Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Francisco de Assis

42ª Sessão Ordinária - 16/06/2004

O SR. DEPUTADO FRANCISCO DE ASSIS - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, funcionários desta Casa, o Deputado Volnei Morastoni utilizaria este horário para falar sobre o aniversário do Município de Itajaí, mas vai fazer isso posteriormente porque precisamos dar uma resposta ao Deputado Nelson Goetten, que costumeiramente vem a esta tribuna e, de forma covarde, afasta-se do Plenário quando é para escutar a resposta do Partido dos Trabalhadores.

Para este Deputado, homem sério nesta Casa fala e tem coragem de ficar sentado, ouvindo. E a população deste Estado que assiste neste momento à TVAL tem que saber que o Deputado Nelson Goetten, representante do Alto Vale do Itajaí, faz lambuza nesta Casa, distorce as coisas e não tem a humildade de ouvir a resposta do Partido dos Trabalhadores, quando nos ataca.

Da próxima vez, Deputado Nelson Goetten, conversava com os demais representantes da minha Bancada, quando V.Exa. falar, vai ter que ficar aqui dentro, na marra, nem que temamos de trancar as portas do Plenário para V.Exa. ter de ouvir a resposta do Partido dos Trabalhadores! É muito fácil vir para a tribuna fazer crítica, falar besteira e não ter paciência para nos ouvir.

Este Governo Federal, que tanto nos orgulha, no qual a população brasileira confiou e confia, só causa alegria ao Partido dos Trabalhadores e à população deste País.

V.Exa., que sempre...(palavras retiradas por solicitação do Presidente)... do Governo, e seu Partido, descendente da ditadura militar, que fez o que fez com este País, afundando-o, não têm a humildade de ouvir a resposta do Partido dos Trabalhadores.

Que V.Exa. seja...(palavras retiradas por solicitação do Presidente)...Fique aqui e nos ouça!...(palavras retiradas por solicitação do Sr. Presidente)...e a tivesse estaria aqui nos ouvindo neste momento, mas V.Exa. não tem essa capacidade. V.Exa. fala e foge da verdade porque vem para esta tribuna mentir!

Se consultarmos à população, ela saberá responder sobre as ações sérias que este Governo vem fazendo. Basta olhar nos veículos de comunicação! Não é uma manchete ou uma matéria que S.Exa. traz a esta tribuna que vai mudar a opinião da população! Pelo contrário, as notícias que temos recebido é de crescimento da economia, de geração de emprego a cada dia neste País! A balança comercial nunca teve um saldo positivo tão grande como temos agora! Os números que temos para apresentar são muito maiores do que os da época em que o Partido de S.Exa. estava no Governo! E isso S.Exa. não tem coragem de dizer aqui, Deputado Nelson Goetten!

As urnas, sim, vão mostrar quem, de fato, está falando a verdade e fazendo, porque o seu Partido, o PFL, que sempre esteve...(palavras retiradas por solicitação do Sr. Presidente)... não teve capacidade de tirar este País do lugar onde sempre se encontrou! S.Exa. vai ter, sim, oportunidade de ver nas urnas a quantidade de votos que o Partido dos Trabalhadores, os nossos candidatos haverão de receber!

O Governo Federal atual é e será o grande transformador desta Nação, porque o povo brasileiro merece, de fato, dias melhores! O Partido de V.Exa. não teve capacidade, em 500 anos, de mudar isso! E agora nós, em um ano e meio apenas, estamos recuperando a vontade, a garra, o ânimo da população, do povo que sempre teve amor por este País, que quer o bem do Brasil, enquanto o PFL, Partido de S.Exa., não teve capacidade de fazê-lo em 500 anos, porque sempre estiveram governando mal.

E hoje vem para cá pousar de bonzinho, achar que é o dono da verdade. Vá conversar com o povo, vá se informar, vá ler os jornais e ver o quanto a economia deste País vem crescendo. Vá se informar como nós pegamos este País, com o dólar na casa de R$4,00, o Risco Brasil quase em 2000 pontos, coisas que o seu Partido fez com o povo.

Não iremos admitir que V.Exa. venha para cá, de forma covarde, falar e depois fugir do Plenário, porque não tem a humildade de nos escutar. Então, V.Exa. vai ter a oportunidade de falar, porque nós vamos lhe dar. Mas vamos trancar as portas do Plenário, porque da próxima vez que disser besteiras, vai ter de ficar ouvindo a resposta do Partido dos Trabalhadores.

A Sra. Deputada Ana Paula Lima - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO FRANCISCO DE ASSIS - Pois não!

A Sra. Deputada Ana Paula Lima - Muito obrigada, Deputado Francisco de Assis, pelo aparte. Realmente ficamos muito descontentes com essa atitude do Deputado Nelson Goetten.

Eu, que sou bem mais jovem do que ele, inclusive em mandato, que este é o meu primeiro mandato, ele já está há mais tempo do que eu, sei que uma das prerrogativas dos Parlamentares é conceder a gentileza de um aparte, e nem isso o Deputado Nelson Goetten me concedeu na hora de sua falação, para poder também me pronunciar e falar alguma coisa sobre o Governo Lula.

