Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Dado Cherem

72ª Sessão Ordinária - 23/09/2003

O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, ocupo a tribuna no dia de hoje, com muita alegria, para falar sobre um convênio assinado hoje entre o Governador do Estado de Santa Catarina e o Secretário da Saúde Fernando Agostini, para resolver um problema que aflige a rede hospitalar de Santa Catarina, os gestores públicos municipais e todos os Deputados, de uma maneira geral.

Hoje, o Governo deu um passo importante, vai começar a pagar, Deputado Jorginho Mello, R$ 17 milhões de reais nas AIHs represadas durante os anos de 1999, 2000, 2001, 2002 e 2003, até junho.

O que me causa espanto, Deputado Ronaldo Benedet, é que criticam o Governo do Estado, falam que faltam sabonete, sabão, cobertor nos hospitais, mas esquecem de dizer que o Governo passado deixou os hospitais em estado pré-falimentar. Dezessete milhões de reais em AIHs represadas, somente um gestor público, um diretor de hospital, sabe o que acontece. E isso graças à política de austeridade do Secretário Carlos Fernando Agustini, o Coruja, e do nosso vice-Governador, que também é médico, cortando gastos em diárias, e fazendo uma economia de mais de R$ 1 milhão nesses seis meses.

O Secretário da Saúde começou a mostrar para que serve a Secretaria da Saúde - com todas as dificuldades encontradas. Sentimos hoje ali, Deputados Sérgio Godinho, Manoel Mota e Rogério Mendonça, que foram testemunhas da alegria daqueles diretores de hospitais, que pelo menos aquele dinheiro atrasado vai ser repassado. Tudo, como disse a Secretária de Chapecó, dentro de uma auditoria para evitar que paguem dupla cobrança. Estamos vendo a coisa começar a funcionar dentro daquilo que nós preconizamos, da transparência administrativa.

O que me deixa ainda mais assustado, Deputado Manoel Mota, é que nós vemos lideranças estaduais, os Partidos de Oposição se manifestarem pela imprensa, dizendo que não conseguem dar nota para este Governo porque não viram nada feito ainda. A inveja cega, Deputado Manoel Mota! É uma tristeza, mais a inveja causa cegueira! Causa cegueira porque não conseguem ver que já foram gastos mais de R$60 milhões na educação; que estamos reformando 215 escolas que estavam sucateadas! Daqui a pouco vão dizer que a escola caiu por culpa do Governador e não pelo sucateamento, nos últimos quatro anos!

Sobre o projeto da descentralização, alguns dizem que é um bando de puxa-saco, mas é porque não conseguem enxergar, não têm coragem de ir a uma assinatura de convênio para ver a alegria dos Prefeitos que fazem parte dos Partidos de Oposição (PP e PFL), pois em quatro anos nunca ganharam uma sala de aula. Mas agora, em oito ou nove meses, ganham ginásios de esportes, salas de aula, colégios novos e reparos de salas de aula. E vêm Deputados aqui com a tese de que nada está sendo feito. Infelizmente, para quem é cego, para quem tem problema de visão só um bom médico, só um bom oftalmologista para tratar. E esta especialidade o Governo realmente não tem. O Dr. Eduardo não é oftalmologista.

Um outro assunto importante que gostaria de trazer, inclusive está estampado no jornal A Notícia "Criciúma contra a gravidez da adolescência", é muito complexo para ser discutido em apenas 30 segundos, que é o tempo que me resta. Por isso voltarei à tribuna em outro momento com esse tema.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)