Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Joares Ponticelli

72ª Sessão Ordinária - 06/10/2004

O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Sr. Presidente e Srs. Deputados, os Deputados desta Casa anda nervosa. Eu não sei, Deputado Antônio Carlos Vieira, se foi o resultado das eleições, em alguns Municípios, que deixou os Deputados ainda mais nervosos. Antes o nervosismo se justificava em função da campanha. Agora, parece-me que o resultado, Deputado Antônio Carlos Vieira, acirrou ainda mais os ânimos. Não sei se foi o resultado de Florianópolis, não sei se foi o resultado de Blumenau, mas alguns resultados eleitorais esquentaram os ânimos nesta Casa.

Inclusive sobre a campanha em Florianópolis, Deputado Celestino Secco, V.Exa. que tem feito um grande e um belíssimo trabalho na coordenação da campanha do nosso candidato Francisco de Assis, o Deputado Manoel Mota disse, ontem, aqui que ele chegou arrastando no segundo turno. Acho que o Deputado Manoel Mota ainda não foi informado sobre o resultado das urnas do primeiro turno.

Quero cumprimentá-lo, Deputado Celestino Secco, pelo seu empenho e dizer que não estou entendendo algumas declarações do Governador dos catarinenses.

Quero fazer coro às manifestações do Deputado Afrânio Boppré. Eu não tenho dúvida de que o Governador Luiz Henrique da Silveira apoiou o candidato Dário Berger no primeiro turno. Estou plenamente convencido disso. Era perceptível, Deputado Antônio Ceron, o apoio do Governador ao candidato Dário Berger. Agora, parece-me que não há boa receptividade no comitê do candidato Dário Berger ao apoio do Governador Luiz Henrique da Silveira. Parece-me que o comitê de Dário Berger não quer o apoio de Luiz Henrique da Silveira.

Eu não sei se essa viagem prevista para a Rússia, mais uma vez, tem esse objetivo. Não sei se é uma recomendação para o Governador ir para a Rússia para ficar longe da campanha em Florianópolis. Só vejo duas justificativas, Deputado Wilson Vieira: ou é para sair da campanha em Florianópolis ou de fato foi aberta uma Secretaria de Desenvolvimento Regional em Moscou.

Eu já estou achando que foi aberta uma Secretaria Regional em Moscou, porque o que esse Governador viaja para a Rússia é um negócio extraordinário. O Balé Bolshoi não tem mais o que trazer. Joinville já tem o balé consolidado, já é orgulho para os catarinenses. Estou achando que o Governador abriu uma Secretaria de Desenvolvimento Regional em Moscou e ninguém está sabendo ainda. Ou de fato foi orientado para viajar e sair da campanha de Dário Berger em Florianópolis. As notícias já assinalam isso.

Eu li, hoje, uma matéria no jornal A Notícia, onde diz que o Governador mudou de posição.

Na matéria está o seguinte, Deputado Antônio Ceron:

(Passa a ler)

"Luiz Henrique deve manter-se neutro na disputa.

O Governador Luiz Henrique da Silveira deve manter-se neutro no segundo turno da Capital. O Senador Leonel Pavan, que até o início da semana não admitiu uma posição de Luiz Henrique que não fosse a declaração de voto ao candidato Dário Berger, agora mudou o discurso. ‘Se ele ficar neutro vamos entender, até porque não é o candidato dele que está concorrendo.’ Disse ontem o Senador Leonel Pavan, que ainda assim vai tentar conversar com o Governador na sexta-feira."

Prossegue a matéria:

(Continua lendo)

"Luiz Henrique da Silveira, que antes das eleições alardeava apoio total e irrestrito para Dário Berger, caso esse fosse para o segundo turno com o Progressista Francisco de Assis, candidato do seu arquinimigo Esperidião Amin, alterou os planos já no domingo. Ele teria percebido, segundo corre nos bastidores, que sua popularidade é baixa em Florianópolis."

Parece-me que mudaram de posição. Talvez por isso que essa viagem que ainda não sei se vai acontecer vai depender desta Casa, vai depender de o Governo nesta Casa em votar o projeto da Conta Única. Mas me parece que essa viagem do Governador, Deputado Cézar Cim, é providencial. Acho que o pedido de autorização de viagem virá para ele partir esta semana e voltar só depois do dia 31 de outubro, só depois do segundo turno. Parece-me que as coisas não estão caminhando bem nesse time.

