93ª Sessão Ordinária - 02/12/2004
O SR. DEPUTADO LÍCIO SILVEIRA - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, da mesma forma colocada pelo Deputado João Henrique Blasi, quero parabenizar V.Exa. pela atitude imediata tomada.
Quero dizer que li rapidamente a nota do radialista: Politicagem rasteira afeta Joinville. Eu acredito que só um sandeu pode ter a coragem de fazer uma matéria de baixo calão como essa.
Eu conheço o Deputado Wilson Vieira, ele na Oposição do PT e nós de Oposição há muito tempo. Viajamos pelo Estado todo, Sr. Presidente, na Comissão de Segurança e vi o posicionamento do Deputado Wilson Vieira com extrema responsabilidade conduzindo os trabalhos daquela Comissão.
Eu não posso aceitar, nós não podemos aceitar que um sandeu haja dessa forma. Sandeu, eu vou traduzir, porque talvez esse radialista não saiba que é um idiota, um verdadeiro idiota - acho que agora ele entendeu a palavra -, por colocar uma matéria de tal gravidade e de tal baixaria.
Ele não falou por interesse dele, pessoal. Não falou do coração dele. Falou, sim, motivado por outras ações que nós não iremos aqui discutir. Mas o Deputado Wilson Vieira não merece ser tratado dessa forma, eis que é um Deputado responsável.
Eu não vi o Deputado aqui faltar a nenhuma das sessões. Sempre esteve presente nas suas Comissões e aqui em Plenário, cumprindo com a sua responsabilidade. E vem esse sandeu dar uma nota atingindo não só o Deputado Wilson Vieira como também todos os nossos Deputados.
Nós não podemos mais ficar sob notícias desse tipo, ficar sob colocações de outros Poderes inadequadamente com este Poder, porque nós temos um foro privilegiado. Somos um Poder independente e não vai ser nenhum Poder, não vai ser qualquer profissional desse quilate que vai nos atingir.
Por isso, Deputado Joares Ponticelli, Deputado Dionei Walter da Silva, eu fico indignado, indignado contra esse pseudocidadão, porque nem cidadão é. Isso não é papel de um cidadão! É um irresponsável! Fico indignado, porque ele tenta atingir um Deputado sério, honesto, que somente quer apurar os fatos que aconteceram, mais nada. Isso é obrigação de qualquer Deputado, seja da Oposição seja da Situação. Não interessa, esses fatos ocorreram. Nós não somos contra a entidade mas, sim, contra os fatos que realmente, efetivamente, aconteceram.
Não foi o Deputado Wilson Vieira que levantou, não foi da vontade do Deputado que provocou. Foi a mídia nacional que colocou a minha cidade natal de Joinville a essa ridicularização. Por quê? Porque o interesse de algumas pessoas estão acima dos interesses públicos. E isso, Sr. Presidente, nós não podemos admitir. Vamos processá-lo. Ele pode dizer amanhã na rádio: eu não tenho medo de processo, falo o que quero.
Então, vai pagar por isso. Vai pagar pelo que fala, vai pagar por não ter medo e porque ele é nada mais do que um profissional de um quilate mais baixo do que qualquer outro.
O Sr. Deputado Dionei Walter da Silva - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO LÍCIO SILVEIRA - Pois não!
O Sr. Deputado Dionei Walter da Silva - Deputado Lício Silveira, ouvi V.Exa., e isso é cultura. Eu não conhecia essa palavra. Mas acho que ela se aplica justamente para esse fato.
A população de uma forma geral, não só nesse fato de Joinville, mas em algumas cidades, em algumas regiões, fica à mercê de pseudo-radialistas a serviço de alguém, muitas vezes desprestigiando, achincalhando a imagem, a honra de pessoas ou de instituições.
Tem um ditado que diz: conforme a gravidade da doença vamos procurar o nível do especialista. Muitas vezes, Deputado, além do especialista, procuramos outras benzeduras, outros tipos de tratamentos alternativos. Nesse caso específico, nesse problema detectado na escola, provocar uma reunião de secretariado e uma artilharia orquestrada contra o denunciante, tentando desqualificar aquele que quer a coisa certa, é porque a doença deve ser grave. E não é pouco o que estão fazendo com o Deputado Wilson Vieira e com os outros Deputados que estão se manifestando.
Não foi apenas esse radialista. Já tivemos casos em emissoras de TV, de tentarem dar a impressão de que quem quer o esclarecimento dos fatos está contra Joinville, contra o balé, contra as criancinhas. Quer dizer, se usam todos esses artifícios é porque a doença é grave, volto a repetir, esse rolo é grave e só reforça a vontade e a necessidade de nós, Deputados Estaduais, cumprirmos com nossa obrigação: fiscalizar, investigar. Se querem abortar a investigação com essa atitude, conseguiram foi nos fortalecer e encorajar.
Com certeza, se a CPI for solicitada, como está sendo, após essa audiência pública, terá muito mais assinaturas do que teria antes dessa tentativa ridícula, grotesca, de abafar essa situação.
O Sr. Deputado Joares Ponticelli - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO LÍCIO SILVEIRA - Pois não!
O Sr. Deputado Joares Ponticelli - Deputado, também quero cumprimentá-lo por sua manifestação.
Deputado Onofre Santo Agostini, como Presidente diligente, quero parabenizá-lo pela sua atitude rápida, necessária, enérgica, porque essa Casa não poderia calar diante de uma agressão tão forte.
Agora, o questionamento que fica, como colocou o Deputado Dionei Walter da Silva, é a profundidade desse negócio. Se tentaram encobrir, se fizeram uma reunião na Secretaria Regional, se esse jornalista boca-alugada ou boca-paga - não sei nem vou começar a adjetivar esse sujeito para não perder a compostura - se prestou ao serviço que se prestou é porque esse buraco é muito grande, tem coisa muito grande para ser investigada.
Não tenho dúvidas de que colocaram muita gasolina na fogueira, e agora temos que apurar e agir com muita rapidez, até porque o vice-Prefeito eleito de Joinville, a partir da sua denúncia, admite, hoje, na imprensa catarinense, que foi a Brasília antes de a matéria ser divulgada em nível nacional, só que ele disse que foi para pedir uma investigação sem paixão.
Parece uma brincadeira de mau gosto.
Antes, disse que não tinha ido, e depois que o Deputado Wilson Vieira informou que ele foi a Brasília, ele diz que foi, mas foi para dizer: Olha, quero rigor na investigação e sem paixão.
Agora, tentam denegri-lo, Deputado Wilson Vieira, e tentam abafar. Mas essa operação abafa, que já funcionou em outras, na CPI da Sapatinha não vai funcionar.
O SR. DEPUTADO LÍCIO SILVEIRA - Sr. Presidente, vou me permitir não conceder mais nenhum aparte, porque os Deputados acabam usando todo o tempo. É um perigo dar aparte para os Deputados.
Deputado Wilson Vieira, Caro Deputado Dentinho, eu tenho muita honra de tê-lo conhecido, da sua forma de trabalhar, da sua integridade, da sua honestidade, por isso estou ao seu lado nesta luta, porque nós estamos cumprindo com o nosso dever.
Parabéns por sua coragem, e V.Exa. viu, neste momento, que todos nós, Deputados, independentemente de sigla partidária, estamos aos seu lado, pois é muito justo nós agirmos dessa forma com relação à sua pessoa e com relação a qualquer Parlamentar, haja vista principalmente com V.Exa., que é um cumpridor nato de suas responsabilidades nesta Casa. Estamos com V.Exa!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)