14ª Sessão Ordinária - 25/03/2003
O SR. DEPUTADO LÍCIO SILVEIRA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, na quinta-feira passada tivemos aqui na Assembléia Legislativa uma sessão muito interessante e importante sobre a paz. Uma das coisas que me deixou preocupado foi a maneira como o Sr. Deputado Afrânio Boppré se manifestou no final, quando saltou o brado: "Onde está o PPB e o PFL que não se manifestam sobre a guerra?".
O Plenário estava lotado e a Bancada do PPB estava presente em sua maioria. E S.Exa. deu aquele grito de guerra. Estranhei por não citar o PSDB. Onde está o PSDB? S.Exa. não falou! Não sei se por receio que o Deputado Jorginho Mello viesse até aqui para contestá-lo ou se porque está visando uma eleição municipal com coligação com o PSDB. Mas, francamente, não gostei da sua expressão.
Naquela ocasião o Líder me deu a deferência e falamos sobre a guerra, e terminamos incentivando os três cidadãos: Bush, que dispensa comentários; Tony Blair, que é do PT, no mundo globalizado - Partido Trabalhista -, e chegou no parlamento inglês e disse que renunciaria se a Inglaterra não fosse à guerra...
Quando o Deputado Afrânio Boppré dá esse grito de guerra, estranho que nunca se manifesta sobre a Inglaterra! Sempre omite a Inglaterra!
O Sr. Deputado Onofre Santo Agostini - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO LÍCIO SILVEIRA - Pois não!
O Sr. Deputado Onofre Santo Agostini - Não estava presente na quinta-feira, mas, coincidentemente, quando liguei a televisão, na TVAL, estava passando o pronunciamento do Deputado Afrânio Boppré, e ouvi quando cobrou do PFL.
Quero dizer que antes um pouco eu estava na catedral de joelhos, rezando, pedindo a Deus que mandasse o dom do discernimento àqueles homens que têm o destino do mundo na mão.
Não vim fazer demagogia porque, Deputado, com todo o respeito, fazer demagogia é muito fácil! Não conheço uma pessoa que tenha consciência ou retardada mentalmente seja a favor da guerra, Deputado! Não acredito que uma pessoa, em sã consciência, possa ser a favor da guerra! Todos nós somos contra!
Agora, não precisamos fazer demagogia! Ao invés de fazer demagogia que o povo vá rezar, pois é a única coisa que nós, brasileiros e catarinenses, para ajudar, para evitar maiores conseqüências, podemos fazer! Não somos nós que vamos resolver ou convencer o Bush ou aquele outro teimoso a acabar a guerra!
Quero dizer que também não gostei quando S.Exa. cobrou a posição do PFL.
O nosso Partido e todos, tenho certeza de que os 40 Deputados, os catarinenses, em sã consciência, são contra a guerra. Só que, tenho certeza absoluta, de que a grande maioria não é demagoga.
SR. DEPUTADO LÍCIO SILVEIRA - Agradeço pelo seu aparte, e o incorporo ao meu pronunciamento, Deputado Onofre Santo Agostini.
E para aquela platéia numerosa deu a entender que estávamos a favor da guerra, o que é um absurdo!
Gosto muito do Deputado Afrânio Boppré. É uma pessoa séria, ponderada, honesta e tem suas ambições para ser Prefeito. Tudo bem. Mas, antigamente S.Exa. gritava: "Fora FMI, fora FHC, fora CPMF, abaixo alíquota do Imposto de Renda..." E deu aqui, há um tempo, um outro grito interessante: "Onde está a Prefeita, omissa com a SC-401?"
Não tive condições de rebater. Mas quero dizer que está de cinco a zero. Depois os senhores pensam nesse resultado. Zero com relação a São Paulo; cinco com relação a Florianópolis.
Também estou preocupado porque acho que o PFL, segundo o Deputado Afrânio Boppré, tem uma pilha de pecados mortais. E o PPB também deve ter outra pilha. Só não tem S.Exa. Gostaria que o Deputado estivesse aqui agora. Quero ver o Deputado Afrânio Boppré votar no PFL!
