Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Dado Cherem

75ª Sessão Ordinária - 30/09/2003

O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Sr. Presidente, Sra. Deputada, Srs. Deputados, assomo à tribuna hoje para me manifestar a respeito da viagem do nosso Governador, Secretários e empresários convidados nesses oito dias. Até onde pudemos observar foram várias conquistas para o Estado de Santa Catarina e, por que não dizer, para o nosso País.

Em relação às críticas aqui colocadas por alguns Deputados da Oposição, que diziam que o Governador foi fazer turismo, gostaria que os Srs. Deputados lessem hoje no jornal O Estado as principais ações de Luiz Henrique na Europa.

Não vou aqui me ater a isso, porque hoje foi divulgado pela mídia, através da entrevista coletiva do nosso Governador, ontem, mas nós sabemos da importância dessa viagem.

Vou discorrer aqui sobre um assunto que é de suma importância para a minha região, para a região do Deputado Volnei Morastoni, que é a questão dos aeroportos de Navegantes e Joinville, que têm muito a ver com as empresas de aviação e com o aeroporto de Guarulhos.

O nosso Governador esteve em Portugal e reuniu-se com os diretores da TAP, empresa aérea, visando a implantação de uma rota direta dos vôos entre Portugal e Florianópolis.

Estivemos, ontem, na cidade de Itajaí, numa solenidade que comemorava a volta de Petrobras àquela cidade. E na oportunidade tivemos uma conversa muito rápida com Deputado Volnei Morastoni e com o Governador para que pudéssemos ir a Brasília para, no Ministério da Defesa, acelerar o processo de habilitação do Aeroporto de Navegantes para que possa receber vôos charters já nessa temporada.

De certa maneira, estamos preocupados pelo descaso, principalmente das empresas aéreas, com que elas têm tratado o nosso Estado e, principalmente, pela falta de respaldo e de garantia para os nossos empresários, para aquelas pessoas que usam a aviação ou para passeio, na questão das operadoras de turismo, ou mesmo para as questões comerciais.

Então, provavelmente na semana que vem vamos a Brasília, na companhia do Sr. Deputado Volnei Morastoni e do nosso Governador, para tentar resolver, de uma vez por todas, a questão importantíssima da internacionalização do Aeroporto de Navegantes.

Agora, com os relatos do Sr. Governador vindo da Europa, estamos cada vez mais convencidos da necessidade de internacionalizarmos esse Aeroporto.

Algumas empresas de aviação da Europa demonstraram desconhecimento e, ao mesmo tempo, interesse em fazer com que esses vôos venham ao Estado de Santa Catarina e à cidade de Florianópolis para que nós possamos ter um turismo cada vez mais qualificado e ter aquele turista que tenha uma boa renda e que possa vir aqui gastar o seu dinheiro, sentir-se confortável e à vontade pelo fato de o nosso Estado ser tão rico e tão belo na questão da natureza. E é isso que o turista estrangeiro e o turista europeu dão muita importância e muito valor.

Um outro item que gostaria de falar a respeito também é sobre o descaso das empresas de aviação relacionado com a falta de um vôo de Navegantes ou de Joinville para o Aeroporto de Guarulhos.

Todos nós, quando fazemos uma viagem internacional, seja para os continentes americano, africano, asiático ou europeu, não ficamos somente dois, três ou quatro dias. Todos viajamos para ficar no mínimo dez, quinze, vinte ou trinta dias, e, de uma certa maneira, levamos um número suficiente de bagagens. E, para a nossa tristeza, hoje nós temos que descer no Aeroporto de Congonhas, pegar as nossas bagagens e deslocar-nos até o Aeroporto de Guarulhos para poder pegar o avião para embarcar para uma viagem internacional.

Imaginem essa situação para um turista estrangeiro, que tem que descer na cidade de São Paulo e pegar um outro avião para poder vir até Navegantes, muitas vezes pegando um trânsito de uma hora e meia ou de duas horas. Todo mundo sabe o caos que é o trânsito na cidade de São Paulo.

