77ª Sessão Ordinária - 21/10/2004
O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Sr. Presidente, Srs. Deputados, esta Casa se pronunciou durante toda a campanha eleitoral. Nesta Casa, os Parlamentares... e o Deputado Joares Ponticelli foi um dos que todos os dias fazia o seu carnaval, o seu pronunciamento em defesa do Prefeito de Tubarão. Estou mentindo? Ou estou falando a verdade?!
Muitos Parlamentares usaram esta tribuna e fizeram o mesmo que eu fiz! Só porque era sobre Tubarão ou outra cidade... Ou Florianópolis, a nossa Capital, está situada em outra região? Não deve ser em Santa Catarina, porque convivemos durante toda a campanha com os Deputados fazendo seus pronunciamentos colocando seus candidatos em um patamar de vitória! E o Deputado Joares Ponticelli fez "n" pronunciamentos em defesa do candidato de Tubarão. Se nós revermos as fitas vamos penalizar muita gente aqui dentro.
Quero dizer que o Deputado Joares Ponticelli, da mesma forma que eu, veio aqui para fazer campanha, veio aqui bater no Governo, fazendo campanha para o seu candidato! Eu também quero requerer a fita do pronunciamento do Deputado Joares Ponticelli! Se é para colocar o carro no trilho, vamos colocá-lo.
Então, vou pedir a fita do pronunciamento do Deputado Joares Ponticelli, em que tenta denegrir a imagem do Governador do Estado de Santa Catarina, um homem honrado como é. Para quê? Para fazer campanha para o seu candidato! Ou alguém aqui é ingênuo a ponto de não enxergar, de não ver isso. É evidente que cada um que está aqui passou pelo crivo das urnas e com certeza é capaz e inteligente para não se deixar envolver por pessoas.
O SR. Deputado Cézar Cim - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Pois não! V.Exa. é um homem experiente e competente e vai contribuir com o meu pronunciamento.
O SR. DEPUTADO CÉZAR CIM - Obrigado, Excelência.
Só gostaria de registrar a colocação muito inteligente de V.Exa., de que a crítica também é uma forma disfarçada e às vezes até ligeiramente covarde de fazer propaganda para o outro candidato!
V.Exa. está de parabéns, pois colocou muito bem! Faço minha as palavras de V.Exa. E vamos controlar daqui para frente. Se criticar, também nós vamos pedir a fita, porque é, sem dúvida nenhuma, uma forma, repito, indisfarçada, latente, de fazer propaganda contra o outro candidato. Concordo com V.Exa.Vou colaborar com V.Exa. no sentido de que isso também seja fiscalizado. Não significa dizer com isso que concordo com V.Exa. em fazer também uma propaganda positiva, com todo o respeito.
O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Muito obrigado, Deputado Cézar Cim, que com a sua competência veio clarear mais o meu pensamento.
Perguntaram o que o Governador fez durante a viagem dele. O Deputado Joares Ponticelli, que mora na região Sul do Estado, não sabe os grandes empresários que tem Santa Catarina e que precisam encaminhar seus produtos - a carne suína e outros - para a Rússia. E vem aqui tentar jogar uma imagem totalmente diferente, a de que o Governador ficou em Brasília porque não quer se encontrar com os Senadores que vêm aqui?! O vice-Governador vai estar junto no almoço! Não tem que tentar criar uma imagem que não existe! Eu creio que o Deputado Joares Ponticelli deve sonhar durante a noite e depois vem para cá e coloca o sonho como prática.
Por que tudo isso? Porque perdeu o Governo. Não admite que perdeu o Governo! E vem aqui mentir para a população dizendo que eu viajei com o seu Governador Esperidião Amin... Eu nunca viajei com o seu Governador Esperidião Amin! O seu ex-Governo.
