Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Sérgio Godinho

43ª Sessão Ordinária - 10/06/2003

O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Sr. Presidente, Sra. Deputada e Srs. Deputados, quero ser solidário ao povo de Blumenau e, ao mesmo tempo, no meu primeiro mandato como Deputado estadual ficar triste aqui ao ver funcionários de uma Prefeitura terem de entrar em greve, quando é o Partido dos Trabalhadores, o PT, que administra a Prefeitura e que deveria dar o exemplo em defesa dos trabalhadores, ao invés de deixá-los nesta situação.

Fico muito triste com isso. Como político, jamais teria coragem de trair o meu povo. O meu Partido, o Partido Trabalhista Brasileiro, tem buscado uma harmonia constante entre o capital e trabalho. Jamais defendeu o trabalhador ou o empregador de forma sectária, mas defende que deve haver harmonia entre capital e trabalho.

E deveria se esperar do PT essa compreensão. Deveriam ser feitos todos os encaminhamentos necessários para que vocês não chegassem nessa situação de terem de paralisar os seus trabalhos e vir aqui pedir e se expor... Tem membros do PT, que não confio, que talvez vão até gravar a imagem de vocês para prejudicá-los, porque são capazes disso!

Sr. Presidente, numa tentativa de resgatarmos a cidadania do nosso povo da região serrana, porque cerca de 30 a 40% das pessoas são de origem italiana, faremos, na cidade de Lages, já dentro do momento festivo da Festa do Pinhão, um encontro em busca da italianidade.

Nós, como membros do Fórum Parlamentar Ítalo-Brasileiro, faremos uma palestra com o Sr. Mauro Bial para agregar valor àquela cidade, àquela região no sentido de oferecer ao povo da região serrana como obter a dupla cidadania; os direitos e deveres; o intercâmbio cultural entre Brasil e Itália; a transferência de tecnologias; a criação de uma extensão do Consulado Italiano de Curitiba para Florianópolis; curso de italiano nas escolas públicas de ensino médio; oportunidade de emprego para os catarinenses na Itália; as relações entre Santa Catarina com a Itália e a Câmara Ítalo-Brasileiro, o Comércio e Indústria.

Isso é muito importante para a região. Como em quase todo o Estado de Santa Catarina tem descendentes italianos, que possamos, a partir desse Fórum, que é presidido pelo Deputado Rogério Mendonça, que preside o Fórum Parlamentar Ítalo-Brasileiro, fazer com que esse Fórum Permanente possa agregar valor ao desenvolvimento e ao progresso de Santa Catarina, resgatando e criando oportunidades para que os catarinenses, descendentes de italianos, possam progredir, melhorando a sua qualidade de vida com esse intercâmbio cultural, e também melhorando a geração de emprego de brasileiros e catarinenses na Itália.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)