18ª Sessão Ordinária - 05/04/2005
O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - (Passa a ler)
"Sr. Presidente e Srs. Deputados, como iniciar os trabalhos legislativos, no dia de hoje, nesta terça-feira, recomeço da semana parlamentar na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, sem falar do falecimento do Papa João Paulo II? Este fato concentra as atenções mundiais e faz-nos refletir sobre os ensinamentos e as mensagens deixadas pelo Sumo Pontífice para toda a humanidade.
A morte do Papa mudou os rumos do mundo, influenciando a vida política e social dos países ocidentais, especialmente. No Brasil, por exemplo, as votações da Câmara Federal foram paralisadas e até o Príncipe de Gales adiou a data do seu casamento.
Hoje, os cristãos e todas as pessoas que acreditam num mundo de paz e sonham com uma sociedade mais humana, com liberdade religiosa e política, sentem-se órfãos do grande líder que foi João Paulo II. Mas, Deputado Reno Caramori, talvez a consolação esteja nas palavras daquela criança italiana que ao ser perguntada sobre onde estava o Papa, respondeu: O Papa está no céu!
Destacamos, neste momento em que milhões de pessoas choram a morte do Papa, a mensagem por ele deixada quando da celebração do Dia Mundial da Paz, em 2002, tendo como pano de fundo os dramáticos acontecimentos de 11 de setembro de 2001. Mensagem esta resumida nas seguintes palavras do Sumo Pontífice: Não há paz sem justiça, não há justiça sem perdão.
O Papa exortou a todos os líderes religiosos a orar pela paz. Daquela mensagem do Papa citamos o seguinte trecho: Orar pela paz significa abrir o coração humano à irrupção da força renovadora de Deus. Com a força vivificadora da sua graça, Ele pode criar oportunidades para a paz mesmo onde pareça que existam somente obstáculos e retraimento; pode reforçar e ampliar a solidariedade da família humana, apesar de velhas histórias de divisões e lutas.
Orar pela paz significa rezar pela justiça, por um reto ordenamento no âmbito das nações e nas relações entre elas. Quer dizer também rezar pela liberdade, especialmente pela liberdade religiosa, que é um direito humano e civil fundamental de cada indivíduo.
Orar pela paz significa rezar para alcançar o perdão de Deus e, ao mesmo tempo, crescer na coragem de que necessita quem, por sua vez, quer perdoar as ofensas sofridas.
Disse o Papa: Não há paz sem justiça, não há justiça sem perdão: eis o que quero anunciar nesta mensagem a crentes e não crentes, aos homens e mulheres de boa vontade, que têm a peito o bem da família humana e o seu futuro.
Falou João Paulo II: Não há paz sem justiça, não há justiça sem perdão: é o que quero lembrar aos que detêm as sortes das comunidades humanas, para que nas suas graves e difíceis decisões se deixem sempre guiar pela luz do verdadeiro bem do homem, na perspectiva do bem comum.
Não há paz sem justiça, não há justiça sem perdão: não me cansarei de repetir esta advertência a todos os que, por uma razão ou por outra, cultivam dentro de si ódio, desejo de vingança, propósitos de destruição.
Essa mensagem do Papa João Paulo II imprime em nossos corações a certeza de que existe um caminho para paz, ou seja, que a paz é o próprio caminho trilhado pela humanidade desde que a justiça impere nos atos e relações humanas, entre os governos e as nações, nas relações dos poderes constituídos que regem a nossa sociedade.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)