Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Dionei Walter da Silva

23ª Sessão Ordinária - 14/04/2004

O SR. DIONEI WALTER DA SILVA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, na verdade, no dia de hoje, como diz a Deputada Ana Paula Lima, com dores no ouvido, acompanhamos um pronunciamento bastante agressivo contra a atuação do Governo Federal, em que se fazia uma série de acusações bastante injustas e, digamos assim, politiqueiras, próprio do Deputado, ludibriando a opinião pública, distorcendo informações e tentando fazer valer a sua idéia de que o Brasil está paralisado, que o setor industrial não está sendo beneficiado no sentido de dar um estímulo à geração de emprego em nosso País.

O Deputado Volnei Morastoni já fez referência à sua região, a região de Itajaí, aos pesados investimentos que o BNDS fez na construção naval, o retorno da Petrobrás para Santa Catarina, gerando divisas, gerando investimentos no Estado. E nós, principalmente, que acompanhamos a imprensa, percebemos, nos últimos dias, que os números são positivos em grande parte dos Municípios de Santa Catarina.

O Deputado Antônio Ceron, ontem à noite, deve ter acompanhado, inclusive, no jornal da Globo, a reportagem sobre Joinville, a geração de empregos e o aumento da produção da chamada linha branca de geladeiras, o salvamento, digamos assim, da Buscar, feita pelo BNDS, salvando a fabricação de ônibus naquela cidade, e na região de Jaraguá do Sul, com o crescimento do PIB no ano passado, com o crescimento na geração de empregos na ordem de 4%, com o crescimento na geração de empregos na região de São Bento do Sul, a região moveleira, e com o crescimento da renda, de investimentos nas indústrias.

Então, querem tentar fazer de conta que o Governo Federal nada faz para estimular o setor produtivo. Critica-se as taxas de juros abusivas, absurdas, mas se esquece de fazer um retrospecto da taxa de juro no Governo passado, da variação do aumento do desemprego no Governo passado, que aumentou 73% do índice que se pegou para o índice que o Governo entregou no final dos oito anos.

Está-se fazendo um terrorismo em cima da taxa de juros que ainda concordamos que é alta, mas é a taxa de juros possível, responsável, que está permitindo que o Brasil volte ao desenvolvimento, e esse desenvolvimento existe, e apesar de haver matérias contrárias em algumas reportagens, os meios de comunicação acabam se contradizendo, não tendo mais como esconder a realidade.

Já percebemos isso na revista Veja, em reportagens sobre o desenvolvimento e o crescimento econômico, em que se tenta, ao mesmo tempo, com firulas, com materiazinhas de enfeite, matérias muitas vezes encomendadas, fazer um desgaste do Governo Federal, um desgaste que aos poucos e com o passar do tempo vai ficando cada vez mais difícil.

Entendemos que cada vez mais o período eleitoral se aproxima e aí o desespero aumenta porque se o Brasil der certo, o projeto deles de retornar em 2006 não vai dar certo. Então, entendemos o desespero, a choradeira deles e que o caminho que escolheram é tentar criar fatos, falar de Getec sem lembrar do passado, de quem a trouxe e as condenações que já ocorreram dos esquemas envolvendo José Richa, envolvendo outras figuras do Governo passado nesse esquema. Isso ninguém lembra. Para eles - a memória deles é interessante - isso só começou no dia 1º de janeiro de 2003. Parece que o Brasil começou a partir daí.

Parece que todo o desemprego fomos nós que criamos, os problemas econômicos fomos nós que criamos, o mundo lá fora não existe, tudo é o Lula, tudo é o PT.

Então, entendo que a população precisa acompanhar, precisa analisar. Não devemos nos prender a páginas de fofocas de revistas, devemos ler, também, indicadores econômicos, revistas especializadas, ir além daquelas páginas de futrica de alguns meios de comunicação.

Precisamos nos aprofundar, estudar os indicadores mundiais e os indicadores que mostram, tecnicamente, que o Brasil está se recuperando, que o Brasil está indo para o trilho do desenvolvimento.

O Sr. Deputado Wilson Vieira - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO DIONEI WALTER DA SILVA - Pois não!

O Sr. Deputado Wilson Vieira - Deputado Dionei Walter da Silva, o Sr. Pedro Malan, em entrevista ao Diário Catarinense, semana passada, deixou muito claro o seu posicionamento em relação à postura do companheiro Palocci, dizendo que ele vem fazendo um governo adequado; coerente e conseqüente; vem agindo com cautela, não colocando o País em risco; vem garantindo a sustentabilidade do País à medida em que vai desenvolvendo a sua macroeconomia, deixando claro que fez parte do Governo do PSDB, mas que o Governo Lula está no caminho certo, que Palocci está no caminho certo, também, ao dirigir a economia do País.

Agora, queria me ater à reportagem da Globo que V.Exa. citou, que me preocupa muito, porque na verdade o que a Globo está fazendo é dividir a pobreza e a miséria do País; está incitando para que venham pessoas de outros lugares para Santa Catarina com o argumento de que aqui tem empregos, que a situação está regular, que na cidade é bom de se viver, que é o eldorado do passado e do presente.

Isso coloca em risco a situação do povo catarinense porque vai fazer com que muito desempregado vá para Joinville, para Jaraguá do Sul, para outras cidades da nossa região e do nosso Estado, engrossando, ainda mais, os bolsões de miséria, contribuindo, também, é claro, para o aumento do desemprego.

Cabe a nós mandarmos material para a Globo dizendo quantos desempregados temos em Joinville, em Jaraguá do Sul e em outras cidades, para que eles não atuem mais desta forma como estão atuando, porque isso vai colocar em risco a situação de nossas cidades, que hoje já não são mais tranqüilas como antigamente. Temos desemprego acentuado, a criminalidade está bastante avançada, enfim, temos que evitar que sejam propagadas essas reportagens que a Globo vem fazendo em relação às cidades do Estado de Santa Catarina.

O SR. DEPUTADO DIONEI WALTER DA SILVA - Muito bem, Deputado, pelo seu aparte.

Nós precisamos, enquanto militantes do Partido dos Trabalhadores, estar atentos a tudo isso que estão veiculando, ou seja, a cada agressão sofrida, agressões eleitoreiras, volto a insistir, esclarecendo, trazendo à opinião pública o nosso contraponto.

Precisamos trazer as informações positivas do Governo que muitas vezes não chegam até as pequenas cidades, porque em muitos Municípios do nosso Estado, infelizmente, as velhas oligarquias controlam os meios de comunicações locais, fazendo com que só passem aquilo que a elas interessa.

Nós precisamos combater, precisamos investir numa mídia própria em boletins, em jornais, para fazermos chegar aos recantos do nosso Estado as informações verdadeiras, corretas que muitas vezes são filtradas.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)