23ª Sessão Ordinária - 09/04/2002
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Srs. Deputados, assomo à tribuna para cumprir com o meu papel de resgatar sempre a verdade. Mais uma vez o Deputado Ronaldo Benedet vem à tribuna para mentir. Acho isso muito triste.
Estamos vivendo um momento muito delicado nesta Casa quando pessoas, munidas de um mandato Parlamentar, descaradamente vêm aqui e mentem. Um exemplo é a Deputada Ideli Salvatti, que deveria vir aqui dar explicações. Como é que ela tem a coragem de mentir e de acusar pessoas sem prova? E depois, quando ela é convocada para vir aqui dar explicações sobre a mentira que contou, ela não se manifesta.
O Deputado Ronaldo Benedet dizer que o Governo autorizou máquinas para menor e que temos de condenar, porque é um absurdo o Governo autorizar máquinas para menor em Santa Catarina...
A Codesc diz bem claro na lei que é proibido o acesso de menores a esses equipamentos. A preocupação verdadeira da Codesc é essa: além de ter o controle, não permitir que menor possa chegar a acessar esse equipamento. Esta é a verdade!
O Deputado Ronaldo Benedet tem que ler as coisas e não deve mentir dessa forma!
Mas venho aqui também na busca de rebater aqueles discursos que dizem que este Governo não tem uma obra para mostrar.
Já citamos as obras realizadas pela Secretaria dos Transportes e Obras em Santa Catarina, e agora vamos relacionar algumas realizadas pela Secretaria da Saúde, porque não podemos aceitar aquele discurso que diz que o Governo não tem obra para mostrar e que isso é uma vergonha. E esse discurso é repetido várias vezes por alguém que não tem compromisso com a verdade, que pensa que, por ter um mandato, pode dizer todas as bobagens que quer.
Portanto, cabe a nós vir à tribuna dizer que temos compromisso com a verdade e agradecer ao Governador Esperidião Amin, ao Secretário da Saúde, Dr. João José Cândido da Silva, e a sua equipe pelo trabalho sério e responsável que fazem em favor da Saúde em Santa Catarina.
Já dissemos da maior obra da história de Santa Catarina. Tínhamos 28 estabelecimentos fazendo Saúde em alta complexidade em Santa Catarina, sendo que 17 deles eram na Grande Florianópolis. Hoje estamos no ano 2002. Depois de três anos e quatro meses de Governo Esperidião Amin, estamos com 95 estabelecimentos de saúde em alta complexidade, e destes 95, 58 estão no interior do Estado. E na média complexidade, estamos hoje com 145 estabelecimentos vocacionados. Só aí está a grande diferença!
Hoje, através de um trabalho em parceira com o Governo Federal, com o então Ministro da Saúde, José Serra, temos 13 mil novos profissionais na Saúde básica em Santa Catarina. Esta é uma nova realidade e uma nova fórmula de se fazer Saúde em Santa Catarina! Mas se faz saúde com competência, com seriedade e respeitando o cidadão.
Mas também queremos dizer aqui que precisamos ter a oportunidade de, através de material fotográfico, mostrar o que era a estrutura dos hospitais antes de assumirmos o Governo e o que é agora. Quando o Governo passado administrava o Estado, as nossas instituições de saúde em Santa Catarina eram um verdadeiro caos, estavam em estado de calamidade.
E vamos começar a citar aqui algumas coisas que são importantes falarmos em relação a um novo sistema que foi implantado para administrar a Saúde em Santa Catarina, um sistema mais de acordo com a iniciativa privada, no qual se faz obra com mais rapidez, mas, acima de tudo, respeitando o que é a seriedade e aplicando melhor os recursos catarinenses.
Na recuperação de prédios e estruturas, aplicamos R$30.681.000,00. Na manutenção dos equipamentos - porque tínhamos ares-condicionados de alguns estabelecimentos que já estavam há mais de seis anos sem funcionamento - foram aplicados R$19.263.000,00.
O Dr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Pois não!
O Sr. Deputado Manoel Mota - Nobre Deputado, quero apenas registrar nos Anais desta Casa a presença neste Parlamento dos Vereadores de Nova Veneza: o José Roque, Líder da Bancada do PMDB; o Presidente da Câmara de Vereadores, Altemar Colonetti, do PPB; e o Líder da Bancada do PPB, Ranier Júlio Amboni.
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Gostaríamos de cumprimentar os Vereadores aqui presentes, que nos prestigiam com a sua presença nesta tarde.
