81ª Sessão Ordinária - 03/11/2004
O SR. DEPUTADO WILSON VIEIRA - Sr. Presidente, Sra. Deputada, Srs. Deputados, público que nos prestigia, imprensa, funcionários deste Poder e telespectadores da TVAL, vou fazer um relato sobre o histórico que o Partido fez a respeito das eleições.
(Passa a ler)
O PT foi o Partido que venceu no maior número de cidades deste segundo turno das eleições municipais no país. Candidatos petistas saíram vitoriosos em 11 cidades de um total de 24 em que disputou nesta etapa. Dessas, três são Capitais - Fortaleza, Vitória e Porto Velho.
Repetindo o desempenho do primeiro turno, o PT também foi o campeão de votos absolutos no segundo turno, atingindo a marca de 6,9 milhões de votos.
Com a eleição dessas 11 Prefeituras, que vêm somar-se às outras 12 cidades com mais de 150 mil eleitores já eleitos no primeiro turno, o PT administrará, a partir de 2005, 23 grandes Municípios brasileiros, mantendo-se como o Partido com o maior número de Prefeituras nas grandes cidades.
Incluindo os resultados do primeiro turno, o PT administrará, nos próximos quatro anos, 411 cidades (um aumento de 120% em relação a 2000), sendo nove Capitais do País.
No confronto direto contra o PSDB neste segundo turno, o PT venceu em seis das dez cidades: Cariacica, Contagem, Vitória Osasco, que hoje são administradas pelos tucanos, e em Santo André e Diadema, que já são geridas pelo PT."
Vale ressaltar aqui que em Santo André estamos indo para o quarto mandato.
(Continua lendo)
"O Presidente Nacional do PT, José Genoíno, ao fazer um balanço das eleições, disse que o PT teve um bom desempenho nacionalmente e que o Partido continuará a avaliar os resultados com humildade."
É importante que se avalie os resultados com bastante humildade, até porque temos a certeza de que o povo brasileiro está fazendo a sua opção, a sua escolha, e está interpretando em alguns casos equivocadamente a proposta do PT no seu Governo, até por conta da mídia que se faz contra ele. Criou-se um complô contra o Partido, e todos os Partidos têm-se aliado contra o PT nas cidades em que ele governava.
(Continua lendo)
"Segundo Genuíno, o PT sai do processo eleitoral com um grande capital político. O índice de votações nos candidatos do Partido foram expressivos, mesmo onde houve derrotas. Em São Paulo, por exemplo, 45,14% da população escolheram Marta Suplicy e em Porto Alegre 46,68% votaram no Raul Pont."
Isso mostra que, embora tenha sido derrotado nessas duas grandes cidades, houve um grande crescimento do PT, pois eram cidades em que fez 37% ou 38% em anos anteriores. Então, crescemos eleitoralmente mesmo em cima da derrota.
(Continua lendo)
"Ficou claro que as propostas de Governo do PT não foram derrotadas. Os adversários que saíram vitoriosos nas cidades onde o PT já governava não apresentaram projetos alternativos aos do PT. Em São Paulo e Porto Alegre, por exemplo, os adversários tiveram que defender a continuidade de programas petistas, por entenderem que a população avaliava-os positivamente."
Isso aqui é uma mostra de que muitos candidatos mantiveram as propostas do PT para poder saírem vitoriosos e que a eleição se deu em função do desejo de mudança do povo brasileiro nestas cidades, principalmente.
(Continua lendo)
"O grande capital político do PT está exatamente no índice de votos aos petistas e na aprovação aos programas do Partido. José Genoíno ressalta que o PT continua sendo o Partido com maior presença nos grandes centros, foi o Partido que teve o maior número de votos e o melhor índice de reeleição. Houve a expansão do PT em Estados importantes, como Minas Gerais e nas regiões Norte e Nordeste.
Segundo José Genoíno, nós, do PT, ‘encaramos as derrotas e as vitórias como parte do processo natural da democracia. O PT respeita as escolhas democráticas e vai avaliar os resultados com muita humildade’.
O PT nunca teve, na história das eleições em São Paulo, um percentual de votos tão grande como teve nessa eleição. O Partido recebia um percentual médio de 37% ou 38% de votos - neste segundo turno, o índice foi de 45%.
Sobre a campanha, José Genoíno considerou-a complexa porque, além dos adversários exploraram preconceitos contra o Partido e contra a candidata, Marta enfrentou o Partido que está há 10 anos no poder no Estado de São Paulo. ‘Quem está há 10 anos no Governo tem um poder da máquina muito grande’.
Sobre a capital gaúcha, o PT considera natural que, após 16 anos de governo petista, a população queira uma nova experiência. Na avaliação do Presidente do PT, José Genoíno, ‘perdemos por um percentual pequeno, mas isso não nos deixa nervosos. O povo de Porto Alegre fez a opção por uma nova experiência, e temos que considerar isso como natural. Desejamos que o Prefeito eleito cumpra as promessas de manter os programas vitoriosos do PT’."
É importante ressaltar que as mudanças estão sendo gradativas e que apesar de o PT receber muitos ataques foi o Partido que saiu vitorioso nessas eleições. Ganhamos um grande número de Prefeituras, o que demonstra uma aprovação aos planos do Governo Lula, à atuação que o Governo vem fazendo neste País.
Agora, não dá para esquecer que mesmo os grandes empresários, que estão faturando como nunca em função das exportações, em função da política econômica do Governo, tornaram-se adversários aguerridos, financiando campanhas contra o PT.
Claro que o próximo passo do Governo petista vai ser a discussão da distribuição de renda, o que neste País ninguém deseja, ninguém quer, por parte do empresariado, salvo algumas médias, pequenas e micros empresas que adotam o sistema de defender a distribuição de renda porque acham que é a melhor alternativa.
As grandes multinacionais, os grandes aglomerados industriais, não pensam desta forma e acham que têm que derrotar a proposta petista de governar, têm que derrotar o Governo Lula.
E esta guerra já começou na última eleição, mas nem por isso vamos deixar de fora a nossa continuação de trabalho; vamos continuar mantendo a proposta de melhorar o País, de consertar a economia, de fazer com que o País esteja sempre no rumo certo, até chegarmos a ponto de conseguir a distribuição de renda para que o povo brasileiro possa ter emprego, salário justo e viver com dignidade.
Somente com a distribuição de renda é que vamos atingir os objetivos do nosso Partido. É claro que em função disso é que banqueiros, empresários de grandes aglomerados industriais financiaram campanha de candidatos contra o Partido, mas o PT vai buscar sempre a distribuição mais justa de renda, porque esse é o caminho que o Brasil precisa para melhorar a situação do povo brasileiro.
Se quisermos um povo vivendo com dignidade, vivendo com decência, vivendo no nível que o povo brasileiro necessita e merece, que é o nível que o País tem que dar ao seu povo, é necessário que se discuta a distribuição de renda o mais rápido possível.
Acreditamos que com a reforma sindical, com a reforma trabalhista esta proposta deverá ser bastante discutida, e o povo brasileiro deverá aprová-la por unanimidade. Com isso teremos resultados possíveis e viáveis ao PT em 2006.
Acreditamos que até lá muita coisa vai rolar ainda, e vamos conseguir reverter o quadro que se instalou nas últimas eleições.Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)