20ª Sessão Ordinária - 12/04/2005
O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, visitantes que nos dão a honra da visita no Parlamento catarinense, quando ouvimos atentamente o discurso da Oposição nesta Casa, evidentemente que não é preciso fazer muita força para notar o seu desespero.
Eu estava ouvindo atentamente o Deputado Afrânio Boppré falar sobre o Fundo Social. Eu acho que o Fundo Social deveria ser aplaudido pela Bancada do PT, porque o Governo Federal fez um programa chamado Fome Zero que já nasceu falido, e quem sabe o Fundo Social poderá resgatar para a sociedade um pouquinho daquilo que não foi cumprido. A não ser que a Bancada não pertença ao Governo Federal, mas se pertencer tem que fazer uma reflexão nesse sentido.
Quero também dizer o seguinte: há um Município neste Estado que é o nosso orgulho - a cidade de Joinville. E esse Município não pode pagar, muito menos a sua população, o preço que alguns Deputados querem lhe infligir. Ou seja, depois de tudo que aconteceu com o Balé Bolshoi, o Deputado Afrânio Boppré vem novamente, com um milhão de discursos, com um milhão e um, tentar denegrir a cidade de Joinville, porque falar da Escola Bolshoi é tentar denegrir a cidade de Joinville.
A cidade de Joinville muito nos orgulha. O Balé Bolshoi de Joinville é o único no mundo fora da Rússia! E nós precisamos respeitá-lo. Precisamos sentir orgulho de tê-lo aqui em Santa Catarina. Por quê? Pela Liderança do Governador Luiz Henrique da Silveira, evidentemente.
Srs. Deputados, um Promotor Público federal, com muitos problemas no Brasil e também em Joinville, fez algumas denúncias muito pesadas. E um Juiz federal olhou aquilo e deu como resposta o seu arquivamento, deixando, assim, alguns pontos de interrogação. Então, alguns Parlamentares se aproveitam disso para tentar manchar Joinville, uma cidade que muito nos orgulha, assim como seu povo. E o Deputado Afrânio Boppré fez isso aqui mais uma vez hoje.
Quero aqui também poder responder ao Deputado Antônio Carlos Vieira, que eu respeito muito e que fez aqui uma cena sobre a Ponte Hercílio Luz.
Todo mundo sabe que os Governos passados foram incompetentes e não tiveram coragem de investir nessa ponte, mas o Governo atual já está licitando para recuperá-la. E todo mundo sabe que ninguém é mágico para deixar a ponte pronta de um dia para outro, para a passagem de veículos. Mas já está licitada, e evidentemente haverá a recuperação, já que os outros Governos não tiveram competência para fazer isso.
Também quero falar sobre a segurança pública de Santa Catarina. Vou me referir novamente a Joinville, Deputado João Henrique Blasi, que é a segunda melhor cidade da Federação para se viver e a mais segura, segundo levantamento feito por empresas pesquisadoras, assim como a nossa Capital é a quinta melhor do País para morar e a Capital mais segura. Quem sabe, se alguns Prefeitos ou Prefeitas tivessem ajudado, teria sido a melhor, a primeira. Mas espero que o meu amigo particular Dário Berger consiga resgatar esses quatro pontos para ela voltar a ser a primeira. Espero isso!
Quero dizer ainda o seguinte: o Deputado Joares Ponticelli já deu mais ou menos umas 500 entrevistas e uns 200 discursos, aqui, nesta Casa, atacando o aumento das taxas de segurança pública, tentando vender uma imagem de 400%, de 500%. Mas S.Exa. tem que parar de vender uma imagem mentirosa, pois está enganando a população de Santa Catarina.
Está na hora do resgate. A Oposição tem seu direito, tem que fiscalizar, tem que aqui cobrar. Agora, não pode buscar inverdades, não pode levantar coisas que não são verdadeiras, porque aí é evidente que os Deputados do Governo vão defender. E o Deputado Joares Ponticelli já enganou a população muitas vezes, com palavras que disse aqui. Ele disse aqui e repetiu que eu tinha comprado uma casa em Palhoça. Se eu fosse mal educado, diria que S.Exa. mentiu, mas como sou educado vou dizer que S.Exa. faltou com a verdade.
S.Exa. falou também que a metade da obra de uma avenida em Braço do Norte foi feita com recursos da Prefeitura. Quer dizer, o Governo passou, de uma obra de quase R$ 2 milhões, R$ 600 mil a fundo perdido, para dar uma contrapartida, ou seja, a Prefeitura entrou apenas com uma pequena parte.
Então, precisamos resgatar essas verdades, porque não podemos ficar aqui vendendo uma imagem que não é verdadeira. E por que vi hoje a Oposição desesperada nesta Casa? Porque ontem à noite o PMDB fez o seu programa, e o Governo do Estado, do PMDB, apresentou algumas das obras que vem realizando no Estado de Santa Catarina. E ninguém tem culpa se os Governos passados foram incompetentes em não as realizar. Quer dizer, a imagem que foi vendida foi real, correta, aquele que trabalha, que realiza, que pode mostrar ao povo, porque não enganou a população.
Dizer que o Governo do Estado não está cumprindo o Plano 15, é querer brincar de falar a verdade. Isso não podemos admitir de forma nenhuma. Dizer que o Governo do Estado está investindo em propaganda, em mídia?! Meu Deus do céu, será que Santa Catarina não faz parte do Brasil? Quem assiste à televisão só vê propaganda do Brasil, direto.
Então, acho que é preciso as pessoas se conscientizarem que não devem bater, porque terão resposta. Acho que está na hora de falarmos aqui aquilo que podemos cumprir e provar. Não adianta vender uma imagem que não é verdadeira. Quanto ao Governo apresentar os seus projetos, a descentralização, o trabalho, a realização, evidentemente que está dentro daquilo que a Constituição determina e que todos os Governos fazem.
Não podemos aqui jogar uma imagem quando ali fizemos muito mais investimentos. É dentro dessa linha que venho resgatar a verdade. Inclusive, eu já estava com saudades de ouvir um programa tão bonito como o programa de ontem do PMDB, mostrando a Santa Catarina e ao seu povo que o Governo está no caminho certo, que vem realizando obras da vontade da população.
Por isso, não é verdade quando dizem que agora os jornais do interior só falam o que o Governo quer, porque a verdade é que a população lá está realizada e feliz com as obras que estão recebendo. E a imprensa do interior é uma imprensa séria e venderá aquilo que é real e verdadeiro.
Não podem ir à inauguração de uma obra e vender a imagem de que a obra não existe. Evidentemente vão mostrar a linha que o Governo do Estado vem mostrando ao povo catarinense.
Na noite de ontem, tivemos um programa bem realizado, bonito. Com certeza o Governo pôde mostrar dentro do programa do PMDB um pouquinho de tudo aquilo que vem realizando.
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
O SR. PRESIDENTE (Deputado Pedro Baldissera) (Faz soar a campainha) - Deputado, V.Exa. dispõe só de dez segundos para concluir o seu pronunciamento.
O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Sr. Presidente, não são pelos dez segundos, eu só queria apenas cobrar aquilo que é feito para todos os Deputados. Não pode ser concedido um determinado tempo para um Deputado e outro tempo para outro Deputado. Se esta Casa é democrática, o tempo deve ser dividido de forma igual para todos os Parlamentares.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)