21ª Sessão Ordinária - 09/04/2003
O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, gostaria de fazer uma explanação e uma consideração elogiosa a um empresário das cidades de Itapema, de Camboriú e de Balneário Camboriú. Creio que todos aqui, que freqüentam o Litoral Norte, já ouviram falar do Shopping Russi&Russi, e que também atua na área da construção civil.
O Sr. Antônio Russi é um empresário do ramo da construção civil que tem feito um trabalho voluntário, um trabalho social muito intenso na região de Camboriú e de Itapema.
Trago hoje para V.Exas. algumas das suas realizações como empresário: construiu na cidade de Camboriú um posto de saúde e doou-o à comunidade; construiu na cidade de Camboriú a Capela Nossa Senhora do Bom Sucesso e doou-a a comunidade; também construiu na cidade de Camboriú a Capela Santa Bárbara e doou-a à comunidade; doou um veículo para a cidade de Camboriú; construiu, através da sua firma, o Lar da Terceira Idade Padre Antônio Dias, que é um asilo gerenciado por ele que atende a idosos carentes que não têm condições de pagar um asilo particular; em Itapema construiu a sede da Apae; doou uma unidade móvel de saúde para o Município de Itapema; construiu, também em Itapema, uma creche e doou-a ao Município.
Faço essas considerações porque gostaria de falar do seu último projeto, lançado ontem em Itapema.
Confesso aqui que ainda não tenho dados e elementos suficientes para saber se o programa Fome Zero vai dar certo ou não. Tenho minhas dúvidas a respeito disso. E só acredito no sucesso de um projeto dessa envergadura, a partir do engajamento da sociedade civil. Não acredito que um projeto de tal monta, única e exclusivamente instituído pelo Estado, possa vir a dar resultado, já que passa por toda a burocracia de uma Prefeitura, de um Estado e da União.
Mas, a partir do momento que vemos a sociedade civil engajada, as pessoas sendo mais solidárias e mais voluntárias, com certeza começamos a acreditar que possa dar certo um projeto dessa envergadura.
Ontem, em Itapema, o Sr. Antônio Russi lançou também o projeto Fome Nunca Mais. Ele cadastrou em torno de 400 famílias na cidade de Itapema que irão receber alimentação gratuita mensal. Após isso, começará a promover cursos, debates e palestras sobre a cidadania, sobre o direito e o dever de um cidadão. E numa terceira etapa ele começará a fazer cursos profissionalizantes. Portanto, essas pessoas, que estão somente acostumadas a receber alimentação, poderão fazer cursos profissionalizantes e dedicarem-se ao campo de trabalho.
Gostaria de fazer uma colocação, conforme o Deputado Francisco de Assis colocou aqui, a respeito da guerra. Não tenho dúvidas de que todos os Deputados são, no mínimo, contrários a qualquer palavra que signifique guerra, a qualquer palavra nesse sentido.
Todos sabemos do sofrimento do povo de uma Nação que participa de uma guerra; não tenham dúvida disso.
A pior das guerras é aquela que não aparece, é aquela em que não se vê tiros, em que não se vê armas, em que não se vê nada, mas se vê o sofrimento e a dor. A pior guerra é a silenciosa, a guerra surda, e todos os dias o ser humano deveria tentar resolver as adversidades das pessoas pobres.
Quando falo isso, gosto de citar uma entrevista que li do grande médium Chico Xavier, que estava praticamente cego, acamado, muito doente. Perguntaram se ele era um homem feliz e o Chico Xavier respondeu dizendo: "Sou um homem feliz porque todos os dias tenho um prato de comida na minha mesa". Essa foi a sua resposta; uma resposta simples, mas de uma profundidade muito grande.
Então, mais do que nunca, a nossa guerra pode não ser uma guerra na qual se utiliza armas; mas é a guerra da solidariedade, da esperança, de fazer com que cada um de nós doe um pouco mais para termos um mundo não tão ruim como é o de hoje.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)