51ª Sessão Ordinária - 29/05/2002
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Sr. Presidente e Srs. Deputados, vimos à tribuna nesta tarde para fazer algumas citações, na mesma linha que fazíamos ontem no horário de nosso Partido.
Ontem, coincidentemente, falávamos do denuncismo que temos acompanhado desta tribuna, e isso feito pela Oposição. E dizíamos que pensamos que chegaria uma hora em que a Oposição deveria vir aqui debater algumas idéias e projetos seus e deixar de fazer Oposição por Oposição.
Mas, por outro lado, entendo que o Governo Esperidião Amin está dando de fato uma canseira à Oposição. E a Oposição vive um momento desesperador, porque nesse momento em que se aproxima uma eleição e a sociedade catarinense está satisfeita com o Governo pela forma como ele vem conduzindo as coisas em Santa Catarina, os elogios citados pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, o nosso Presidente da República, ao exemplo de Governo que Esperidião Amin faz em Santa Catarina...
E ao folhearmos a conceituada revista Veja, uma revista nacional e com credibilidade, e de repente vermos que dedicou 04 páginas a Santa Catarina, dizendo que este é um Estado que deu certo, diferente dos outros do País, e acompanharmos os dados, as estatísticas de que este é o Estado que mais cresce na Nação brasileira, vemos que isso é graças à competência e ao dinamismo do Governo e da sua equipe.
Então, isso deixa o cidadão catarinense feliz e também nós, que somos amigos, parceiros, companheiros, ficamos extremamente satisfeitos, porque estamos adotando a linha de trabalho, que é a correta, de seriedade e de honestidade, zelando pela coisa pública, motivando e incluindo e dando oportunidade ao cidadão. E oportunidade se dará muito mais quando atingirmos o grau e o índice de crescimento que atingiu o Estado de Santa Catarina.
O aumento do parque empresarial hoje é significante, e o aumento das exportações muito mais. Então, os programas que o Governo hoje começa já a implantar em Santa Catarina são programas que o nosso Estado e o cidadão catarinense estavam ansiosos a ver.
Então, hoje ao lermos na coluna do Paulo Alceu o ataque ao Governo Esperidião Amin feito pelo Senador Casildo Maldaner, vemos que alguma coisa está errada nisso aqui, porque há pouco tempo testemunhamos, via imprensa nacional, que todos os Senadores elogiavam a ação do Governo do Estado de Santa Catarina. E naquele momento estavam lá o Senador Suplicy elogiando o Governador Esperidião Amin; bem como os Senadores do PMDB, do PTB, do PSDB, do PFL, do PPB. E também o próprio Senador Casildo Maldaner testemunhava esse momento em que se rasgavam elogios a um Governo que vencia o desafio de reorganizar as finanças do Estado e de devolver ao catarinense a condição de ele poder sonhar com uma oportunidade melhor aqui e com ter um Governo que respeitasse a sociedade e, acima de tudo, que encontrasse o caminho do crescimento para o seu Estado. Quer dizer, um modelo fantástico, que é o modelo catarinense. Então, um Governo no qual a sua ação fosse toda calcada em cima de uma ação baseada na seriedade.
E os 02 programas aprovados pelo Congresso Nacional, pelo Senado Nacional naquela oportunidade, eram 02 projetos para os quais foram citados os elogios, elogios esses que já eram recebidos pelo Governo, pelo próprio Banco Mundial, e que citava o exemplo do Programa Microbacias II, aprovava com louvor o programa, dizendo da sua grandiosidade. E de repente o Senador Casildo Maldaner disse que atrasou 04 meses por falta de documentos ou por morosidade da ação do Governo do Estado de Santa Catarina.
Ora, temos de ser justos. Eu não gosto de estar aqui atacando as pessoas. Mas não é porque é Senador da República... Por ser Senador, tinha de ter mais compromisso com a verdade e não podia estar mentindo dessa forma. Esse Senador tinha de ter mais responsabilidade com o povo de Santa Catarina, não pode enganar dessa maneira, porque a sociedade não merece isso. Ele estava lá testemunhando isso e ele, como Senador, sabe que a resolução foi mudada no final do ano. Só não foi assinada antes, porque havia uma resolução que não permitia a assinatura. Não permitia, senão teríamos assinado antes.
O Presidente da República mandou para o Senado Nacional, e quando mandou o projeto Microbacias II e BID IV, foi aprovado em uma semana. Foi aprovado em uma semana, Senador Casildo Maldaner! Isso foi um exemplo! E o Senador foi testemunha disso e sabia muito bem que a resolução tinha mudado.
Então, acho que essa prática de mentir, de enganar é muita injusta!
Neste momento fico imaginando como se sente o Governador Esperidião Amin vendo a politicagem ser desenvolvida dessa maneira. Tinha que ser no campo da ética, do respeito, da democracia; tinham que saber considerar, avaliar e parabenizar aquilo que se está fazendo de bom e de certo para Santa Catarina.
