Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Sérgio Godinho

99ª Sessão Ordinária - 09/12/2003

O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Sr. Presidente e Srs. Deputados, está chegando o final do ano. Aqui tivemos muito aprendizado, muitas conquistas e esse mês, particularmente esta semana, tem sido muito especial para a cidade de Lages e para a região Serrana.

Hoje, pela manhã, tivemos uma audiência com o Secretário da Saúde Fernando Coruja e conseguimos uma verba para criar o laboratório de DNA naquele Município.

É uma reivindicação da comunidade, de toda a região Serrana, que vem contemplar cerca de 400 crianças que não têm a paternidade reconhecida.

Na região Serrana ocorrem 3.500 nascimentos por ano e desse valor cerca de 400 crianças não têm a paternidade reconhecida.

A criação do laboratório de DNA será implantado no Centro Agro-Veterinário, e para isso conseguimos a liberação de recursos na ordem de R$100 mil da Secretaria da Saúde e hoje, às 17h, será firmado o convênio com a Udesc e a Funcitec liberará mais R$40 mil para esse laboratório.

Este Deputado vai contribuir para reformar a sala onde será instalado esse laboratório de DNA, que vai contemplar as necessidades de Lages e de toda a região Serrana.

Hoje, o Governo do Estado está liberando apenas dois exames de DNA por ano para cada cidade do Estado de Santa Catarina.

Com o laboratório no Centro Agro-Veterinário, os pedidos feitos pela Justiça serão feitos independentemente da demanda da solicitação.

Esse laboratório vai suprir as necessidades de Lages, de toda a região Serrana e também de outras cidades do Estado, haja vista que esse exame para outras cidades terá um custo reduzido, ou seja, apenas de processo do exame em si. Hoje, esse exame é feito em laboratórios particulares.

Essa conquista maravilhosa vem realmente enaltecer nós que estamos apoiando o Governo e conseguimos a verba para implantar o laboratório de DNA.

Quero agradecer pela participação efetiva e a idéia do surgimento dessa solicitação que foi do Vereador Ivan Magaldi, do PTB, que, incansavelmente, foi o proponente. E agora, depois de muitas conversas, juntamente com o Juiz de Direito de Lages, Dr. Sílvio, os técnicos e o professor Cassol, conseguiram esse laboratório sem nenhuma participação da Prefeitura Municipal, que não faz nada para conseguir benefícios àquela cidade. Faz, sim, na sua ótica, não participando de movimentos para a cidade ganhar com isso.

Então, o laboratório de DNA foi uma conquista nossa, com a participação do Governo do Estado e do Secretário da Saúde Fernando Coruja.

Outro motivo que nos traz à tribuna no dia de hoje é para dizer que no dia de ontem conseguimos, através de um entendimento entre o Centro Agro-Veterinário de Lages e a Udesc, a criação do curso de Engenharia Florestal.

Há mais de dois meses estamos conversando e foi criada uma comissão no Centro Agro-Veterinário de Lages, onde foram alencados três cursos como prioridade: o curso de Zootecnia, o curso de Engenharia Florestal e o curso de Engenharia de Alimentos.

O curso de Zootecnia contemplou a região do Oeste, a cidade de Chapecó, apesar de a Udesc ter alegado que não cabia mais um curso de Zootecnia no Estado, neste momento.

Portanto, o Centro Agro-Veterinário nos possibilitou o envio de projetos para a Udesc, a fim de que pudéssemos criar o curso de Engenharia Florestal na cidade de Lages. O Estado vai ganhar muito com isso, principalmente a região Serrana, porque há mais de 100 anos somos os pioneiros na exploração da madeira.

No mês passado, através de um pedido deste Deputado, iniciamos a criação do Centro de Pesquisas de Florestas de clima temperado e subtropical. Somos dependentes da madeira e não tínhamos um centro de pesquisa, mas agora teremos o vestibular no mês de maio, com início das aulas para agosto de 2004.

