59ª Sessão Ordinária - 25/08/2004
O SR. DEPUTADO NILSON MACHADO - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, público que nos acompanha pela nossa querida TVAL, eu gostaria de iniciar a minha fala registrando a presença do Dr. Gastão da Rosa, grande advogado Florianópolis e conceituado advogado do Sul do Brasil.
Sr. Presidente, gostaria de comentar a respeito das eleições municipais, não especificamente em Florianópolis, mas por toda Santa Catarina, que parece estão querendo cair num nível meio baixo.
Eu gostaria de fazer um apelo a todos os candidatos a Prefeitos, não só da nossa querida Ilha da Magia, para que continuem oferecendo propostas, preocupando-se com o futuro dos Municípios, e sem baixarias. A população está preocupada com a Florianópolis do amanhã, e até com a Florianópolis de hoje, menos com baixaria.
As pessoas já não gostam de assistir ao horário político e os candidatos ainda aparecem fazendo acusações infundadas!? Ofereçam propostas para o povo da sua cidade; esqueçam as acusações! Não vai acrescentar nada ao currículo do candidato, muito menos ele será agraciado com votos nas urnas. Nós temos visto o contrário nas eleições passadas: aquele que mais acusou foi o que saiu prejudicado.
Aproveito o ensejo para dizer que recebi muitas reclamações contra a Guarda Municipal de Florianópolis, que multaram os funcionários desta Casa que usam o espaço ao lado do prédio como estacionamento porque não têm condições de acesso a um estacionamento próprio, como o dos Deputados ou dos Juizes, no Tribunal. Foram mais de 50 multas.
Se é proibido usar aquele espaço, que colocassem uma placa antes, mas abusaram das pessoas. Acho que a Guarda Municipal de Florianópolis é bem-vinda, só que tínhamos a idéia que ela tinha vindo para combater a violência.
No entanto, ela veio para se acrescentar a uma guarnição da Polícia Militar do Estado, a qual já faz este serviço. A moda em Florianópolis é fazer blitz, antigamente era nas cabeceiras das pontes, hoje já está na Mauro Ramos, no Saco dos Limões, não há como andar mais nesta cidade.
E nós sabemos que é apenas para engordar os cofres do Estado e do Município. A verdade é que a cidade está violenta, e não está existindo o trabalho de segurança. Isso é muito ruim! Não se tem mais espaço para estacionar em Florianópolis, tudo é particular ou do Município.
Acho que deveria pelo menos haver um aviso para que as pessoas não fossem multadas da maneira como foram, porque os funcionários daqui foram desrespeitados.
Quando se lê um jornal e vê um colunista criticando, acham que ele está falando mal, mas a verdade é que a Guarda Municipal veio também para multar. Agora, quando se anda depois das 22h na cidade, é difícil encontrar um guarda, porque só funciona no horário comercial ou no horário da Zona Azul. Estão ali de olho, pois quando vence o horário da Zona Azul, ela multa. Isso é muito ruim!
Os nossos soldados não são culpados, estão lá para cumprir ordens, pois são mandados. Hoje inclusive é o Dia do Soldado e quero parabenizá-los, mas também quero mostrar a minha indignação com o tratamento que é dado aos motoristas, através de multas abusivas.
Agüenta, população de Florianópolis! Eles estão precisando de dinheiro para os cofres públicos, para a campanha e por aí afora. Enquanto isso as pessoas humildes que têm um carrinho, que colocavam num estacionamento que era de graça, passam ser agora multados pelas ruas da cidade.
Sabemos que essas blitze não têm fundamento nenhum. Inclusive quando entrei nesta Casa enviei um requerimento ao Comando da Polícia, ao Secretário na época, solicitando informações a respeito de quantas armas foram apreendidas, de quantos quilos de cocaína, de maconha, mas até hoje não veio resposta. E sabem por quê? Porque nunca pegaram nada!
Eles pegam é o cidadão que não está com o imposto em dia, com a carteira em dia, se a lanterna do carro está quebrada. E dá-lhe multa. A preocupação com a violência não existe, nunca pegaram nada nas cabeceiras das pontes, nunca chamaram a imprensa para mostrar.
Este trabalho não existe, o trabalho que existe é o da arrecadação, isto é, o de engordar os cofres do Município e do Estado. Esse trabalho está sendo bem feito e falta pouco para uma comissão para essas pessoas. Devem criar uma medalha de mérito para quem multar mais nesta cidade. Isto é muito ruim!
Nós achamos que essa Guarda Municipal tinha vindo em boa hora, que veio colaborar com a Polícia Militar para acabar com a violência, porque Florianópolis está surpreendendo até o cenário nacional.
E não é por causa do Governo Estadual ou Municipal, isso já veio há algum tempo. Isso precisava ser freado, mas não dessa maneira, porque a cada dia aumenta o número de homicídios na cidade.
Esta preocupação não existe, só existe a preocupação da multa. Pegam o pessoal na cabeceira da ponte, pedem o documento; se não está em dia, então, mandam encostar. Dão uma geral muito mal feita, tem é que mostrar o documento. Se não está em dia, multa, se está faltando a lanterna do carro, multa.
Este Deputado, como morador de morro, inclusive com muito orgulho, tem visto a violência crescendo aceleradamente ao lado das multas. Se estão tendo recursos com a multa, que bom! Agora, deixam a violência rolar! Não sei se isso é interessante a alguém, espero que não, mas também não é preocupante para eles.
Deixar Florianópolis do jeito que está, Deputado Nilson Gonçalves, em termos de violência, não é possível. Tanto é que tem lugar no morro que tem horário para subir. E isso os candidatos na televisão não estão debatendo; mostrar com o que podem colaborar para diminuir a violência, quanto a isso, não estão preocupados.
É só acusação que o fulano vai responder processo, que o fulano está enriquecendo, coisas às vezes infundadas e que a população não tem interesse em saber.
Quero pedir aos candidatos que sejam úteis a toda Santa Catarina, que mostrem propostas, parem com acusações, bastem com baixarias, porque o povo não agüenta essas acusações. Mostrem o que pode fazer pelo seu Município, fiquem preocupados com a sua cidade do amanhã, para o novo milênio que estamos vivendo, preocupem-se com o jovem, com a criança, com a educação, com a saúde e não venham com acusações infundadas.
Se existem pessoas respondendo processo, isto não quer dizer que estão condenadas. Isso não é interessante! Respeito todos os candidatos, mas faço um apelo para acabarem com as baixarias, senão este Deputado vai pedir para que as pessoas parem de assistir às propagandas políticas. E não gostaria de fazer isso, até porque exerço um cargo público, mas também estou aqui para defender o povo de Santa Catarina, pois ele está vendo realmente uma baixaria em comerciais de televisão.
Acho que não estão sendo realistas, muitos estão sendo oportunistas e acham que vão crescer com isso.
Por último, Sr. Presidente, gostaria de fazer um apelo ao Governo do Estado e ao Secretário de Educação, para que olhassem com mais carinho a escola pública estadual, principalmente a rede de ensino que se refere ao 1º grau.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)