Não adianta vir aqui tentar enganar porque não é fácil enganar um Parlamentar nem a população, que é competente e inteligente. Não adianta, no seu desespero, vir aqui jogar lama numa pessoa honrada, como é o Governador Luiz Henrique da Silveira. Fala aqui em aumento dos servidores públicos, mas no seu Governo, quando era Líder nesta Casa, em dois anos e meio não houve um centavo de aumento! Desminta-me! E agora vem aqui com esse negócio de que não deu aumento para a educação, de que não deu aumento para a saúde...
Chega de demagogia! Está na hora de a verdade prevalecer! Não adianta demagogia, não adianta dizer tudo isso só para fazer campanha para o seu candidato aqui em Florianópolis! Isso está muito claro em seu pronunciamento, nesta sessão.
Às vezes eu fico triste porque em momento algum disse que era porta-voz do Governo. Eu sou Líder da Bancada do PMDB e orgulho-me disso! Eu falei que defendo o Governo porque acho injustas as críticas irresponsáveis que são feitas aqui contra o Governador Luiz Henrique, que é um homem honrado, sério e que tem no seu passado uma história que orgulha os catarinenses. São 36 anos de vida pública sem uma mancha. Os processos que existem contra ele são de quando fez asfalto na periferia de Joinville, atendendo a população pobre, carente. Eu também faria o mesmo e responderia aos processos, porque são processos que orgulha o homem público, pois foram por atender uma sociedade desigual, sofrida. Esses são os processos que atingem o Governador.
Evidentemente que não podemos aqui ficar desesperados porque o Sr. Deputado Joares Ponticelli perdeu as eleições. Quando dizíamos que iríamos ganhar ele fazia um sorriso irônico. Agora não admite e fica aqui tentando manchar a imagem de um Governo que recebeu a maioria dos votos dos catarinenses para administrar Santa Catarina, para buscar alternativa.
Se o Governador está em Brasília, está a trabalho. Em vez de retornar, foi para Brasília trabalhar, buscar alternativas para Santa Catarina. Essa é a pessoa em quem o povo catarinense confiou e acreditou para Governar o nosso Estado.
Então, não vamos admitir, em hipótese alguma, essa forma de vir aqui com críticas infundadas, levantando questões que não existem - dizer que o Governador não veio aqui para não se encontrar... É profeta? De falsos profetas este País está cheio, e este Estado também! Se tivesse tanto poder assim para adivinhar estaria milionário! É só jogar na Loteria Esportiva que acerta todos os números!
Eu penso que política não se faz com o fígado, com ironia, com raiva, com rancor. Política se faz com amor, com determinação, com respeito ao próximo. Com esses sentimentos é que se faz política! Eu sempre fiz política construindo e não destruindo. Mas o Deputado Joares Ponticelli só sabe fazer política destruindo.
Será que o que foi feito em Santa Catarina nada serviu para o Deputado Joares Ponticelli? Nada? Tudo o que foi feito pelo atual Governo nada presta e para nada serve? Será que a sociedade está vendo dessa forma? Esse homem foi eleito pelo povo para ajudar a construir e não para destruir! Mas o seu papel, Deputado, é para destruir.
Eu fui da Oposição por várias vezes - agora sou Governo -, mas sempre votei favorável ao projeto que acreditava ser importante para Santa Catarina e votava contra quando era de interesse pessoal. Às vezes fui duro nas críticas, quando o projeto não interessava ao povo, mas sempre num nível elevado. Mas o Deputado Joares Ponticelli faz com que tenhamos de descer de patamar para fazer esse tipo de defesa, a críticas infundadas, que não levam a nada, que só destroem.
Eu não posso ficar de braços cruzados vendo o meu Governo, o qual me orgulho defender aqui na Assembléia Legislativa, ser tratado dessa forma, com total desrespeito.
Nós temos a TVAL transmitindo para Santa Catarina, assim como o jornal da Alesc, que têm que ser respeitados. Em alguns momentos das eleições vemos também alguns setores da imprensa se posicionando para um lado... Quer dizer, nós cometemos os nossos erros, mas todos cometem também os seus. Por isso algumas notas levadas neste instante são de emoção pela eleição...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)