Pela "rádio corredor" da Assembléia Legislativa, as próximas eleições para Presidente desta Casa já estão devidamente alinhadas. E o candidato é do PFL! E aí o Deputado Afrânio Boppré vai ter de votar no PFL.
Isso lembra quando era criança e dizia: "Ele vai cometer um pecado mortal!".
O Sr. Deputado Joares Ponticelli (Intervindo) - Mas o PT já votou no Sarney!
O SR. DEPUTADO LÍCIO SILVEIRA - Quando era criança, na hora da confissão dizíamos: "Padre, eu pequei. Fiz isso, isso, isso..." Ele dizia: "Filho, reza 10 Ave Maria, 20 Pai Nosso e estarás absolvido". E no outro dia fazíamos outra traquinagem, outra molecagem e íamos para a Igreja. Pecávamos e íamos para a Igreja dizer: "Padre, eu pequei". Novamente ele dizia: "Reze 10 Ave Maria e 10 Pai Nosso. Dependendo do tamanho do pecado era maior a quantidade da reza. Se o pecado era menor, a pena era menor.
Fico imaginando o Deputado Afrânio Boppré votando no PFL e depois confessando para o padre. Se o padre for do tempo antigo, vai ter um problema sério, não vai entender! Vai fazer com que o Deputado reze um milhão de Ave Maria, dois milhões de Pai Nosso e ainda manda escrever em 70 cadernos: não devo pecar, não devo pecar, não devo pecar...
Agora, se o Deputado for confessar para um padre moderno, na concepção da palavra - admiro todos os padres, não tenho restrição a ninguém -, que votou no PFL, francamente o padre vai ter um curto circuito. Ah! Vai! Não vai entender nada.
Peço ao meu amigo Deputado Afrânio Boppré que quando falar, por gentileza, em momentos tão importantes, de tanto significado, não cite os Partidos da forma como citou, porque entendi até de uma forma pejorativa.
O Sr. Deputado Joares Ponticelli - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO LÍCIO SILVEIRA - Pois não!
O Sr. Deputado Joares Ponticelli - Deputado Lício Silveira, quero cumprimentá-lo pelo registro.
Também não estava aqui naquele momento, mas assisti à sessão pela TVAL. Até depois vou abordar o assunto TVAL, porque aquela sessão foi extensamente mostrada nesse final de semana, e me senti agredido também porque o nosso Partido, a nossa Bancada tem uma posição muito clara. Vamos além! Não condenamos apenas a atitude do Bush, não! Condenamos atitude de todo imperialista, como Saddam Hussein e Fidel Castro. Somos contra os regimes que eles apoiam!
Portanto, não tem nenhuma moral, o Deputado Afrânio Boppré, para atingir o nosso Partido como atingiu, pejorativamente, sim. Foi uma atitude de desrespeito a uma instituição representada por V.Exa. para manifestar o nosso pensamento.
Quero cumprimentá-lo e dizer que não somos só contra o Bush; somos contra tiranos como Fidel Castro, que me parece tem a admiração do Deputado Afrânio Boppré e de outros.
O SR. DEPUTADO LÍCIO SILVEIRA - Por Fidel Castro até tenho admiração. Aí há um pequeno choque entre V.Exa. e eu, porque já fui de esquerda. Uma esquerda até meio violenta. Hoje procuro usar o bom senso, nem esquerda nem direita. O bom senso.
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO LÍCIO SILVEIRA - Pois não!
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - Peço, Srs. Deputados do PFL e do PPB, que não se sintam ofendidos pela manifestação do Deputado Afrânio Boppré. Não foi a título de ofensa e sim um chamado para nos manifestarmos contra a guerra. Até acho que não por demagogia, Deputado Onofre Santo Agostini, porque não podemos ficar inertes vendo várias pessoas morrendo nessa guerra. Não será o Bush, Saddam ou Tony Blair quem vai morrer. Serão os pobres coitados, filhos de muitas mulheres que hoje choram por causa da guerra.
Não se sintam ofendidos por isso. Foi um chamado especial.
O SR. DEPUTADO LÍCIO SILVEIRA - Concordo plenamente com a sua colocação, e até agradeço a V.Exa. pela participação e pelo esclarecimento. Mas a forma como o Deputado Afrânio Boppré colocou, no meu modo de entender, foi pejorativa...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)