74ª Sessão Ordinária - 10/10/2002
O SR. DEPUTADO IVAN RANZOLIN - Quero cumprimentar os Srs. Deputados, a Deputada que retorna a esta Casa depois de uma reeleição bonita, e o Presidente desta Casa.
Quero cumprimentar, também, o Deputado João Henrique Blasi, que é advogado do Figueirense, pois finalmente o nosso time voltou, agora, a ter vitórias, com uma exibição, ontem, muito bonita, levando alto o nome de Santa Catarina.
E esta Casa, Deputado João Henrique Blasi, teve uma participação efetiva para que o Figueirense realmente conquistasse, no Tribunal, o que era seu direito garantido no campo.
Fico feliz de ver o nome de Santa Catarina, a bandeira catarinense tremulando, e a possibilidade até do Figueirense conquistar a sua classificação. Mas ele fazendo esse papel nos deixa muito satisfeito, porque nós sempre dissemos, nesta Casa, que é o nome catarinense, é o nome de uma equipe de Santa Catarina.
Eu acho o maior campeonato do mundo esse campeonato nacional. E ontem o seu desempenho frente ao Corinthians, que é uma das grandes equipes deste País, mostrou a qualidade, a organização e, acima de tudo, que estávamos certos quando lutamos por ele.
Quero, também, cumprimentar as outras equipes que estão na segunda divisão, que estão fazendo bonito, como Criciúma, Avaí e Joinville. Isso realmente é muito importante.
E por falar em esporte, quero falar de um acidente lamentável que ocorreu na cidade de Lages. Como se sabe, a Prefeitura, através da iniciativa do Prefeito, com a participação dos Deputados Sandro Tarzan, Onofre Santo Agostini e Antônio Ceron, deu-nos a possibilidade de realizarmos em Lages os Jogos Abertos, pois foi construído o maior ginásio de esportes de Santa Catarina em cobertura de madeira. Infelizmente, ontem, por problemas técnicos, o teto desabou, e isso criou um constrangimento, uma tristeza na cidade de Lages, porque esse ginásio passou a ser o cartão de visita da cidade.
Foi feito um estudo profundo com uma empresa de Lages para lá ser construído um ginásio com as características da serra, utilizando a madeira pinos elliotis. Mas isso criou um problema tão grande que acabou gerando uma nota oficial da Prefeitura.
E quero registrar, nesta Casa, com pesar, esse acidente, mas, felizmente, não houve vítima.
Encerramos os jogos com cerca de sete mil pessoas. Foi uma festa maravilhosa, tanto na abertura quanto no encerramento. Fazia 20 anos que Lages não via Jogos Abertos e que não tínhamos o prazer de ver o povo torcendo pelas suas cores, de ver todos os atletas de Santa Catarina sendo bem recebidos, vivendo momentos de muita alegria.
Mas com esse acidente que ocorreu nesse ginásio, gerou-se uma tristeza muito grande não só em Lages como também no meio esportivo catarinense, que viu lá a possibilidade da realização de grandes espetáculos.
Em primeiro lugar, a cidade de Lages ficou classificada para disputar o campeonato nacional de basquete masculino e feminino. Os primeiros jogos seriam realizados agora, a partir do dia 20 de outubro. Isso trouxe uma frustração muito grande, porque agora teremos que disputar em quadras ou ginásios menores.
Então, quero aqui apresentar a minha solidariedade ao Prefeito Raimundo Colombo, com a sociedade lageana e a todo meio esportivo de Santa Catarina, porque foi uma questão técnica. E agora os peritos neste assunto estão verificando (o Ministério Público já foi acionado também) se houve algum problema que não seja apenas técnico.
Na realidade, o que estamos lamentando, hoje, desta tribuna, foi o que ocorreu e pela questão material. Mas, ao mesmo tempo, ficamos alegre por não ter sido ferido nenhum operário. Eles tiveram tempo de sair do local, e lá não estava o público. Isso para nós foi, na realidade, uma graça de Deus.
Por isso faço este registro e me solidarizo com a nota oficial da Prefeitura de Lages, porque nós temos lá um grande projeto de desenvolvimento da nossa região e nada vai nos abater.
Ficaríamos muito triste se tivesse ocorrido vítimas com esse desastre. Como nada disso ocorreu, os bens materiais se recuperam e vamos buscar soluções para este fato que hoje ocupa grande parte da imprensa de Santa Catarina e as páginas dos jornais.
Aproveito, também, a oportunidade, ao assomar esta tribuna pela primeira vez, depois das eleições em primeiro turno, para agradecer a todos aqueles companheiros que depositaram em nós a confiança e, ao mesmo tempo, quero manifestar o desejo, a vontade e a organização para buscarmos o segundo turno e trabalharmos pela reeleição de Esperidião Amin, com respeito aos adversários. Já estamos organizando o nosso trabalho para o segundo turno.
Deixo, por último, os meus sinceros agradecimentos a todos e também ao meu amigo Sandro Tarzan, que não logrou êxito nesta eleição mas desenvolveu papel preponderante e fundamental. Com certeza V.Exa. vai continuar na vida pública, não é uma eleição que vai abater o seu ânimo, a sua vontade, a sua luta pelo desenvolvimento da região serrana.
Quero, de qualquer maneira, cumprimentá-lo pelo seu desempenho, pela sua lealdade e pela parceria que fizemos. À minha eleição devo, também, ao trabalho de V.Exa. e ao de sua equipe. Muito obrigado!
Quero agradecer, da mesma forma, ao Presidente da Casa, Deputado Onofre Santo Agostini, e aos Deputados Antônio Ceron e Francisco Küster, que fizeram parte do nosso projeto.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)