Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Nilson Nelson Machado

14ª Sessão Ordinária - 22/03/2005

O SR. DEPUTADO NILSON MACHADO - Sr. Presidente, Srs. Deputados e público que me acompanha através da TVAL, antes de iniciar o meu discurso, eu gostaria de saudar o grande Dr. Lídio, conceituado advogado de Florianópolis, que se faz presente aqui na galeria.

Também quero dizer, Sr. Presidente, depois de ter assistido ao vídeo mostrado hoje aqui nesta Casa, que acho que a responsabilidade dos 40 Deputados também é cobrar o porquê de tudo aquilo ter acontecido e chegado ao ponto que chegou com esses colonos lá do interior do Estado.

Agora não posso mais dizer que saiu no jornal, mas que eu não li o jornal. Eu não sou obrigado a ler o jornal, só que agora o problema foi trazido aqui para dentro do Plenário da Assembléia Legislativa e os 40 Deputados tomaram conhecimento dele. Portanto, fazem parte também deste processo de responsabilidade de apurar os fatos.

Nós não podemos mais dizer que saiu no jornal, mas que não lemos o jornal, que a televisão deu a notícia, mas que não vimos televisão. Não! O problema foi trazido para dentro do Plenário, através de alguns Deputados, e agora temos que participar para chegarmos a uma conclusão final sobre quem está errado naquele processo. Aquelas cenas chocaram Santa Catarina, com certeza, e os catarinenses irão nos cobrar.

Gostaria também de dizer, Sr. Presidente, que amanhã Florianópolis completará 279 anos com muita alegria, com muito amor, com muito carinho e com esperança de que ela vai crescer cada vez mais. Nós, florianopolitanos, nós, manezinhos da Ilha, estamos felizes - e também estão aqueles que adotaram Florianópolis para morar - em saber que, apesar dos pesares, apesar das críticas que alguns jornais construíram no dia de hoje, dizendo que se tem muito pouco para comemorar, Florianópolis está bem, sim!

Dentre as Capitais do Sul do País, Florianópolis é a cidade que apresenta o menor índice de criminalidade e ainda tem, e é conhecida no Brasil todo por isso, qualidade de vida para se viver. É conhecida por ter um povo hospitaleiro, um povo simpático, um povo trabalhador, um povo educado, e isso é muito importante para nós, manezinhos.

Hoje à noite, defronte ao largo da Catedral, nós vamos fazer a entrega do Troféu Rancho de Amor à Ilha, um troféu maravilhoso, uma grande obra de arte assinada pelo nosso grande escultor Plínio Verany. E o Troféu traz a imagem desses grandes e ilustres manezinhos de Florianópolis, já falecidos, que são: Franklin Cascaes, Aldírio Simões, Manoel de Menezes, Luiz Herique Rosa, Neide Maria Rosa, o poeta Zininho e Mayer Filho. Estas pessoas, que representaram muito para Florianópolis, foram os grandes manezinhos e serão eternamente lembrados em nossos corações e em nossa memória. E não há ninguém melhor do que eles para representar a cidade de Florianópolis, através deste Troféu, desta magnífica obra de arte, que será entregue para as 22 personalidades, hoje.

Por isso, Sr. Presidente, Srs. Deputados e público que nos acompanha, em especial aqui da Capital, gostaria de dar os parabéns a Florianópolis, uma cidade que está crescendo a cada dia que passa. Hoje ela se encontra sob a administração do Prefeito Dário Berger que, infelizmente, por estar há pouco tempo no poder, não pôde nos entregar maravilhosas obras ainda. Mas, com certeza, no ano que vem, eu estarei aqui falando das grandes obras que ele fará em favor de Florianópolis. Certamente ele vai cumprir com aquilo que prometeu em campanha. O Prefeito tem andado dia-a-dia nas ruas, nos bairros de Florianópolis e visto o quanto ela está carente de obras. Portanto, com certeza, o Dário Berger vai fazer uma Florianópolis melhor!

Nós, florianopolitanos, nós, eleitores de Dário Berger - e também toda cidade de Florianópolis - estamos torcendo pelo sucesso do Prefeito Dário Berger e de toda sua administração. Com certeza, estaremos torcendo pelo sucesso da nossa querida e pacata Florianópolis.

Parabéns, Florianópolis! Com certeza, terá muitos anos de vida na mão de grandes administradores. E nós, manezinhos da Ilha, vamos nos orgulhar cada vez mais e mais de termos nascido nesta cidade.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)