Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Jorginho Mello

84ª Sessão Ordinária - 23/10/2003

O SR. DEPUTADO JORGINHO MELLO - Sr. Presidente, Srs. Deputados e Sras. Deputadas, vou falar sobre o Banco do Estado de Santa Catarina, até porque ontem o Fórum, constituído nesta Casa, no qual este Deputado é Presidente e o Deputado Ronaldo Benedet é Relator, se reuniu para discutir o assunto.

Mas dá para se notar que o sindicato dos bancários continua sendo do PT, Deputado Antônio Carlos Vieira, porque ontem encontrei o Presidente do sindicato e disse a ele que estávamos à disposição, mas ele não procurou o Fórum e sim a Bancada do PT.

Por isso, o sindicato quando tem boca torta fica difícil, quando partidariza alguma coisa fica difícil. Tanto é verdade que é o PT que dirige o Banco do Estado de Santa Catarina.

O que o Presidente do Besc tem que fazer é trabalhar mais! Fazer o banco operar! Banco que não empresta dinheiro vai fechar, infelizmente! Se você tem um ramo de atividade e não trabalha na atividade, não empresta dinheiro, como é o caso do Besc, vai fazer o quê? Tem mais é que fechar!

Não adianta ficar anunciando que vai fazer crédito consignado. Isso é do tempo em que eu era gerente do banco em Irani, há mais de 25 anos.

Então, quero dizer a todos os Srs. Deputados que o Fórum se reuniu ontem, do qual fazem parte este Deputado, os Deputados Afrânio Boppré, Antônio Carlos Vieira, Ronaldo Benedet, Odete de Jesus e Sérgio Godinho, e também enviamos um documento ao Ministro Palocci pedindo que se sensibilize no sentido de pelo menos dar aos funcionários do banco o que foi dado aos do Banco do Brasil.

Não tenho dúvida de que o Banco do Estado é um patrimônio do Estado de Santa Catarina. Ele se confunde com a história do nosso Estado. Fui funcionário do banco por 23 anos, saí há pouco tempo. O banco está contratando gente, sangue novo! Não sei para que, porque não está operando?! Os gerentes do banco não estão fazendo absolutamente nada, porque a direção não autoriza empréstimo.

Hoje em dia os funcionários não têm mais paixão para trabalhar no banco! E hoje em dia o cliente trabalha com o banco que for mais capaz, mais competente, que seja mais atrativo, que sua taxa de juro seja competitiva, que seus serviços sejam bons. Não tem mais sentido trabalhar com o Besc! Só porque é de Santa Catarina?

O Besc é um banco forte, sempre foi! Aconteceram muitas coisas na história desse banco e ele ainda continua de pé! O catarinense tem paixão pelo Besc, por isso não tira o seu dinheiro de lá. Pode dizer que vai fechar amanhã, mas ninguém vai lá tirar o dinheiro. É impressionante! Caso isso ocorra com qualquer outro banco, a corrida e o desespero são imediatos.

Então, quero dizer a todos os Srs. Deputados, nesta manhã, que estou preocupado com a questão do Besc. Espero que o Ministro Antônio Palocci atenda à carta da Bancada do PT, preferencialmente, até porque não tenho ciúme nesse particular. Fiquei chateado porque o Presidente do Sindicato dos Bancários deveria ter procurado o Fórum. Mas não, pois preferencialmente é o PT. E se ele tem opção partidária, é um direito dele.

Tomara que o Ministro Antônio Palocci atenda ao pedido da Senadora Ideli Salvatti, da Bancada do PT, e, se quiser considerar e juntar a isso tudo, o pleito do Fórum, porque nós, ontem, também produzimos um carta. Então, esperamos que ele se sensibilize e nos dê condições para que o Besc possa voltar a funcionar.

E quem está tendo prejuízo com o fato de ele não estar funcionado é o comércio, a indústria e o funcionário de Santa Catarina. Eu também estou sem talão de cheques. O dinheiro é pouco, o talão já acabou e não dá para tirar outro!

Portanto, precisamos que o Presidente do Banco do Estado de Santa Catarina receba os seus funcionários e o seu sindicato e não diga que não pode repassar nada porque senão o banco vai fechar. Não é assim! O banco tem que produzir! Enquanto os outros bancos estão tendo lucro e mais lucro nessa agiotagem oficializada, que ainda continua, o Besc diz que dá prejuízo!

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)