Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Ivan Ranzolin

26ª Sessão Ordinária - 16/04/2002

O SR. DEPUTADO IVAN RANZOLIN - Sr. Presidente e Srs. Deputados, recentemente nós assistimos em Santa Catarina, estarrecidos, a uma decisão do Superior Tribunal de Justiça, eliminando da primeira divisão uma conquista legítima da equipe do Figueirense do nosso Estado.

Estamos acompanhando pela imprensa as posições da diretoria, as manifestações de todos os segmentos da sociedade, repudiando esta atitude. Porque a luta do Figueirense como a luta das equipes catarinenses para chegar aonde chegou o nosso clube foi uma luta legítima; todos buscaram legitimamente o lugar que o figueirense conquistou.

Nós não queremos aqui fazer nenhum julgamento, porque isso compete, Sr. Presidente, aos advogados, à diretoria e aos tribunais.

Conversei com o Deputado João Henrique Blasi, que vi pela imprensa também acompanhando a direção do Figueirense, pois fiz uma proposição para que na sessão da tarde os Líderes das várias Bancadas destinassem alguns minutos do seu Partido para que a gente pudesse fazer aqui uma manifestação, para que pudesse votar um requerimento desta Casa, solidarizando-nos com a sociedade catarinense, incluindo também um manifesto de contrariedade por parte da equipe do Tubarão, que consta também na redação do nosso requerimento, que foi a luta, que conquistou dentro do campo os pontos e os gols necessários para a sua classificação. E por uma decisão de última hora, sem grandes respaldos legais, foi dada a vitória ao Atlético Mineiro, num empate com o Pelotas, porque produziu o tal de cai cai no último ou no penúltimo jogo.

Então, foram duas equipes catarinenses prejudicadas. A primeira foi a do Figueirense, pelo que eu já apontei. E gostaria de me reportar sobre este assunto no período da tarde, se as Lideranças concordarem, para que a Assembléia tenha uma manifestação oficial.

Em segundo lugar, Deputado Joares Ponticelli, tem a questão do Tubarão, porque o Atlético Mineiro ganhou um gol que não fez, ou seja, prejudicou a nossa equipe que ganhou dentro do campo. E a equipe do Caxias, beneficiada como a quarta equipe do Rio Grande do Sul a ingressar na primeira divisão do campeonato brasileiro, prejudicou o Avaí no “cai, cai”. E não foi feito absolutamente nada! E outra equipe do Rio Grande do Sul fez a mesma coisa - parece-me que isso está acontecendo no Rio Grande do Sul -, prejudicou a equipe do Tubarão.

Então, fomos prejudicados duplamente por atitudes antiesportivas e não se considerou essa vitória que o Figueirense conquistou dentro do campo.

Vou dar um exemplo: a final do campeonato de 2000 foi entre Vasco da Gama e o time do São Caetano (nós vimos o que aconteceu no Rio de Janeiro, ou seja, houve até intervenção governamental, mas não aconteceu absolutamente nada). O São Caetano foi prejudicado na primeira vez, teve que voltar na segunda vez quando o time estava desfeito, e acabou um grande do Brasil sendo o campeão.

Estou fazendo esta manifestação porque acho que a Assembléia Legislativa não pode deixar passar esses dois episódios: de uma maneira mais forte o episódio do Figueirense, que já estava lá e foi retirado, e também o episódio do Tubarão, até mesmo para ao final prestarmos a nossa solidariedade ao futebol catarinense e a essas duas equipes.

O futebol é uma coisa que empolga a população e vimos como Santa Catarina ficou empolgada com a campanha que fizeram os catarinenses nesse campeonato e com a vitória consagradora do Figueirense. Eu sou torcedor do Internacional da minha terra, do modesto Internacional que agora está indo para a repescagem para buscar a oitava vaga, a fim de disputar o campeonato catarinense.

O nosso Estado tem primado pelo trabalho, pela lisura, pela competência em todos os setores da nossa atividade e de uma maneira muito especial pela atividade esportiva que tem hoje o Guga como o nosso grande baluarte na disputa do esporte do tênis.

