Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Nelson Goetten

62ª Sessão Ordinária - 25/06/2002

O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Sr. Presidente e Srs. Deputados, venho à tribuna nesta tarde para fazer alguns registros e alguns comentários que penso serem muito importantes. Escutava a Deputada Ideli Salvatti falando da questão do PDI dos servidores do Besc.

Penso que nesse momento, nós, homens públicos, temos que pelo menos ser solidários com o servidor dessa instituição, com os servidores do Besc, por estarem eles vivendo este momento de angústia produzido insistentemente pelo PT, pois era um assunto já solucionado, ou seja, já poderiam os servidores dessa instituição estarem recebendo as suas indenizações e resolvendo os seus problemas e até o seu futuro. No entanto, estão hoje mais uma vez vivendo essa angústia.

É lógico que esse discurso do patriotismo do Banco do Estado, do banco da gente catarinense é um discurso fácil de ser feito. Sem dúvida alguma qualquer um na sua razão teria por dever e obrigação defender essa instituição como patrimônio público.

Tudo isso aconteceu com o Banco do Estado de Santa Catarina pela má administração de um Governo desastrado que passou por Santa Catarina, que usou esta instituição de forma totalmente irresponsável, que depredou-a, que apresentava nos seus balancetes financeiros, mês e ano, lucros computando os títulos podres a receber. E ainda os créditos em liquidação que tinha aquela instituição, sem sequer um bem de garantia, onde, muitas vezes, atrás dele estava alguém que tinha se beneficiado através dos favores dos amigos do rei da época, o Governo.

Então, só para lembrar, esta instituição tinha e tem R$860 milhões de moeda podre. E também tem uma dívida com a fundação dos servidores daquele estabelecimento que precisa ser saneada, indiferente de quem for o patrão, de quem ficar com ela. E ainda tem 5.100 funcionários, que para viabilizá-lo só poderá ter a metade.

O que fazer com esses funcionários que têm por direito constitucional, por direito adquirido a estabilidade? Só havia uma saída, o saneamento, que não poderia ser feito pelo Estado, pelo motivo de não existir recurso financeiro nem para pagar as folhas de salário atrasadas que existiam, muito menos para sanear o sistema financeiro.

Então a responsabilidade foi chamada e dada ao Esperidião, que faz o quê? Aceita a federalização como a ação menos traumática, que dava menos prejuízo para o catarinense, porque se assim não fosse feito só restaria para Santa Catarina e para essa instituição o fechamento das portas, o encerramento das atividades da instituição.

Todos os Parlamentares de todos os Partidos que estiveram no Banco Central sabiam e sabem disso. Portanto não têm o direito de continuar com mentiras e com enganação, porque ou se fechava as portas ou então se fazia o que o Esperidião Amin fez, entregou a instituição ao Governo Federal para que colocasse recursos no sentido de saneá-la. Recursos esses que eram repassados, sim, ao catarinense. E posteriormente a venda ficariam como saldo devedor.

Então essa era a alternativa que zelava o emprego, que mantinha o estabelecimento como patrimônio catarinenses em atividade em Santa Catarina. Essa também era a única alternativa que também respeitava acima de tudo o dinheiro daqueles que fizeram a sua poupança e eram os acionistas desse estabelecimento.

Essa é a realidade, é a verdade! Esse são os fatos. Feito com responsabilidade pelo Governo de Esperidião Amin. Mas, infelizmente, o PT, insistentemente vem tentando atrapalhar e prejudicar aqueles servidores que estavam inscritos no PDI. Minha solidariedade a esses servidores.

O mesmo PT que aqui nesta Casa, quando colocávamos em votação a prestação de contas do Governo passado, ficava presente para dar quórum no sentido de que fosse aprovada aquela prestação de contas. Este é o PT de Santa Catarina que não é muito diferente do PT Nacional, Deputado Antônio Ceron.

Quando abrimos as manchetes das revistas e dos grandes jornais de circulação nacional nos estarrecemos com aqueles que eram e que se vestiam de paladino da moralidade. De repente em todos os jornais emplacam: como é que eles calam a boca daqueles que botaram a mão, que usaram da corrupção, que é de praxe hoje neste país, para poder patrocinar as suas campanhas políticas.

Quando, Deputado Joares Ponticelli, outros Partidos se envolvem em qualquer ato de corrupção o PT sai na frente sempre com a inscrição para fazer CPI. Mas quando é com eles, sempre são os outros que estão acusando de forma errada, injusta, sempre é mentira. Eles nunca encabeçaram uma CPI para fiscalizar e para verificar os seus próprios atos.

Não esqueceremos nunca o que aconteceu em Blumenau, onde há uma caixa preta na sua administração daquele Município, que se transformou numa vergonha. Está havendo arrecadação em Blumenau para ajudar a financiar as campanhas do PT, que é igual em todos lugares.

Agora vem se confirmar aqui caindo a máscara desses que são acostumados a criticar.

O Sr. Deputado Joares Ponticelli - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Pois não!

