Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputada Professora Odete de Jesus

14ª Sessão Ordinária - 18/03/2004

A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Sr. Presidente, Srs. Deputados, imprensa escrita, falada e televisionada, funcionários desta Casa, assomo à tribuna, no dia de hoje, para falar da minha classe, a classe do nobres professores.

Srs. Deputados, o professor é a classe menos valorizada no Brasil. Isso todo mundo sabe. Se V.Exas. pegarem os jornais, lerão e verão o índice salarial desses nobres profissionais que tanto trabalham, tanto se dedicam para o bem da Nação.

A média salarial dos professores, hoje, é de R$ 460,00 no ensino médio fundamental. Já tenho o curso de geografia, no qual me formei em 1979. Mas também estava cursando Direito na Univali e os professores, muito esforçados e dedicados, contavam que por aula dada ganhavam R$ 11,00.

Srs. Deputados, se através da educação um País se torna desenvolvido e reconhecido internacionalmente, por que no Brasil a educação é relevada a segundo plano e quem educa não é valorizado?

Durante anos e anos todos diziam que a educação é uma prioridade, mas não vemos de fato uma política voltada para a educação. O professor, o instrumento maior da educação, como mostram recentemente as pesquisas, é um dos profissionais de maior credibilidade neste País, mas não é reconhecido pelo seu valor.

Esta Deputada já veio muitas e muitas vezes falar do papel duplo, triplo que o professor exerce dentro de uma sala de aula. Existem professores nas escolas isoladas que são faxineiros, merendeiros, enfermeiros e ainda fazem o papel de pai e mãe.

Esses profissionais, quando se aposentam, saem com uma mão na frente e outra atrás, e todo o investimento que se fez ao longo dos anos com aperfeiçoamento em cursos e mais cursos, Srs. Deputados, é jogado no ralo.

Sabemos todos que a educação é preventiva. Os índices de violência no País seriam reduzidos se as crianças tivessem acesso à escola. Abro um parênteses para lhes dizer que todos os dias recebo telefonemas de mães pedindo: "Deputada, por favor, preciso de uma vaga para o meu filho." E por que tantos pedidos? Porque está faltando vaga. E não é só aqui na Grande Florianópolis, é também em Tubarão.

Outro dia uma mãe implorou por uma vaga e a diretora não queria arranjar vaga para o seu filho. E ainda havia vagas, Srs. Deputados. Eu liguei e exigi essa vaga porque, com a experiência que tenho na área da Educação, sei que o aluno que vem de fora tem que ser absolvido na escola.

E aquela diretora impediu a entrada daquele aluno porque ele é pobre.

Srs. Deputados, nós não admitimos tais fatos! Mas esta Deputada tem este horário das Breves Comunicações, tem o horário do Partido Liberal às terças-feiras, às 15h, para denunciar. Então, o próximo diretor que impedir a entrada de alunos eu darei o nome da escola e o nome do diretor.

Não podemos admitir, Srs. Deputados, alunos serem barrados, impedidos de estudar! Temos que colocar um ponto final nessa situação.

Se as aulas fossem mais motivadas, mais dinâmicas, mais modernas, com práticas esportivas, teatro, danças, cânticos, esses alunos não abandonariam as salas de aula!

Mas de que forma? Com os professores mal remunerados, insatisfeitos, que mal dão conta de planejar suas aulas?!

Eu falo porque tenho experiência. Eu lecionava 60 horas/aulas, levava para casa maços de diário para planejar provas e aulas. Os professores não têm tempo nem mesmo de dar atenção para a família porque têm de trabalhar em dois, três colégios, correr de um lado para outro, de ônibus, a pé!

Srs. Deputados, os índices de analfabetismo - e V.Exas. sabem - beiram, mais ou menos, a 20 milhões de brasileiros que estão fora da escola. E para que os jovens consigam cursar um curso superior é muito difícil.

Então, precisamos dar condições aos carentes de disputarem vagas nas universidades, cursinhos, pré-vestibulares gratuitos. Ontem, esta Deputada veio, aqui, na tribuna, e falou do seu projeto. Não vou me cansar de falar enquanto ele não for implantado. E vou continuar cobrando. Há um ditado que diz: "Abre a tua boca que eu te encherei". E eu vou abrir minha boca e vou cobrar.

Sei que os nobres colegas Deputados irão me ajudar, para que o cursinho de pré-vestibular gratuito seja implantado. Peço ajuda ao nobre Deputado Herneus de Nadal, brilhante Deputado, comprometido com os interesses de toda a população catarinense, que ajude esta Deputada a tirar esse projeto da gaveta para colocá-lo em prática, a fim de que aqueles alunos dos morros, das favelas também tenham condições de disputarem vagas nas universidades.

Nós sabemos, Deputados, que para um jovem chegar a entrar no curso de Medicina a sua média na escola tem que ser muito alta, ele tem que ter quase nota máxima.Mas como esse aluno chegará a fazer um curso de Medicina sem condições?

Então, deixo este questionamento e faço um pedido ao brilhante Líder do Governo, colega exemplar nesta Casa, Deputado Herneus de Nadal, que irá me ajudar.

(Discurso interrompido por término do horário Regimental.)

(SEM REVISÃO DO ORADOR)