Com isso a região Serrana estará coberta, tecnologicamente, com cursos, centro de pesquisa e mais o Laboratório de Biotecnologia, que já foi inaugurado na cidade de Lages.

A partir de agora daremos sustentabilidade à fonte de renda maior, que é a madeira. A região Serrana depende da madeira, é a nossa vocação por questões climáticas. Uma árvore de pinus plantada na região Serrana leva 12 anos para o corte, mas essa mesma árvore plantada na Europa leva 40 anos.

Na região Serrana, além dos 100 anos de experiência na exploração da madeira, as condições climáticas fazem com que a região tenha a vocação para a madeira.

Com a criação do Centro de Pesquisas de Florestas de climas temperados e subtropicais, juntamente com o Laboratório de Biotecnologia, mais a Faculdade de Engenharia Florestal, temos certeza de que vai estabilizar esta redenção nossa. Fará com que a nossa região tenha a garantia de continuidade da nossa vocação.

Estamos vivendo, hoje, o clima da monocultura que nos deixa preocupado. Queremos continuar com o pinus, mas temos que ter sustentabilidade técnica. Essas conquistas são motivo de muito orgulho para nós.

O nosso Partido tem dado apoio ao Governo do Estado e fico preocupado com essa maneira irônica do Deputado Antônio Ceron ao dizer que não se importa com a violência da nossa cidade. Quero dizer que essa violência é administrada por membros do PFL de Lages.

O Deputado Antônio Ceron diz que são coisas pequenas, mas não citei nenhum Parlamentar e nenhum político que está comandando essa barbaridade na cidade de Lages, mas é a máfia do PFL de Lages, são aquelas pessoas que ainda mantêm esse estilo de governar através do poder econômico ou através da força. As pessoas que vivem lá constatam isso, tanto é que já foram feitas várias diligências a essa violência instalada.

Na minha cidade é uma vergonha assistir a um programa da Câmara de Vereadores quando se manifestam. As pessoas que são do Governo Municipal, que teriam que dar o exemplo de participação em eventos como estes, não o fazem, eles são alheios a tudo, são Vereadores que participam de um projeto particular do Prefeito e dos Vereadores da minha cidade.

Isto é uma vergonha, nós não temos, nesta Casa, a participação do Governo Municipal da cidade lutando pelos projetos que são uma necessidade para o desenvolvimento da cidade.

Este projeto de engenharia florestal não teve nenhuma participação do Governo Municipal, o projeto do DNA também não. Eles são alheios a tudo, apenas fazem uma politicagem, uma maquiagem na nossa cidade, ela está ficando bonita, não resta a menor dúvida, estão conseguindo melhorar o visual da cidade, mas mudanças estruturais, participação em mudanças como esta da criação de faculdade, criação de cursos, criação de laboratórios não temos.

Tenho participado, na região Serrana, de centenas de reuniões em todas as cidades da Amures, e jamais conseguimos ter a participação do Sr. Prefeito de Lages ou de representantes da Prefeitura em questões que tratam do desenvolvimento da cidade de Lages.

Uma cidade que não tem Secretaria de Turismo, nos dias de hoje, é uma vergonha. E isto nos preocupa porque Lages é uma cidade carente, uma cidade que requer uma atenção especial, requer mobilização do Prefeito, que é o representante do povo, mas que está alheio a tudo, não participa de nada, pois em nenhuma reunião da qual participamos ele estava presente.

Isto nos deixa cada vez mais preocupados. Mas nós estamos aqui não apenas para criticar, mas para mostrar essas falhas relevantes, falhas que comprometem o desenvolvimento da cidade. Nas áreas da Saúde e da Educação é uma vergonha a falta de participação nos debates. Parece que a Prefeitura sabe tudo, eles se fecham, fazem um Natal vergonhoso na cidade, a cidade completou duzentos e poucos anos e não teve nenhuma festa.

Tudo isso mostra a desatenção que....

(Discurso interrompido por término do horário regimental.)

(SEM REVISÃO DO ORADOR)