O Sr. Deputado Joares Ponticelli - Deputado Nelson Goetten, quero lhe cumprimentar pelo pronunciamento e dizer que o que mais no causa estranheza é que quando a verdade sobre as administrações do PT começam a ser mostradas eles invertem o papel.

Agora eles estão acusando o denuncismo. Mas eu lhe pergunto, Deputado Nelson Goetten: o que fez o PT ao longo dos seus vinte e tantos anos de história a não ser denuncismo.

Na verdade quem implantou o denuncismo neste País foi o próprio PT. E agora acusa o tal denuncismo.

Então, quer dizer que o PT é imune, o PT é formado por um time de santos, imunes à corrupção. Quando surge qualquer denúncia é inventada, é criada, é produzida. Mas que imunidade é essa! Quem foi que concedeu esta imunidade para o PT? Quem disse que este Partido é feito por santos? Aqueles que estão acima do bem e do mal.

Até o próprio finado Prefeito Celso Daniel, com as notícias publicadas de domingo para cá, nos dão conta de que - ditas pelo irmão do próprio Prefeito, Deputado Nelson Goetten - ele próprio já tinha conhecimento da corrupção.

Como disse o Arnaldo Jabor, num belíssimo e lúcido comentário na noite de ontem, o próprio Prefeito já sabia que o dinheiro das propinas, que era recolhido para financiar as campanhas do PT, estavam sendo roubados por petistas.

Então, era ladrão roubando ladrão. E aí que ele ficou numa situação difícil porque se denunciasse iria aparecer o verdadeiro interessado, aquele para quem era dirigido este dinheiro.

E agora dizem que é denuncismo. O próprio Ministério Público, sempre tão elogiado pelo PT por ser uma instituição ética, corajosa, cumpridora do seu papel, começa a ser criticada por alguns.

O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Lembra, Deputado Joares Ponticelli, quando o Dirceu disse naquele grampo que caiu - foi feito por aquele Promotor Público Federal - que pegava o Antônio Carlos Magalhães. Que os meios justificavam o fim. Apesar de ser ilegal.

O Sr. Deputado Joares Ponticelli - Isso é coisa de Stalin!

O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Agora quando grampearam o petista descobriram isso. Isto é uma barbaridade! Se este País não é sério, não pode se fazer isso. Aqui os meios não justificam o fim.

O Sr. Deputado Joares Ponticelli - Stalin pregava que os meios justificavam o fim. E para o PT vale quando é para incriminar membros de qualquer outro Partido, porque eles se acham santo. E acham que no seu meio não pode haver pecado. E ainda acreditam nessa mentira que eles criaram para si próprios. Só que na prática, Deputado Nelson Goetten, é como V.Exa. colocou, eles agem de forma muito diferente. E nós temos exemplos aqui em Santa Catarina.

Abortaram CPIs não sei a que custo em Blumenau, em Criciúma, em Chapecó e em Rio do Sul. V.Exa. trouxe uma série de informações. Em São Paulo os noticiários de hoje dão conta de uma série de denúncias sobre os contratos de São Paulo. E do Rio Grande do Sul? E os bicheiros do Rio Grande do Sul? Os bicheiros do Sr. Diógenes?

Na semana passada um dos mais respeitados cronistas do Rio Grande do Sul contava a história de uma das testemunhas no caso Diógenes, no caso dos bicheiros, que teve que fugir com a família do Rio Grande do Sul porque estava sendo ameaçada. É por isso que eu temo. E temos que alertar o povo brasileiro do risco que corre o País com a eminência de ter essa gente governando.

Se a ditadura exilava para o Chile, não sei para onde vão exilar, porque quando alguém denuncia é perseguido como ocorre no Rio Grande do Sul, onde se tem que abandonar o Estado com a família. Para onde estamos caminhando?

A população precisa estar alerta porque tudo aquilo que se mostra com relação aos comportamentos do PT no poder, que são antagônicos ao discurso do PT na Oposição, quando se tira a máscara, quando se mostra a verdadeira face o PT diz que é denuncismo. O eleitor precisa ficar atendo .

As notícias de Santo André e de São Paulo não são de hoje. Temo muito o que poderá acontecer com o País se essa gente despreparada que se acha, acima do bem e do mal, santificada, possa alçar o maior posto do comando desta Nação.

O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Nobre Deputado, viemos várias vezes nesta tribuna para contestar o PT pela forma como age, pela forma como sempre ataca. Se o PT fosse mais democrático, discutisse mais os assuntos no campo das idéias, no campo da democracia, não agiríamos assim.

O PT força sempre esse tipo de situação. Por isso viemos aqui para mostrar à sociedade que o PT não é muito diferente de outros Partidos.

Nós que vivemos num País onde ainda perneia muito a corrupção dentro do poder público sabemos que ela contamina todos. Ninguém é imune disso.

O PT não pode apontar o dedo para os outros sem antes ver que também tem seus problemas, porque administram. Onde se administra se está sujeito a isso.

Temos responsabilidade, compromisso, seriedade e o Governo Esperidião Amin tem muito respeito para com o catarinense. Ele não negocia Santa Catarina nem os interesses do povo. Ele faz um trabalho sério em favor da construção de um Estado melhor para todos nós.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)