Então, essas são as nossas considerações a respeito disso. Estamos cada vez mais convictos, Deputado Genésio Goulart, da importância dessas viagens do nosso Governador - e não só a do atual Governador, mas dos nossos Governadores do passado e do futuro -, e de se fazer esse intercâmbio cada vez mais premente com os países europeus, ao ponto de o nosso Governador chegar a dizer ontem na entrevista coletiva que muitos não conheciam nem o Estado de Santa Catarina e não sabiam que ele existia. Portanto, importância desses intercâmbios é cada vez maior.

Gostaríamos também, Deputado Genésio Goulart, de parabenizá-lo pelas suas colocações, principalmente no que dizem respeito às ações do nosso Governador, porque todos sabemos o quanto tem sido feito por este Estado.

Infelizmente, Deputado Genésio Goulart, alguns Deputados da Oposição, por não darem o braço a torcer e por não participarem dos nossos encontros nas Secretarias Regionais, não estão vendo o que está sendo feito e o que está acontecendo em relação a obras e ações que o nosso Governador tem feito por este Estado, principalmente, Deputado Herneus de Nadal, nas questões da Educação, da Saúde Pública, da pavimentação e da Urbanização.

Toda semana nós temos uma obra nova, toda semana nós temos colégios novos, toda semana nós temos novas ações na Saúde, toda semana temos nova malhas viárias, novas pavimentações e urbanizações! E só não vê quem não quer, Deputado! Mas nós, sim, estamos vendo-as todos os dias, todas as semanas, assim como os Prefeitos daquelas regiões e os munícipes estão vendo as ações. E é por isso que ficamos felizes!

O Sr. Deputado Genésio Goulart - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Pois não! Parabenizo-o pelas suas colocações neste sentido e ouço V.Exa.

O Sr. Deputado Genésio Goulart - Deputado, realmente temos que registrar o trabalho deste Governo e das Secretarias Regionais.

Nós somos testemunhas do bom trabalho dos nossos Secretários Regionais. Sabemos da importância do conhecimento global que a Secretaria faz com seus Gerentes, com o Conselho Regional, e da busca da modernização, por parte do nosso Governo, com suas viagens à Europa, trazendo novidades para o nosso Estado. E isso só não vê quem não quer!

Vejam como estão a Saúde, a Educação e a Segurança no nosso Estado, e já num curto espaço de tempo! Então, com certeza, o Governador Luiz Henrique da Silveira, com sua equipe, haverá de melhorar muito mais!

O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Gostaria de dizer que, se não me engano, o nobre colunista Paulo Alceu fez uma reflexão em sua coluna, dizendo: "Não se vê mais Prefeito de pires na mão em audiência com o Governador do Estado. Será que estão funcionando as Secretarias Regionais"? Penso que a resposta está sendo dada por nós, Deputados, nas nossas manifestações.

Gostaria de dizer também, respondendo ao Deputado Wilson Vieira, que aqui colocou que na época do Governo do PSDB, do Presidente Fernando Henrique Cardoso, quando os Prefeitos iam a Brasília colocava-se a Polícia, os cachorros em cima deles, que penso que o Deputado está equivocado. Essa é uma visão muito simplista, superficial, que não quero aprofundar, até porque prometi para mim mesmo que iria dar um tempo ao Governo Lula para que ele pudesse realmente responder aos anseios da população.

Apenas gostaria de dizer que, pelo que me lembro, a polícia, em Brasília, foi em cima da Senadora Eloísa Helena. Não me lembro de outra manifestação neste sentido.

Fico até chateado de ele ter feito essa colocação a respeito do nosso Governo. Mais do que ninguém e antes de tudo, sou um brasileiro e torço para que este País dê certo, para que o Governo dê certo, porque temos que ser responsáveis.

Gostaríamos de frisar o seguinte: vamos, sim, dar tempo ao tempo e ver as ações do atual Presidente da República para que possam ser atuações que venham ao encontro das necessidades do povo brasileiro. E para essas ações, naquela época, o Partido dos Trabalhadores, muitas vezes, não deu apoio em relação ao Governo de Fernando Henrique Cardoso.

Apenas gostaria de fazer essa correção. Teria outras manifestações, mas não vou fazê-las. Vou esperar para que o Deputado faça essa pequena correção, porque creio que foi muito injusto com o Governo de Fernando Henrique Cardoso, que talvez tenha sido o Governo mais democrático que me lembre em toda a minha vida. E foi esse Governo que proporcionou uma transição tão tranqüila ao Governo do PT.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)