Mas vamos aguardar. Este Governo tem mudado tanto de posição, Deputado Francisco de Assis! Desde aquele curso que ele fez em Nova Iorque, no começo deste ano, para aprender outra língua, parece que aprendeu outra e esqueceu de ensinar a língua para o Governo.

O Governador fala uma coisa, o Governo fala outra, e agora até na questão do apoio em Florianópolis, no segundo turno, parece que eles não se entendem mais. Espero que passem essas eleições de uma vez para o Governador despertar, para ele entender que é ele o Governador, que é ele o administrador do Estado e começar a governar para Santa Catarina. As notícias são cada dia mais preocupantes, especialmente na área da Segurança Pública.

Está no Diário Catarinense de sábado: "Delegacia da Capital fecha para almoço". Com o crescimento da violência na Grande Florianópolis a delegacia fecha para o almoço. Diário Catarinense de hoje: "Falta de policiais em delegacia faz a Prefeitura de Camboriú emprestar seus funcionários".

Deputado Cézar Cim, a que situação está chegando a segurança de Santa Catarina! Está chegando a uma situação caótica, Deputado Cézar Cim.

Recordo-me de quando era Líder do Governo nesta Casa que o então Deputado e hoje Secretário Ronaldo Benedet usava da tribuna todos os dias para questionar este Deputado e dizer: "Olha, a violência está crescendo demais neste Estado." E agora que ele é o Secretário, parece-me que esqueceu os seus discursos.

Solicitarei ao serviço de taquigrafia da Casa que nos repasse para o gabinete uma meia dúzia dos discursos contundentes do Deputado Ronaldo Benedet com relação ao crescimento da violência. Quero fazer um comparativo. O crescimento da violência no período que ele é Secretário é extraordinário, comparado ao Governo passado. Que facilidade que essa gente tem para esquecer os discursos.

O discurso, Deputado Celestino Secco, era contundente, forte, repetitivo, como eles me acusam hoje, e agora, na prática, há um silêncio generalizado. O problema está aí, ninguém resolve, ninguém se posiciona. Eles não conseguem nem entender se o Governador apóia ou não o seu candidato aqui na Capital. É uma contradição constante.

Por isso espero que chegue rápido o dia 31 de outubro, que passem as eleições, que o Governador esqueça um pouco de votos e de composições, ora com o PT, ora com o PSDB, ora com não sei quem, para poder começar a governar por toda Santa Catarina, como ele dizia.

Porque a minha região ele abandonou, tanto que o povo deu o troco nas urnas. Onde eles governavam 11 Municípios, vão governar, a partir de janeiro de 2005, apenas três. No grande Sul do Estado, Deputado Dionei Walter da Silva, como eu disse ontem, terra do vice-Governador, de 45 Prefeituras, eles vão governar 12. Nós vamos governar 29. Veja que diferença. Isso aconteceu na terra do vice-Governador; na terra do Secretário Edson Bez de Oliveira; na terra do Deputado Genésio Goulart; terra do Secretário Ronaldo Benedet; na terra do Deputado Manoel Mota; na terra de quatro Secretários Regionais.

Aliás, Deputado Antônio Carlos Vieira, um dado que esqueci ontem foi que na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Laguna o PMDB não ganhou nenhum Município. Nenhum! Acho que a Secretária deve estar dando muitas explicações. Em todos o 15 foi reprovado. Não passou em nenhum vestibular.

Espero que o Governador esqueça um pouquinho as eleições agora, faça um reflexão com o resultado das urnas e comece a governar como ele prometeu em campanha, por toda Santa Catarina.

Para concluir, quero saudar o nosso Prefeito Albert Stadler, do PTB, Prefeito eleito de Porto Belo, pela sua presença nesta Casa, que está acompanhado do nosso vice, meu companheiro Giovani Voltolini.

Sejam bem-vindos.

Vocês já estão mostrando por que ganharam as eleições no domingo. Já estão aqui para saber, para conhecer a proposta orçamentária que está na Casa, para saber o que está previsto para Porto Belo, Município que eles vão governar a partir de 2005, com muita competência e com a aprovação da maioria do povo de Porto Belo. Contem conosco.

Sei que o Governo atrasou novamente para encaminhar a proposta a esta Casa. Não cumpriu de novo, Deputado Antônio Carlos Vieira, com o prazo constitucional, mas a matéria está aqui. Espero que neste ano as Oposições consigam apresentar pelo menos uma emenda. Queremos nos comprometer já com Porto Belo também.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)