Na verdade, temos que nos unir cada vez mais para que aqueles lá fora, que estão nos prejudicando, sintam o nosso trabalho, a nossa força e para que também venhamos aqui dar o nosso apoio ao Senador Althoff, porque a sua posição justa e correta na CPI realmente prejudicou essa situação que estamos tendo hoje, porque apontou através do seu relatório o que está acontecendo no futebol brasileiro, mas não vimos ainda a Justiça se manifestar numa decisão da CPI. E vi no jornal esses dias o seguinte: “Até a CPI do Futebol virou em pizza”. Não, a CPI aprovou o seu relatório condignamente, se tem alguma pizza é no forno do Poder Judiciário.

Por isso, Deputado Joares Ponticelli, a nossa proposta é que no período da tarde as Lideranças cedessem um espaço para que discutíssemos este assunto, a fim de que a Assembléia Legislativa desse uma posição oficial, a solidariedade ao Tubarão pela sua brilhante campanha e o repúdio com o julgamento ocorrido com relação ao Figueirense.

Enfim, a matéria está aí para ser discutida e não poderíamos deixar passar em branco o que está acontecendo, hoje, no futebol, prejudicando Santa Catarina.

O Sr. Deputado Joares Ponticelli - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO IVAN RANZOLIN - Pois não!

O Sr. Deputado Joares Ponticelli - Eu também estou inscrito para me manifestar à tarde sobre este tema. Quero cumprimentá-lo pela forma serena e contundente que V.Exa. pondera aqui o efeito do tapetão em Santa Catarina.

Trago a indignação do povo, da gente da minha cidade, da minha região. O Tubarão, que realizou a melhor campanha dos times catarinenses na Copa Sul - Minas, lamentavelmente teve esse desfecho por um gol marcado pelo Presidente da Liga, um gol marcado no tapetão, que não é real, que não existe e que não se materializou. Ele tirou o nosso representante, pois o Tubarão naquele momento representava Santa Catarina.E certamente de casa cheia na final.

Este deve ter sido um dos motivos, porque o dinheiro está envolvendo muitos interesses do futebol e falando mais alto.

Também quero manifestar a minha solidariedade aos florianopolitanos, aos catarinenses torcedores do Figueirense pela garfada dada no tapetão, como se ouve na rua, tirando o legítimo representante do Estado da Série A, o nosso Figueirense, que orgulha não só a Capital como a gente de Santa Catarina.

A sua iniciativa é muito positiva e à tarde ampliaremos esse debate. Entendo que a Casa precisa fazer uma manifestação contundente para colocar a indignação do povo catarinense que não quer mais aceitar esse tipo de jogo embaixo do tapete que está sendo patrocinado no futebol brasileiro.

O SR. DEPUTADO IVAN RANZOLIN - Eu agradeço o aparte de V.Exa., Deputado.

O Sr. Deputado João Henrique Blasi - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO IVAN RANZOLIN - Pois não!

O Sr. Deputado João Henrique Blasi - Eminente Deputado Ivan Ranzolin, gostaria apenas de aquiescer o requerimento de V.Exa. no sentido de que possamos, na sessão de hoje à tarde, dedicar um maior espaço de tempo possível ao uma reflexão a respeito desse episódio que pode parecer pequeno, mas a meu juízo deve ser encarado como uma questão de Estado e como tal deve mobilizar as forças políticas de Santa Catarina, para que possamos emprestar a nossa solidariedade e com isso encontrarmos meios de reverter essa situação que afeta não apenas um clube de Santa Catarina, mas o desporto do Estado, a honra e a auto-estima da gente catarinense.

Por isso cumprimento V.Exa. e com certeza hoje à tarde haveremos de nos debruçar sobre esta matéria, que é realmente bastante momentosa.

O SR. DEPUTADO IVAN RANZOLIN - Deputado João Henrique Blasi, já anunciei que conversei com V.Exa. E sendo o nobre Deputado um torcedor do clube e também um Deputado representante nesta Casa, tem realmente o dever, como todos nós, de tirar não um requerimento do Deputado Ivan Ranzolin - apenas provoquei isso -, mas um documento da Casa, que os 40 Deputados assinam. E é importante que a CBF, a Federação Catarinense e as instituições responsáveis pelo futebol sintam que é uma coisa séria, responsável e que tem a unanimidade dos representantes de Santa Catarina protestando a essa decisão vil, covarde que retirou uma conquista gloriosa e legítima de um clube catarinense.

Por isso fiz esta manifestação no período da manhã, a fim de retomarmos esta discussão no período da tarde, de uma maneira oficial.

Agradeço, Deputado João Henrique Blasi, a sua intervenção.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)