E vem sempre essa mesma prática, que é o caso da acusação do Prodetur. Esse Senador sabe mais do Prodetur do que todos e não pode estar mentindo! Nós, os quatro Estados, estamos juntos na mesma situação! O Senador está mentindo, enganando a sociedade, e a prática da mentira é um absurdo e um desrespeito ao cidadão.
O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Pois não!
O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - Nobre Deputado, estou ouvindo atentamente o seu pronunciamento e gostaria de dizer que há um item na coluna do Paulo Alceu que fala alguma coisa com relação ao turismo, que o Governador estaria fazendo turismo.
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Ele diz: “Ao invés de estar investindo em turismo, ele está fazendo turismo”. Um Governo que foi vender as coisas de Santa Catarina, abrir as portas do produto catarinense para o mundo, esse Senador... Ele não tem responsabilidade!
O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - Se me permite, Deputado, é sobre esse item que gostaria de falar, e inclusive porque me diz respeito.
Eu tive a oportunidade, pela primeira vez na vida, de fazer uma viagem com o excelentíssimo Sr. Governador do Estado. E muito provavelmente o Senador Casildo Maldaner, por quem devoto um grande respeito, não conhece e nunca participou de uma viagem dessas, como fez o Governador, para os Emirados Árabes e também para o Egito.
Se ele tivesse ido e acompanhado essa delegação, com certeza absoluta não teria falado que o Governador foi para lá fazer turismo. Eu acompanhei essa viagem e posso dizer que nunca trabalhei tanto na minha como trabalhei aquela delegação do Sr. Governador.
Eu levantava às 6h para fazer exercícios para agüentar o resto do dia, e a partir das 8h era trabalho e audiência em cima de audiência até as 21h. Eu chegava no hotel às 23h30min, cansado, para no dia seguinte estar de pé às 6h, acompanhando a verdadeira avalanche de compromissos que o Sr. Governador teve nessa viagem.
Então, solicitei este aparte apenas para dizer que nesse item específico - e não posso falar dos - há um grande e profundo equívoco do Senador. E até gostaria de que ele participasse de uma delegação do Sr. Governador do Estado para sentir como é que se trabalha lá fora, em nome de Santa Catarina.
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Nobre Deputado, fico muito contente com o seu aparte, porque é o testemunho de quem acompanhou essa viagem - e eu já participei de algumas viagens do Governador Esperidião Amin.
Mas os empresários que o acompanharam nessa viagem são um verdadeiro testemunho da importância e da necessidade delas para o Estado. E acompanhamos também o resultado, que são números que nos informam o crescimento, pois só na avicultura crescemos 53% no mercado externo, e na suinocultura 86%. Quer dizer, crescemos verdadeiramente, mas muito mais pela competência do nosso Governador, pelo estadista que é, e pela forma como tem tratado as coisas de Santa Catarina.
O nosso foi o primeiro Governador a ir à Índia e à China abrir mercado. Ele foi à Arábia Saudita, nos países orientais, foi aos países asiáticos, à União Soviética e à Rússia abrir mercado para os produtos catarinenses.
Achamos que este é o Governo e a forma de governar que precisamos em Santa Catarina.
Então, é lógico que ele não acerta tudo. Agora, não podemos aceitar... Temos o dever aqui de defender o Governador catarinense neste momento, porque não podemos aceitar esse tipo de acusação, que é uma barbaridade, vinda de um Senador da República que, pensamos, tinha de ter compromisso com a verdade e não ficar acusando assim.
Quando ele fala de BID IV e do Microbacias II, tínhamos que perguntar a eles, quando governaram Santa Catarina, por que esses dois programas pararam no Estado? Vejam bem, eles vêm aqui acusar e condenar alguém, sendo que eles, quando governaram, não conseguiram completar o BID IV, interromperam o programa de investimento e implantação de rodovias em Santa Catarina. O BID II foi uma vergonha!
Esperidião Amin, quando Governo, implantou na primeira vez, que foi naquela época das enchentes que nascia o BID I; depois o Vilson Kleinübing deu continuidade, porque se interrompeu no momento do PMDB, com Casildo Maldaner no Governo, que é uma vergonha; depois veio o Paulo Afonso e parou; e daí veio Esperidião Amin de novo para dar continuidade.
Então, essa gente ainda vem acusar aqui quem faz, como Esperidião Amin faz; acusar o Esperidião Amin, que toca este Estado com seriedade, com respeito e que merece ser melhor tratado e considerado pela Oposição, porque o povo catarinense o considera, está feliz e respeito o Governo que têm em Santa Catarina, que é Esperidião Amin, porque sabe que ele é trabalhador, é sério e sabe o valor do dinheiro.
