6ª Sessão Extraordinária - 04/06/2002
O SR. DEPUTADO HERNEUS DE NADAL - Sr. Presidente e Srs. Deputados, era minha intenção, na última quarta-feira, me reportar ao assunto que vou abordar agora, neste momento, desta tribuna. Só não o fiz naquele momento pela ausência do Deputado Reno Caramori em Plenário. E hoje, nesta tarde, o Deputado também não se encontra no Plenário. Mas acredito que agora o Deputado está me ouvindo do seu gabinete. E ele, com certeza, logo vai se dirigir para o seu assento, para a cadeira que tem na Assembléia Legislativa.
Até porque, Sr. Presidente e Srs. Deputados, na tarde de hoje já fiz a V.Exa. manifestação de que iria me pronunciar da tribuna fazendo a seguinte afirmação: não sei o que é pior, se é pena alugada, boca alugada ou Deputado aleivoso. Não sei o que é pior! Existe, infelizmente, no nosso Estado uma pequena parcela, é verdade Deputado Presidente, de imprensa que se presta a fazer o papel de pena alugada.
E o Correio do Oeste, da minha região, da minha cidade, tem feito isso por inúmeras e por reiteradas vezes. Há 15 dias, a mando do Deputado Odacir Zonta, com agressões que não guardam qualquer nexo de responsabilidade de um Parlamentar. E agora, nesta última semana, através do Deputado Reno Caramori, com uma manchete na imprensa que - como disse há pouco minoria no nosso Estado - traz este tipo de informação, porque grande parte é séria, é responsável, leva a informação, a comunicação à sociedade catarinense de forma imparcial.
Mas esta pequena fatia da imprensa facciosa trouxe a seguinte matéria: "Caramori diz que Herneus foi contra o asfaltamento". E seguindo assim descreve: "Reno lembra que o Deputado de Caibi, juntamente com Colegas de Oposição, ausentaram-se do Plenário para não dar quórum na votação do projeto de lei autorizando o Governo do Estado a contratar a operação de crédito junto ao BID, que só foi aprovado, graças ao Deputado..." e aí vai. A afirmação é falsa! A afirmação não corresponde à realidade e a verdade!
É irresponsabilidade do Deputado que não tem ética, não tem postura e que não tem obras para falar e para mencionar na minha região. Aliás, não tem um metro de asfalto novo, não tem realizações no Oeste de Santa Catarina. E ataca o seu Colega de uma forma vil, covarde e mentirosa!
Os que me conhecem sabem que não sou afeito a manifestações através do meu papel como Deputado Opositor, por despeito, por raiva ou por dor de cotovelo.
No entanto, Deputado Ronaldo Benedet, em certas ocasiões quando um jornal panfletário como esse agride e ataca a honra, a credibilidade, de um Parlamentar a todo dia, a toda hora, a toda semana, é necessário que se assome à tribuna e que se faça considerações sérias, responsáveis. Que se chame a atenção, Deputado, sobre a pequena fatia, como disse há pouco, da imprensa que não tem outra coisa para fazer a não ser procurar denegrir a imagem de quem cumpre com o seu dever e sua obrigação.
Por isso que assomo indignado à tribuna na tarde de hoje, para dizer que estou tomando todas as providências. Inclusive as providências administrativas e também no campo Judicial, para que não se repita mais procedimentos e condutas iguais a esta.
Em 20 anos, Deputado Ronaldo Benedet, da minha modesta trajetória como homem público nunca requeri direito de resposta em Juízo. Esta foi a primeira vez. E o que é pior, este jornal é agraciado com espaços abundantes em todas as suas edições de propaganda institucional do Governo do Estado. O que precisamos coibir é o abuso do gasto de dinheiro público com propagandas de candidatos a Deputado Estadual que estão à reeleição e que não têm nenhuma obra para mostrar para a região, mas que vão a estes pequenos jornais agredir desta forma um Colega que tem assento nesta Casa.
Este não é o nosso procedimento, Deputado Ronaldo Benedet. Nós temos o compromisso como Deputado de Oposição de fazer Oposição, de fiscalizar, mas de fazer as críticas construtivas. E estes que assim agem - como o referido há pouco instantes e momentos - só o fazem porque não tem o que mostrar.
Aliás, se o Deputado se preocupasse com aquela região e com aqueles Municípios, com certeza, iria viabilizar ao menos pessoal para trabalhar na Delegacia de Polícia local que tem todas as celas vazias, Deputado Ronaldo Benedet, porque não há pessoal para fazer a guarda dos presos. Estes detentos estão todos no Município vizinho, no Município de São Carlos, na Cadeia Pública, numa superlotação.
Como seria bom se este Deputado ao invés de bater injustamente em um Colega seu, de Parlamento, fosse fazer jus aos votos que recebeu defendendo segurança pública para a nossa cidade. Se fosse trabalhar em favor dos agricultores que sofreram uma grande estiagem, se fosse zelar pela saúde pública que é um caos, que é um pesadelo, que é uma vergonha em todo Oeste de Santa Catarina.
Não, este Deputado se presta para agir desta forma! Eu não posso concordar, Deputado Ronaldo Benedet, mesmo que eu ache que esta tribuna deva ser utilizada com um fim mais nobre, ou seja, para defender projetos. Por isso nós estamos aqui!
No entanto, este Deputado, enquanto tiver mandato vai honrar a confiança recebida do eleitor, não vai sair daqui do Parlamento de boca fechada e de cabeça baixa ouvindo insultos por situações que não deve e que não merece.
O Sr. Deputado Ronaldo Benedet - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO HERNEUS DE NADAL - Pois não.
O Sr. Deputado Ronaldo Benedet - Deputado Herneus de Nadal, eu me solidarizo com V.Exa. e trago o meu testemunho a esta Casa para dizer que na verdade quem votou contra as outras rodovias que V.Exa. queria incluir, da sua região, no BID-IV, foi o Deputado Reno Caramori.
Na verdade V.Exa não votou contra. Nós todos, eu inclusive, votamos contra o regime de urgência, porque não precisava regime de urgência. Votamos contra o regime de urgência para podermos colocar outras...
O SR. PRESIDENTE (Deputado Gelson Sorgato) - V.Exa. tem mais trinta segundos para a sua conclusão.
O Sr. Deputado Ronaldo Benedet - ... estradas da sua região e da minha região no BID-IV. Essa é a verdade. Mas o Deputado Reno Caramori faltou com a verdade para esclarecer que queríamos era isso. E também há o fato de que o Governo não precisava dessa urgência, porque isso foi em junho. E logo em seguida, no mês de agosto, tivemos que votar a mudança no Orçamento do Estado que nem estava... Teria que ter sido votado primeiro o Orçamento do Estado para depois...
O SR. PRESIDENTE (Deputado Gelson Sorgato) - V.Exa. tem mais trinta segundos para a conclusão.
O SR. DEPUTADO HERNEUS DE NADAL - Só para concluir, quero dizer que não me ausentei do Plenário durante a votação do projeto. Estive presente e votei. Isto consta em ata. A afirmação é mentirosa e irresponsável e nós não vamos admitir que Colega nenhum deste Parlamento Deputado, faça e aja desta forma, que é condenável sob todos os aspectos.
Muito obrigado, Sr. Presidente e Srs. Deputados.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)