25ª Sessão Ordinária - 10/04/2002
O SR. DEPUTADO ROGÉRIO MENDONÇA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, é com muito orgulho que nós tivemos o privilégio, nesta sessão, de assumirmos a Mesa.
Mas o que gostaria de falar, hoje, entre outros assuntos, é sobre a minha participação neste último final de semana em Ituporanga, na Festa Nacional da Cebola. Estive lá, na sexta-feira, quando da abertura da festa e no Sábado estive numa reunião da união dos Vereadores do Estado de Santa Catarina. No sábado estive também com Luiz Henrique da Silveira, nosso candidato a Governador do PMDB. Na segunda-feira estive novamente com o Luiz Henrique da Silveira numa palestra onde ele explanou suas idéias em relação a agricultura catarinense.
Fui na Festa da Cebola, Deputada Ideli Salvatti, na condição de representante desta Casa, até porque o Presidente Onofre Santo Agostini, impossibilitado de se fazer presente, indicou o meu nome para representar a Assembléia Legislativa naquela festa.
Até achava, Deputado Gelson Sorgato, que fosse usar da palavra, porque representava este Poder, mas não me foi dada a oportunidade, pois só falaram basicamente três pessoas, o Presidente da Festa, o ex-Deputado Gervásio Maciel, o vice-Prefeito, o Prefeito da cidade e o Governador.
Aliás, na oportunidade o ex-Deputado e atual vice-Prefeito fez um desabafo. Ele lançou a sua candidatura e acabou fazendo um desabafo em relação à sua... àquela condição... Eu até estranhei que na frente de Juiz, de Promotor, num momento em que recebia dinheiro público, ele lançava assintosamente a sua condição de candidato, usando realmente aquele momento. Mas isso na verdade não nos preocupa.
Gostaria de fazer referência a festa da cebola, tecendo elogios, pois é um evento tradicional de todo nosso Estado.
Eu, na condição de Prefeito Municipal de Ituporanga, na minha administração de 4 anos realizei 3 festas, mas sem dúvida alguma fiquei preocupado com dois aspectos, um deles, Deputado Gelson Sorgato, é que no Parque de Exposição da Cebola foi construído um grande lago - não é só o Rio de Janeiro que tem o piscinão, pois em Ituporanga nós agora também temos um - onde o objetivo principal é a prática do Jet Sky. E como é bom a prática de determinado esporte.
Estou fazendo um pedido de informação sobre a construção desse lago, onde usaram máquinas durante de 400 horas, tanto da Secretaria da Agricultura quanto do Departamento de Estradas e Rodagem.
Vejam só, para construir açudes lá no Oeste para os agricultores que precisam de poços artesianos em função da seca, para benfeitorias nas propriedades, melhorias nas rodoviárias, nas nossas rodovias, não existem recursos. Mas lá precisaram usar máquinas durante 400 horas para construir um grande lago, um piscinão, para a prática de Jet Sky.
Inclusive, até em tom de brincadeira na região se diz que a Secretaria da Agricultura, agora, em função desse estímulo, desse incentivo deste grande piscinão para a prática de Jet Sky, está lançando também uma linha especial de crédito para os agricultores da região. Uma linha especial com prazos longos, carência de um ou dois anos, juros baixos, para que os agricultores, os produtores de cebola também possam comprar um Jet Sky, que é justo, até porque tantas são as pessoas de lá tem veículo, por que não o nosso agricultor, o nosso colono, também não ter a oportunidade de financiamento para a compra de um.
Também, Deputado Gelson Sorgato, eu estranhei a ida do Governador, porque sempre que um Governador vai em uma cidade é motivo de muita festa, de muita alegria. Eu vi o pronunciamento do Governador um pouco meio apagado, um pouco triste, até parecia ressentido.
Mas lembro da época em que eu era Prefeito Prefeito, em outras oportunidades, que cada vez que o Governador Paulo Afonso ia a Ituporanga era para inaugurar rodovias, trechos asfaltados, a Delegacia Regional, o Corpo de Bombeiros os colégios, o ginásio de esporte, que foram mais de dez ginásios no período que fui Prefeito. Quando Governador ia lá era motivo de festa e nós tínhamos a certeza que grandes obras a comunidade estaria recebendo.
Mas nesse final de semana o Governador foi lá, mas vejam só, foi inaugurar uma obra no Município, só que esta obra era uma lombada eletrônica. Vejam só! O Governador com festa, com foguetes, inaugurou uma lombada eletrônica. Provavelmente uma homenagem ao Deputado Paulinho Bornhausen que teve o seu projeto, agora, transformado em lei, pois há um veto derrubado obrigando os radares a serem transformados, também, em lombadas eletrônicas.
Infelizmente, são essas as obras que o nosso Município, a grande maioria dos Municípios têm recebido. Muito pouco tem sido feito. Ele foi lá numa outra oportunidade, entregou um retroescavadeira. Fizeram festa e, quando foram ver, a emenda que originou a compra daquela retroescavadeira havia sido conseguida no Governo Federal pelo Deputado Federal João Matos. Outra obra que se fala muito lá na cidade foi uma guarita junto ao presídio da cidade. Infelizmente são poucas obras que acontecem.
E esta presença do Governador, de modo geral, que é um motivo de júbilo, de festa, simplesmente pela entrega de uma lombada eletrônica, esperamos que aconteça outras vezes, sim, mas com outras obras de valor para entregar aos Municípios de Santa Catarina.
Mas, eu gostaria de dizer que a Festa da Cebola tem sido motivo, realmente, de sucesso quanto ao número de pessoas presentes e com os agricultores expondo os seus produtos.
Este ano teremos a safra da cebola, que não está com preço ruim de comercialização, pois hoje está na faixa de R$0,40 o quilo. Mas por outro lado, foi um ano muito ruim, não nos preços, mas em termos de qualidade, pois houve uma perda muito grande de cebola, com prejuízos a muitos produtores que, com certeza, não conseguirão pagar os seus financiamentos, tendo que prorrogá-los, o que dificultará a continuidade da sua atividade, a agricultura.
Mas, sem dúvida alguma, a exposição que, novamente, se reveste de sucesso, ocorre durante esta semana, com seminários que continuará até o próximo fim de semana. Assim sendo, gostaria de convidar a todos os Deputados, a todos que nos ouvem, para que prestigiem a 12a Exposição Nacional da Cebola, que tem uma importância muito grande para toda a região e para todos os nossos produtores de cebola, não só de Ituporanga, como também de toda
a região do Alto Vale e outras cidades de Santa Catarina.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)