento do povo de Chapecó pelos cinco anos, alguns meses e alguns dias que esteve à frente daquele Município.

Quando o Prefeito assinou a renúncia, não foi possível realizar-se a solenidade ali porque a multidão era muito superior à capacidade do gabinete, sendo o ato foi transferido para frente da Prefeitura.

À noite, no salão paroquial da Matriz de Chapecó, milhares de pessoas reunidas foram prestar as suas homenagens, apresentando ao longo de mais de uma hora e meia os resultados positivos das políticas públicas desenvolvidas pela administração do PT naquele Município que teve ao longo de mais de cinco anos a pessoa de José Fritsch comandando.

Através do Programa de Renda Mínima do Município, é que as mais de 30 famílias, que viviam do lixão, da coleta do lixo, superaram as condições de exclusão social e tiveram a oportunidade de ter a conquista do seu lar. E com o aterro sanitário conseguiram dar um salto significativo na sua qualidade de vida, constituindo, hoje, uma cooperativa de reciclagem de lixo. Não foi só a situação de vida, de habitação, de sanidade e também de renda que foram resolvidas a partir de um programa bem sucedido de melhora nas condições do meio ambiente, mas também a sua dignidade, pois estavam numa situação animalesca, vivendo do lixo.

O Programa de Educação de Jovens e Adultos foi reconhecido e premiado internacionalmente. Os programas de emprego e renda vão desde a criação de empresas, onde as famílias, as pessoas têm a oportunidade de formar projetos de desenvolvimento sustentável. Até os agricultores tiveram por parte da Prefeitura incentivos para poder ampliar a sua produção, agregar valor, ter mercado onde colocar o produto da sua pequena propriedade.

Com relação à questão da saúde em Chapecó, quero dizer que está muito bem, pois lá há descentralização do atendimento integral de saúde com as policlínicas, podendo dar um atendimento básico com exames e remédios gratuitos para toda a população, fazendo com que o Município seja um dos raros que teve redução de internações hospitalares. Portanto, lá o atendimento à saúde básica teve uma melhora significativa.

Com relação ao orçamento participativo, quero informar que em torno de 12 a 15% da população participa e decide para onde vão ser aplicados os recursos do Município. E mais recentemente, no ano passado, com a realização do Congresso na cidade, as diretrizes futuras, o planejamento futuro para os próximos dez anos do Município de Chapecó foi debatido e decidido com a participação de centenas de chapecoenses.

Esta é a Chapecó que rende homenagens a José Fritsch que renunciou sexta-feira, para a ousadia de um vôo mais alto. José Fritsch, que lá ficou por quase três anos, que teve uma administração bem sucedida, entrega esta Prefeitura para o nosso ex-Colega Pedro Uczai, que estou convencida que está preparado também para dar continuidade àquela administração transparente, participativa, honesta e propositiva. Uma administração que tem indicadores indiscutivelmente reconhecidos pela população e pelos organismos nacionais e internacionais.

Este José Fritsch que renuncia é o nome escolhido por unanimidade dentro do PT para nos representar no próximo pleito eleitoral. Ele, tão homenageado, tão reverenciado, tão emocionado na sua renúncia, está já há vários meses percorrendo o Estado de Santa Catarina na condição de pré-candidato e colocando de forma muito clara que o PT e ele estão prontos para governar Santa Catarina.

O José Fritsch tem dito uma frase reiteradas vezes, e acho que ela sintetiza, de forma muito clara, o seu sentimento na renúncia: “Um Governo que não melhora a vida do povo não serve; um Governo que não cria as condições para que o povo tenha na vida melhor qualidade não serve; um Governo que, no resultado das suas ações, não tem benefício para a maioria da população não serve e tem que ser trocado”.

E é por isso que José Fritsch renuncia a quase três anos de uma administração muito bem sucedida, como foi a de Chapecó, mas renuncia consciente de que está pronto e preparado para governar o Estado de Santa Catarina.

Esta foi a emoção de todas as atividades da renúncia do José Fritsch e da posse do Pedro Uczai no Município de Chapecó.

Muito obrigada!

(SEM REVISÃO DA ORADORA)