Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Sandro Tarzan

33ª Sessão Ordinária - 24/04/2002

O SR. DEPUTADO SANDRO TARZAN - Sra. Presidente e Srs. Deputados, assomo à tribuna no dia de hoje para fazer três registros de alguns eventos que acontecem na região Serrana. Dentre eles temos a Mercoleite, que é a III Mostra do Produtor Organizado com torneios de laços e jogos; a I Exposição de Produtos Agropecuários da Região, que acontece no Município de Lages.

Teremos vários concursos em relação à esgota leiteira: 1ª Ordenha do Concurso Leiteiro - início do julgamento da raça Jersey; 2ª Ordenha do Concurso Leiteiro; o desfile de animais premiados; o leilão, como já falei; a prova de marcha para cavalos castrados e as fêmeas; a prova dos coronéis e da família, as provas funcionais e a apresentação de animais.

Teremos também, no Município de Lages, a Mercoleite 2002, sendo que a exposição e o concurso acontecem entre os dias 23 a 28 de abril. Este evento conta com a participação da Prefeitura Municipal de Lages, através do seu Prefeito, Presidente da Amures, Raimundo Colombo, que vem desenvolvendo um grande trabalho; conta com a Secretaria Municipal da Agricultura, a Aproleite, que é a Associação dos Produtores de Leite de Lages e região.

Quero fazer, nesta oportunidade, pedindo licença à Sra. Deputada Odete de Jesus que preside esta sessão, um convite especial a todos os catarinenses, através da TVAL, para que prestigiem a 11ª Festa Nacional da Maçã em São Joaquim.

Esta festa, que já está na sua 11ª edição, sem alguma, é um grande sucesso realizado pela Prefeitura Municipal de São Joaquim, através do nosso Prefeito Dr. Stélio e de sua equipe, do Presidente da Comissão Central Organizadora João Carlos de Souza Palma Júnior, que conta com o apoio e patrocínio do Governo Federal, através do Ministério da Agricultura; com o apoio da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina; com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Rural e da Agricultura; com o apoio da Santur, da Embratur, da Epagri, da Cidasc, do BRDE, do Badesc e da Codesc.

Tenho certeza absoluta de que haverá de ser um grande sucesso a 11ª Festa Nacional da Maçã, que realizar-se-á no Município de São Joaquim.

O primeiro compromisso que tivemos, como Presidente em exercício da Assembléia Legislativa pela terceira vez, foi fazer um convite especial ao Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, para que prestigiasse este evento. Esta audiência foi agendada pelo Governador Esperidião Amin, que nos acompanhou, juntamente com o Prefeito do Município e o Presidente da Comissão Central Organizadora.

Naquela oportunidade, convidamos o Presidente da República e dissemos que São Joaquim já teve a visita de quatro Presidentes da República - General Ernesto Geisel, General João Figueiredo, José Sarney e Fernando Collor -, e que teríamos a maior satisfação em recebê-lo como o quinto Presidente a pisar em solo joaquinense.

Tenho certeza de que será um orgulho muito grande para a região Serrana e para o Estado ser visitado pelo Presidente, no sentido de mostrar o que representa a maçã para Santa Catarina e para o País, pois o Estado de Santa Catarina é responsável por 60% da produção de maçã do País.

Nesta festa teremos uma programação extensa e com apresentação de vários shows. A abertura oficial acontece no sábado, dia 27 de abril, com a exposição de maçãs e de um concurso que acontece com relação à qualidade da maçã. Como de costume, será celebrada uma missa crioula, que é uma grande tradição do nosso Município na Festa Nacional da Maçã. No sábado, além de outros, teremos o show de Marlon e Maicon, às 10h; na quarta-feira, dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, teremos o show de Willian & Renan; na quinta-feira teremos também outro show, às 10h, com Nenhum de Nós; na sexta-feira um show com Capital Inicial, conjunto de grande sucesso no momento e que, com certeza, haverá de levar um grande número de pessoas ao Município de São Joaquim, e no sábado teremos também o show de Biquini Cavadão.

Teremos a participação efetiva do nosso CTG, que fará uma programação artística e campeira muito extensa, através do CTG Minuano Catarinense, que levará um grande número de tradicionalistas gaúchos ao Município de São Joaquim.

Além disso, teremos seminários importantes. Na segunda-feira sobre pecuária - Alternativas Práticas para Melhorar a Pecuária de Corte.

No dia 30 de abril teremos seminário sobre fruticultura de clima temperado.

No dia 02 de maio teremos um seminário importante também em relação à apicultura - I Seminário de Apicultura da Região da Maçã nos Caminhos da Neve -, e no dia 03 de maio teremos um seminário em relação ao Turismo - Projeto Caminhos da Neve e Parque Nacional de São Joaquim, tão importante para o nosso turismo.

Este seminário terá a minha participação na discussão do meu projeto, que institui o selo catarinense de qualidade no turismo.

Por isso quero convidar, através da TVAL, a Sra. Deputada que preside esta sessão, os Srs. Deputados da Assembléia Legislativa, para que se façam presentes em São Joaquim na 11ª Festa Nacional da Maçã, que realizar-se-á entre os dias 27 de abril a 05 de maio de 2002.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)