Também queremos, com o compromisso que temos com a verdade, dizer que só na região do Extremo Oeste de Santa Catarina foram investidos R$17,7 milhões de reais em equipamentos. Podíamos citar Município por Município, equipamento por equipamento, mas o tempo não nos permite isso.
No Meio-Oeste de Santa Catarina foram aplicados R$9,6 milhões. Isso é dinheiro que foi aplicado para melhorar a estrutura de saúde dos hospitais da região!
No Planalto Serrano foram aplicados R$5,3 milhões para melhorar a estrutura de Saúde.
Na região Nordeste do nosso Estado foram aplicados R$10,3 milhões, melhorando a estrutura de Saúde dos nossos hospitais.
No Planalto Norte foram aplicados R$2,3 milhões, também na busca de equipar melhor a estrutura de Saúde daquela região.
No Vale do Itajaí foram aplicados R$9,7 em equipamentos, melhorando a estrutura dos nossos hospitais.
No Sul do Estado foram aplicados R$8,3 milhões, melhorando a infra-estrutura dos nossos hospitais.
Foram aplicados R$15,3 milhões na Grande Florianópolis.
E quando olhamos a relação dessas obras, vemos que os recursos foram aplicados num todo. Nós não priorizamos a Capital de Santa Catarina. Na Capital só há uma diferença: temos a melhor Prefeita do Brasil! Ela faz a diferença por si só, pela sua competência, pelo seu caráter, pela sua seriedade. Mas não porque ela recebe recursos de forma diferente das outras regiões. Não é essa a realidade e a verdade. Então, isso precisa ser dito aqui.
Vejam, o que foi feito no Hospital Celso Ramos! De oito andares que aquele hospital tinha, dois estavam fechados quando assumidos. Recuperamos e estruturamos aquele hospital e hoje ele está não só humanizado, limpo, bonito, reformado, como também tem mais dois andares à disposição da Saúde de Santa Catarina.
A Maternidade Carmela Dutra era uma maternidade fantasma, estava verdadeiramente abandonada. Hoje dá segurança na Saúde quando vamos lá e vemos tudo estruturado e organizado. Só no projeto de ampliação do berçário foi investido R$1,6 milhão.
Então, hoje a Maternidade Carmela Dutra é uma instituição que está novamente servindo a população, e isso é muito importante.
Quem for ao IPQ verá a grande diferença! Estamos humanizando-o, mas respeitando aquilo que era um depósito de gente. Acabamos com as grades, com o muro, e estamos fazendo uma cozinha moderna, bem como pintando, reformando e deixando aquilo bonito. E ainda temos um novo projeto para um novo IPQ em Santa Catarina.
Achamos que isso tem que ser dito aqui! Isso é obra e é respeitar o cidadão, sim, e não podemos aceitar o discurso de que nada fizemos!
Temos honrado os nossos compromissos e não entregamos obra que não esteja inaugurada!
Além da recuperação e ampliação do Hospital Nereu Ramos, já estamos praticamente agora com mais R$500 mil disponibilizados para investir na sua ampliação. Isso temos que dizer aqui!
Foi realizado um projeto importante de recuperação do Hospital Infantil. A UTI hoje está funcionando totalmente recuperada.
O Hospital São José hoje é um orgulho para a sociedade. Está lá para quem quiser ver o que era aquilo ontem e o que é hoje! Hoje é um orgulho para todos nós! A grande diferença está lá só ao entrar naquele hospital!
O maior investimento já realizado em Saúde está sendo feito por um Governo só em Joinville. Só no Hospital Infantil foram investidos R$25 milhões, que será o mais moderno do Sul do Brasil que estará sendo inaugurado lá.
Mas como era o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, como estava aquilo lá vergonhosamente abandonado? Nem os ares-condicionados estavam funcionando! Hoje aquilo é um exemplo de limpeza e de organização.
Claro que não fizemos tudo e que há muito ainda para ser feito. Mas já vencemos e avançamos muito! Agora, tem muito para se fazer em Santa Catarina, mas se continuarmos trabalhando com seriedade, respeitando a sociedade, o cidadão e, acima de tudo, o trabalhador, o servidor público catarinense, vamos fazer a diferença. É tudo uma questão de tempo.
Então, aceitamos a crítica da Oposição, porque é o nosso dever aceitá-la. Agora, não aceitamos a mentira, não aceitamos pregarem a enganação e não aceitamos o desrespeito!
Somos democráticos e entendemos que o debate político tem que existir, mas no campo do respeito, da seriedade e com o compromisso da verdade. Temos compromisso com a verdade e estamos lutando para...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)