Mas este Governo sabe muito mais o valor do cidadão catarinense e sabe dar importância ao nosso Estado. Ele está valorizando e dando credibilidade ao Estado de Santa Catarina, e não podemos aceitar essas barbaridades de alguém que todos os dias emplaca nas revistas, nos jornais e nos programas jornalísticos sempre com desmandos. Esperidião Amin tem uma administração calcada na seriedade!
O Sr. Deputado João Macagnan - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Pois não!
O Sr. Deputado João Macagnan - Eu agradeço ao Deputado pela oportunidade do aparte.
Queremos colocar também que na segunda-feira, após a santificação de Madre Paulina, tivemos uma agenda cheia com o Governador do Estado em Roma, onde ele teve a oportunidade de fazer diversas audiências com autoridades de Roma.
Realmente V.Exa. tem toda a razão quando coloca sobre o espírito trabalhador do nosso Governador do Estado. Eu, como Secretário, tive a oportunidade de acompanhá-lo em diversas oportunidades, no Governo itinerante, em outras reuniões que participamos, e em todo o momento havia, por parte dos Secretários e daqueles que participavam, essa vontade de trabalhar que o nosso Governador tem. Ele realmente é um grande trabalhador.
No que diz respeito às colocações feitas de que o Estado praticamente parou, temos a dizer que isso não é verdade. Na realidade, o Estado avançou e, muito. Talvez a grande obra do Governador Esperidião Amin, e que não é colocada aqui e em nenhum lugar pela Oposição ou por outros meios de comunicação, foi a recuperação da credibilidade do Estado de Santa Catarina.
Só pudemos assinar o Microbacias II, o BID IV e tantos outros programas, como na própria Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente assinamos o PNMA-2 com vários milhões de dólares que serão destinados à recuperação do meio ambiente no Estado de Santa Catarina, da Serra do Tabuleiro, e outros convênios com o KFW, graças à credibilidade que o Estado tem hoje em razão justamente desse direcionamento dado pelo Governador do Estado, pela sua equipe e por todos aqueles que estão colaborando, a exemplo da Assembléia Legislativa, com o Governador do Estado.
Por isso, cumprimento V.Exa. neste momento em que veementemente defende o Governador do Estado das acusações que lhe são imputadas.
Muito obrigado, Deputado!
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Muito obrigado pelas suas colocações, Deputado João Macagnan. V.Exa. acompanhou a situação do Estado, a dificuldade e o desafio que venceu Esperidião Amin, o Estado de Santa Catarina e, automaticamente, o catarinense, e ninguém melhor do que V.Exa. para dar um testemunho justo neste momento.
Então, posso aceitar outros questionamentos em relação ao nosso Governador Esperidião Amin, mas não posso aceitar as acusações de omisso, porque isso ele não é, e de vadio, porque ele é um homem muito trabalhador. O nosso Governador não faz turismo, não tem tempo para isso, e também não é disso, é um homem do trabalho.
E muitas vezes eu preciso aqui cumprimentar Esperidião Amin e confessar uma coisa: eu tento trabalhar muito para me aproximar do Governador Esperidião Amin. Para mim ele é um modelo de homem público, mas, acima de tudo, um exemplo de trabalho.
Eu procuro ser muito parecido, no trabalho, com Esperidião Amin. Claro que não nasci com o seu QI, com a sua criatividade e com a sua competência. Mas pelo menos no trabalho, na forma de ser como homem público determinado e em favor da conquista de uma Santa Catarina cada vez melhor, da conquista de o cidadão catarinense ter a oportunidade de viver aqui...
Ele está sempre respeitando o cidadão catarinense em todos os sentidos, mas, principalmente, começando pela Saúde. Santa Catarina fez grandes investimentos em Saúde e são 642 obras em ampliação ou reforma na Educação.
Temos a implantação da nossa malha viária; estamos chegando a 8 mil famílias que já podem sonhar em ter o seu pedacinho de terra; temos 13 mil hectares de árvores plantadas, através de do Programa de Renda Mínima neste Estado, que é o único deste País e um modelo e um exemplo. Isso é de um alcance social e econômico que só o tempo vai mostrar.
Mas o Microbacias II é o programa que vai fazer a agricultura do antes do Governo Esperidião Amin e do depois do Governo Esperidião Amin!
Então, o Governador Esperidião Amin faz as suas ações voltadas para o crescimento e para a pessoa. Sua Excelência zela pela pessoa, pela credibilidade e, acima de tudo, dá oportunidade a nossa gente.
Estou feliz por ser catarinense, sem dúvida nenhuma. Sei que o Governador tem muito a melhorar e muito a fazer, e que gostaria de fazer muito mais por Santa Catarina. Mas também entendo que tudo tem o seu tempo e a sua hora. E muitas vezes não há recursos suficientes para fazer tudo o que deseja por Santa Catarina.
Mas, haveremos de continuar lutando e trabalhando...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)