60ª Sessão Ordinária - 19/06/2002
O SR. DEPUTADO SANDRO TARZAN - Sr. Presidente e Srs. Deputados, ocupo a tribuna no dia de hoje para falar do Projeto de Lei nº 500/2001, de minha autoria, que institui o selo catarinense de qualidade de turismo.
E nós que sabemos que o Estado de Santa Catarina cada vez mais vem crescendo em relação ao turismo, também temos grande preocupação em relação à qualificação dos nossos estabelecimentos, ou seja, de hotéis, bares, restaurantes e similares, no sentido de nos adequar e qualificar o nosso turismo.
Estamos vendo que o Estado de Santa Catarina cada vez vem crescendo mais, que grandes eventos têm acontecido no nosso Estado, que tem recebido não só turistas nacionais, mas também uma grande quantidade de turistas de outros países que vêm nos visitar.
Nós, através deste projeto que institui o selo catarinense de qualidade de turismo, queremos envolver toda a sociedade catarinense e, principalmente, os órgãos, as entidades que representam o turismo no nosso Estado de Santa Catarina.
Sr. Presidente, na segunda-feira que vem, no dia 24 de junho, estaremos fazendo na Assembléia Legislativa, às 14h, neste Plenário, uma audiência pública para que possamos discutir em conjunto, trazer as sugestões necessárias para que façamos um projeto que venha ao encontro dos interesses e a qualificação do turismo do nosso Estado de Santa Catarina.
Estamos convidando para essa audiência pública várias entidades ligadas ao setor turístico, como todos os Secretários Municipais de Turismo. Teremos também a participação do órgão oficial de turismo do nosso Estado - Santur, e estamos convidando, além dos órgãos não-governamentais, as faculdades de Turismo e Hotelaria do nosso Estado.
O que queremos? Já conversamos com o Governador Esperidião Amin que gostou muito da idéia e acha necessário que, mais uma vez, Santa Catarina saia na frente em relação à qualificação do turismo no nosso Estado.
Queremos não fazer um projeto de autoria do Deputado Sandro Tarzan, mas fazer um projeto com a participação de todos os órgãos de turismo do nosso Estado e de todos aqueles que têm interesse na qualificação do nosso turismo. Inclusive, esse selo prevê qualificação “a”, “b” e “c”, de acordo com a regulamentação da própria Santur, que com a participação de todos esses órgãos haverá de fazer depois de aprovado o projeto.
Sabemos que Santa Catarina, cada vez mais, está recebendo uma grande quantidade de turistas e por isso tem de qualificar-se.
Tenho certeza absoluta de que no dia 24 de junho, às 14h, neste Plenário, haveremos de fazer com que - através das discussões, das sugestões que estão vindo e que virão, de todo o interior do Estado e de todos os órgãos governamentais e não-governamentais - possamos, juntos, fazer um grande projeto para o futuro do turismo no Estado de Santa Catarina.
Agora temos a Santa Paulina. É claro que através da Santa do nosso Estado, no Município de Nova Trento, com o turismo religioso crescendo no País também receberemos muitos turistas do exterior!
O nosso litoral é belíssimo! A serra catarinense é belíssima! Temos festas importantes em todo o Estado! Temos a Oktoberfest, as festas de outubro no Vale do Itajaí! Balneário Camboriú é conhecida como uma das Capitais do Mercosul! O nosso Estado realmente precisa de uma qualificação melhor, a fim de que possamos receber bem os turistas que nos visitam.
Quero dizer que fizemos em São Joaquim/Bom Jardim da Serra o Primeiro Enduro Eqüestre Internacional, que contou com a presença de alguns participantes dos Estados Unidos. E agora nos dias 22 e 23 de junho, neste final de semana, estaremos fazendo o terceiro evento acontecido já em Santa Catarina.
O primeiro saiu de Florianópolis e foi até a serra e o segundo saiu de São José e foi também até a serra. Ambos contaram com a presença do nosso Governador. Este é maior e está crescendo cada vez mais. Portanto, teremos em São Joaquim/Bom Jardim da Serra a Copa Baja Brasil 2002 e o Campeonato Brasileiro de Rali Cross Country, tendo o apoio do Governador Esperidião Amin.
O Rali das Neves acontecerá em São Joaquim, quando ocorrerá a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Rali Cross Country e Copa Baja Brasil. Carros, caminhões, motos e quadriciclos participam da disputa numa região de baixas temperaturas, com possibilidades de muita chuva, frio e até mesmo neve.
Estarão presentes várias pessoas, inclusive Wilson Fittipaldi, irmão de Emerson Fittipaldi, que já esteve no ano passado e que participará este ano da competição. Dionísio Malheiros, de São Paulo, que é o organizador deste evento nos passou que teremos na categoria de carros os pilotos Klever Kolbug, que participou do Paris Dakar; Reinaldo Varela, campeão mundial de Cross Country; Édio Fücher e Milton Pereira, que são catarinenses e foram campeões brasileiros no ano passado e muito bem representaram nosso Estado no Rali dos Sertões.
Teremos ainda o Juca Bala e o Jean Azevedo, campeão e vice-campeão na categoria de motos em Paris Dakar; Dimas Matos, campeão brasileiro; e o Loudovéc, campeão francês de enduro.
Na categoria de caminhões teremos como participantes Alfredo Yan e Luciano Braga. E é claro a participação do Wilson Fittipaldi, que é chefe de uma equipe que estará competindo em São Joaquim/Bom Jardim da Serra.
É por isso que nós nos preocupamos, que queremos cada vez mais qualificar o nosso turismo, e entramos com esse projeto nesta Casa, instituindo o Selo Catarinense de Qualidade de Turismo.
Vamos discutir este assunto na segunda-feira, dia 24 de junho, às 14hs, neste Plenário, trazendo sugestões para que possamos fazer um selo e que Santa Catarina saia à frente em relação aos outros Estados da Federação.
Santa Catarina realmente merece uma adequação, uma qualificação melhor, do seu turismo e, através dessa discussão, haveremos de sair daqui com um grande projeto, com uma regulamentação que contará com a participação de um órgão oficial, que é a Santur, mas que terá a participação também de todos os segmentos do turismo.
Este projeto haverá de trazer a qualidade necessária que Santa Catarina merece em relação ao nosso turismo, que é tão pujante e tão forte.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)