20ª Sessão Ordinária - 06/04/2004
O SR. DEPUTADO CÉZAR CIM - Sr. Presidente; senhores componentes da Mesa Diretora; Prefeito Décio Lima; Sras. Deputadas Odete de Jesus e Ana Paula Lima; Srs. Deputados; autoridades aqui presentes, senhoras e senhores visitantes.
No ano de 2000, quando perdi, em um acidente de trânsito, a minha filha, achei que o sol não iria mais iluminar como iluminava e que a lua não iria mais alumiar como alumiava.
A vida foi passando, as barreiras foram vencidas e hoje quis Deus que eu tomasse posse num dia em que o sol brilha ardentemente, circundado por uma lua cheia que certamente haverá de brilhar como sempre.
É uma honra muito grande, Sr. Presidente e Srs. Deputados, poder ascender a esta Casa. A emoção me encampa, neste momento, porque para se chegar aqui um longo caminho deve ser percorrido, como V.Exas. percorreram, têm a sua história e eu tenho a minha.
Mas antes de a ela fazer referência, quero dizer do orgulho que tenho da possibilidade de poder fazer leis, pois sempre as cumpri, sempre fui um legalista e sempre me deparei com esse sonho de um dia poder legislar, e este sonho acaba se concretizando nesta oportunidade, com a Presidência do meu amigo, do meu irmão Décio Lima, que foi um grande escrivão na Comarca de Curitibanos, e com a presença dos meus simpatizantes, do meu Presidente Manoel Dias e do meu PDT.
A minha história começou em São João Batista, na época em que se anunciava a chegada do peixe, através da guampa, do gado bovino. E naquele dia era de festa, porque nós iríamos ter pirão branco, da época em que se tinha que caminhar 10 quilômetros para se chegar à escolinha e na época em que se nascia e se criava nos canaviais.
Depois veio a minha universidade, em Blumenau, a nossa querida Furb, onde passei necessidade para estudar e passei fome. Saía do ônibus e ia direto para a sala escolar, e os meus colegas para a lanchonete, porque não dispunha de um vintém para beber um cafezinho.
Voltei depois para São João Batista para ocupar o mesmo cargo do meu Presidente, ser escrivão, onde tudo era manuscrito, onde as testemunhas tinham que se deslocar por mais de 80 quilômetros para atender a um chamado judicial. E para se dar um telefonema, tínhamos que ficar - eu e o juiz - três horas na fila, em Faxinal dos Guedes, para depois o operador dizer que não havia conseguido fazer a ligação.
Nessa época, o Oeste só sintonizava a televisão de Erechim, onde o comentarista esportivo era o Paulo Santana e os comentaristas políticos eram Rui Carlos Ostermann e Ibsen Pinheiro. E aí começamos a sintonizar a nossa querida TV Coligadas, de Blumenau, que foi a que integrou Santa Catarina. Depois chegamos em Blumenau na condição de Promotor de Justiça e investimos na questão do consumidor, iniciando-me na vida política, que me traz a esta Casa, com muita honra, com muito orgulho e com muita emoção.
E eu gostaria de registrar a engenharia que tomou conta para que chegasse a esta Casa. O meu querido PDT, juntamente com o PTB, ganhou um Deputado que vai propiciar oportunidade para que o PDT ressurja das cinzas.
E este é o compromisso que quero assumir com o PDT.
(Palmas)
Este é o compromisso, Manoel Dias, que quero assumir para que possamos reerguer o PDT. Essa engenharia política também comandada pelo Governador e pelo Prefeito Décio Lima propiciou ao Ministério Público, instituição que eu tanto amo, que também tivesse o seu Deputado.
A minha querida Blumenau também recebeu mais um Deputado, juntamente com a Deputada Ana Paula Lima e com o Deputado João Kleinübing; quis a minha querida São João Batista, o Vale do Rio Tijucas, tivesse o seu Deputado, o segundo na história de São João Batista; quis a minha querida Furb, onde leciono Direito do Consumidor, tivesse o seu Deputado; quis a OAB, cuja minha inscrição é de nº 2400, da década de 70, quase 30 anos de advogado, tivesse o seu Deputado.
Isto me deixa fortalecido, isto faz com que a minha responsabilidade aumente. E aí vem o meu compromisso com as pessoas que me trouxeram, que é o Governador, no sentido de trazer, Manoel Dias, o nosso PDT para o Governo do Estado.
Vamos ter que dar um rumo e vamos ter que ter fidelidade. O meu compromisso com o projeto do Prefeito Décio Lima, em Blumenau, o meu compromisso com os pedetistas, o meu compromisso com a sociedade, o meu compromisso com o eleitor, onde coloquei claramente que iria ter três vertentes no meu trabalho, é fiscalizar o Executivo, representar a minha região de Blumenau e o Vale do Rio Tijucas e legislar.
E para isso tenho que fazer os meus agradecimentos. Agradecer ao Sr. Governador do Estado, que propiciou essa engenharia toda e que me trouxe à Assembléia; agradecer ao Prefeito Décio Lima; agradecer ao Presidente do meu Partido, Manoel Dias; agradecer a todos os pedetistas e agradecer à minha família.
Quem chegou aqui sabe e já sentiu a dor do que é perder uma campanha, do que é ser derrotado, do que é ser cobrado pela esposa e pelos filhos, pedindo pelo amor de Deus que abandonasse a carreira, mas tinha certeza de que essa luta um dia iria ser coroada.
Billy, Ana Lara, Poliana, que está no céu, D. Leni, obrigado por tudo, pela compreensão, obrigado por vocês terem me acompanhado, terem me dado esta oportunidade, e não vou decepcionar. Obrigado por tudo, meus irmãos. Obrigado, Sr. Presidente.
(Palmas)
O tempo se foi, mas foi uma honra muito grande ser empossado pelo meu amigo escrivão, Deputado Onofre Santo Agostini. Obrigado, Srs. Deputados, de coração, por esta honra, por esta felicidade, por esta alegria, por este orgulho. Obrigado, Srs. Deputados Narcizo Parisotto e Sérgio Godinho.
Gostaria, Sr. Presidente, que me fosse dada a oportunidade de me dispensar para que pudesse sentir este momento, para que pudesse viver esta realidade, para que pudesse curtir isso com os meus irmãos de Blumenau e de toda a região de São João Batista. Dispensa-me, Sr. Presidente! Deixa-me sentir este momento com o meu povo.
Muito obrigado!
(Palmas)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)