O nosso País tem 504 anos, é um gigante adormecido, está-se mexendo agora, e eu acho que é isso que está causando tanta ira no Deputado Nelson Goetten. Nós tivemos Presidentes que bateram na gente, mataram pessoas, confiscaram dinheiro de poupança, roubaram o povo brasileiro, deram aumento de gasolina mais de uma vez no ano, não deram aumento do salário mínimo, e o nosso Presidente Lula não está fazendo nada disso. Então, isso está causando uma ira muito grande no Deputado Nelson Goetten. Chamamos isso lá na minha terra de ciúme de homem, que é pior do que ciúme de mulher.

O Deputado Nelson Goetten falou uma coisa que me causou estranheza, que o Palácio da Alvorada é patrimônio público do Brasil. É muito justo que os empresários do Brasil restaurem aquele palácio, isso vai para o patrimônio do Brasil, independente do que está fazendo o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, que está pedindo dinheiro para a sua instituição. Essa é a diferença do PT, nós governamos diferente, e é isso que está causando raiva.

Para se ver como estão mudando as coisas, um exemplo é o porto de Itajaí, por onde eu passo todos os dias, que tem enormes e milhares de containers de exportação. Acho que o Deputado Nelson Goetten não está vendo isso.

O que me causa mais estranheza, Deputado Francisco de Assis, é que o referido Deputado esbraveja, fala alto, já disse até para ser tirado o microfone dele, porque me está causando surdez, e sai depois do Plenário. Acho que ele tem medo de ouvir algumas verdades, infelizmente.

Muito obrigada!

O SR. DEPUTADO FRANCISCO DE ASSIS - Deputada Ana Paula Lima, isso se chama covardia, porque o homem quando é covarde faz justamente isso, fala e foge. É coisa que nós não temos o hábito e não aceitamos que façam isso conosco.

O Sr. Deputado José Paulo Serafim - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO FRANCISCO DE ASSIS- Pois não!

O Sr. Deputado José Paulo Serafim - Deputado Francisco de Assis, é lógico que se justifica a irritação do Deputado Nelson Goetten, e não é a primeira vez que faz isso. Ele, várias vezes, está vindo ao Plenário e colocando ódio através das suas palavras e depois sai; ele cobra exatamente aquilo que ele estava falando. E V.Exa. comentava comigo que quem justamente teve mais de 500 anos no poder é que é responsável por tudo isso. Se este País tem problemas, o responsável não é este Governo.

Não podemos esperar do Governo Lula que ele, por decreto, aumente o salário mínimo. Temos que preparar este País, fazer dele um País positivo. Tratar da questão da exportação, da importação, da confiabilidade deste País internacionalmente, para depois justificar um aumento de salário mínimo.

Mesmo assim, com o salário mínimo de R$ 260,00, com o dólar 3 por 1, vinculado ao período de Fernando Henrique, que era de R$200,00, com o dólar 4 por 1, hoje o poder de compra é maior. Temos que ver que nós estamos analisando um País que está em processo de crescimento, para depois viabilizarmos a política que queremos. Temos que adequar este País para podermos de fato apresentar aquilo que o Presidente Lula prometeu no seu Governo, que é com certeza melhorar o salário mínimo, e não será por decreto.

Então, não se justifica a irritação dele. A única coisa que se justifica é aquilo que V.Exa. colocou, ou seja, que os bezerros desmamados deste Governo estão revoltados.

O SR. DEPUTADO FRANCISCO DE ASSIS - Agradeço a V.Exa. pelo seu aparte, Deputado José Paulo Serafim.

Quero dizer que o Governo do qual o Partido que o Deputado Nelson Goetten fez parte, no passado, aumentou, em oito anos, R$100,00 o salário mínimo. Em oito anos o Governo do PSDB e do PFL aumentou o salário mínimo em R$100,00.

Agora, vem para cá falar deste Governo! Que direito tem o Deputado Nelson Goetten de vir criticar?

Eu acho que todos nós temos o direito de fazer oposição e ser Situação. Agora, vem para cá e fale a verdade! Não é usando o microfone da Assembléia Legislativa que vai enganar a população do Estado. A população deste Estado saberá, sim, ver quem é quem nessa história.

Saberá, em Rio do Sul, por exemplo, dizer se a administração do PT, Partido dos Trabalhadores, é boa ou não. Saberá reconhecer em Criciúma, em Chapecó, em Blumenau e em tantos outros Municípios que governamos se nós somos bons ou não somos. Se fizemos a coisa correta ou não.

Agora, vir para cá (palavra retirada por autorização do Presidente),desta tribuna, e depois fugir! Esse tipo de ação nós não admitimos! Não admitimos que nenhum Deputado venha para cá proferir palavras neste microfone e depois fuja com medo da resposta que nós vamos dar. !Esse tipo de comportamento não é digno de um homem, de um Parlamentar que representa parte da população catarinense, porque (palavra retirada por ordem do Presidente) vem, fala e fica aí sentado ouvindo, como nós fizemos. Ficamos ouvindo, mesmo que seja aos berros, mas nós estamos aqui escutando cada Parlamentar, porque cada um de nós tem o direito de usar este microfone, falar o que pensa, defender o que pensa. Agora, tem também a obrigação de ouvir. E isso ele é acostumado a não fazer.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)